Referencias bibliograficas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Referencias bibliograficas

on

  • 1,192 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,192
Views on SlideShare
1,192
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
2
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Referencias bibliograficas Referencias bibliograficas Presentation Transcript

    • Regras gerais a seguir na - verificar se existe algum tipo de estilo de citação preferido pelo orientador do trabalho; elaboração da lista de - fornecer a informação mais completa possível referências bibliográficas relativa a cada referência bibliográfica, de modo a que qualquer leitor possa identificar, sem dúvidas INTRODUÇÃOAGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE a obra referenciada; SÃO JOÃO DO ESTORIL É vulgar cada área científica possuir o seu - respeitar o mesmo estilo de citação em toda a estilo próprio de apresentar as referências listagem de referências bibliográficas, de forma a bibliográficas. Mesmo dentro de cada área que esta apresente um estilo homogéneo. científica, deparamo-nos com publicações BIBLIOTECA / CRE periódicas que exigem diferentes regras de REGRAS GERAIS apresentação da bibliografia. No entanto, os 1. Paginar a listagem das fontes bibliográficas, Normas para as elementos primários numa referência intitulada Bibliografia, como uma continuação do bibliográfica são normalmente os mesmos, para próprio texto do trabalho.Referências Bibliográficas todos os tipos de documentação e para todos os estilos de citação. 2. A listagem deve ser organizada por ordem alfabética do último nome do primeiro autor. A ordem de apresentação dos elementos pode variar conforme o estilo adoptado. Estes 3. Quando se referencia mais do que uma obra de elementos incluem: um mesmo autor, devem-se enumerar por ordem - nome do autor; da data de publicação, começando na mais antiga - data da publicação; e terminando na mais recente, repetindo o nome - título; do autor em cada publicação. - nº da edição; - editora; 4. Inverter os nomes de todos os autores em cada - local da publicação; referência, colocando o último nome em primeiro 2009/ 2010 - volume; lugar, e usando apenas as iniciais dos restantes - páginas da obra ou páginas relativas à nomes. publicação referenciada. 5. Quando existir mais do que um autor, usar e Independentemente do estilo de antes do nome do último autor. referenciação bibliográfica a utilizar, que, como se referiu, pode ser diverso, o mais importante é:
    • 6. Se existirem mais do que dois autores, colocar de URL completo (Uniform Resource Locator),apenas o nome do primeiro autor, seguido de et al. Livro de vários autores: bem como a data.(que significa e colaboradores). Cunha, C. e Cintra, L. (1996). Breve gramática doExemplo: (Cunha e Cintra, 1996), (Santos et al., Português Contemporâneo. 9ª Edição, Edições Os componentes de um URL são, por1997) João Sá da Costa. Lisboa. exemplo, os seguintes: http://www.escolaeb23galiza/biblioteca/pesquisade7. Colocar a data de publicação entre parêntesis Artigo de uma revista científica: informação.htmlimediatamente após o(s) nome(s) do(s) autor(es). Ramírez, P.M., castro, E. e Ibánez, J.H. (2001). As fontes bibliográficas electrónicas incluem basesColocar um ponto após o fecho do parêntesis. Reutilização de águas residuais depuradas de dados on-line, publicações periódicas on-line provenientes da ETAR de Albacete (S.E. Espanha) (p.e. revistas científicas, jornais científicos ou8. Colocar o título do livro ou do artigo em campos hortícolas. Tecnologias do Ambiente. newsletters), documentos em Web sites ouimediatamente após o ano da publicação. 44:48-51 páginas Web, grupos de discussão Web, etc. Exemplos:Resumindo, quando se efectuar a citação de livros Artigo de um jornal ou de uma revista não Publicação Periódica on-line:e artigos em revistas, colocar as seguintes científica: Autor, A.A., Autor, C.C. (2000). Título do Periódico.categorias de informação pela ordem e na forma Barringer, F. (1993, 7 de Março). Where many Acedido em: dia, mês, ano, em:URL.que se exemplifica: eldery live, signs of the future. The New York Times, p. 12 Documento on-line:- Livro: Autor, A.A. (2000). Título do documento. AcedidoÚltimo nome do autor, Primeira inicial. (Ano da CD-ROM: em: dia, mês, ano, em: URL.publicação). Título do Livro. Nº da edição, Editora. Moore, K. e Collins M. (eds.).(1997). Forages.[CD- Nota: se o autor do documento não estiverCidade da publicação. ROM]. 5ª ed. Iowa State Univ. Press:Ames identificado, começar a referência com o título do documento.- Artigo em Revista Periódica: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASÚltimo nome do autor, Primeira inicial. (Ano da ELECTRÓNICAS Artigo acedido na Internet mas com fontepublicação). Título do artigo. Título do Periódico, impressa:Volume; 1ª página-última página. Como para qualquer outro tipo de referência, Vandenbos, G., (2001). Role of reference elements a ideia é permitir que o leitor consiga identificar e in the selection of resources by psychologyExemplos: localizar o local exacto da obra referenciada. undergraduates [versão electrónica]. Journal ofLivro de um só autor: Deve-se por isso fornecer toda a informação Bibliographic Research, 5:117-123.Costa, J. (1995). Caracterização e constituição do habitual relativa a publicações impressas – autor, Nota:solo. 5ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian. ano e título – mas fornecendo também o endereçoLisboa.
    • Um artigo acedido na Internet sem versãoimpressa, deve acrescentar-se à referência a datada consulta do artigo, bem como o URL.Documento disponível on-line no website de umorganismo público:Instituto Nacional de Estatística (2003). Índices dePreços na Produção Industrial.Acedido em 24 de Novembro de 2003, emhttp://www.ine.pt.