Adjetivo e interjeição slides

7,671 views

Published on

1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
  • N LEIA ISSO
    NLEIA


    PORFAVOR N LEIA

    JA Q VC JA VEIO ATE AQUI PODE LER





    QUEM LER É VIADO QUEM LER É VIADO QUEM LER É VIADO QUEM LER É VIADO
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
7,671
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
827
Actions
Shares
0
Downloads
136
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Adjetivo e interjeição slides

  1. 1. ADJETIVO E INTERJEIÇÃO
  2. 2. INTRODUÇÃO  O trabalho em questão visa desenvolver um estudo sobre as classes gramaticais, especificamente: adjetivo e interjeição. O mesmo será utilizado como ferramenta de avaliação da disciplina Língua Portuguesa. O objetivo desta pesquisa é desenvolver maior compreensão sobre aspectos presentes em conceitos de diferentes gramáticos, levando em consideração que a comparação é um grande instrumento de aprofundamento dos estudos.
  3. 3. ADJETIVO  Segundo Bechara o adjetivo é a classe de lexema que se caracteriza por constituir a delimitação, isto é, por caracterizar as possibilidades designativas do substantivo.
  4. 4. ORDEM E MUDANÇA DE SENTIDO HOMEM POBRE POBRE HOMEM
  5. 5. FORMAÇÃO DO ADJETIVO  PRIMITIVO Ex.: bom, bonito, magro  DERIVADO Ex.: bondoso, gorduroso, amado  SIMPLES Ex.: azul, claro, veloz  COMPOSTO Ex.: azul-marinho, luso-brasileiro
  6. 6. VARIAÇÕES DO ADJETIVO  Gênero Uniforme: Ex.: homem feliz – mulher feliz Biforme: Ex.: menino pequeno – menina pequena  Número Singular: bom, boa, sujo, suja Plural: bons, boas, sujos, sujas Plural dos adjetivos compostos: Ex.: Os olhos castanho-claros de Joice encantam os homens. (V2º) Exceções: Onde estão as blusas amarelo-limão do Leandro? (I) Chegaram os meninos surdos-mudos. (2V)
  7. 7. VARIAÇÕES DOS ADJETIVOS  Grau Comparativo de igualdade:Andressa é tão doida quanto Joice. de superioridade: Joice é mais doida que Andressa. de inferioridade:Andressa é menos doida que Joice. Superlativo absoluto sintético: Lúcio é educadíssimo. analítico: Lúcio é muito educado. relativo de superioridade: Joice é a mais extrovertida da classe. de inferioridade: Lúcio é o menos bagunceiro.
  8. 8. PALAVRAS ESPECIAIS NO SUPERLATIVO  O MELHOR ÓTIMO (BOM)  O PIOR PÉSSIMO (MAU)  O MENOR MÍNIMO (PEQUENO)  O MAIOR MÁXIMO (GRANDE) SUPERLATIVO SUPERLATIVO RELATIVO ABSOLUTO SINTÉTICO
  9. 9. LOCUÇÃO ADJETIVA  ADJETIVO Que comportamento infantil!  LOCUÇÃO ADJETIVA Que comportamento de criança!
  10. 10. ADJETIVOS PÁTRIOS  EX 1.: A agricultura brasileira está em crescimento.  Ex 2.: A flora americana é linda!
  11. 11. INTERJEIÇÕES
  12. 12. CONSIDERAÇÕES FINAIS  Percebe-se a partir do estudo realizado sobre as duas classes gramaticais, sendo elas, adjetivo e interjeição, que apesar dos autores definirem conceitos utilizando nomenclaturas distintas, existe um ponto de convergência entre eles. As definições seguem parâmetros comuns. A partir do momento em que uma pesquisa é desenvolvida com a diversidade de bibliografias, proporciona a ampliação do conhecimento, de forma sólida, dinâmica e completa.

×