Your SlideShare is downloading. ×
Apresentação treze métodos para uma vida longa e saudavel [salvo automaticamente]
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Apresentação treze métodos para uma vida longa e saudavel [salvo automaticamente]

3,330
views

Published on

Published in: Health & Medicine

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,330
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
74
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1.  O primeiro médico chinês a unir todos os cinco pilares da medicina tradicional chinesa foi Sun Si-miao (541-682) sendo considerado por muitos o pai da Medicina tradicional Chinesa, ocupando uma posição de destaque, assim como Hipócrates na Medicina Ocidental.
  • 2.  Os autores descreveram Sun Si-miao como uma criança e adolescente de compleição física fraca, tendo lutado contra várias doenças, porém aplicando seus conhecimentos em benefício próprio, alcançou grande fama e destaque e faleceu com mais de cem anos. Alguns autores relatam que viveu 142 anos de idade.
  • 3.  Os segredos por trás de sua longevidade, foi realizar diariamente exercícios simples, para manter os meridianos, os pontos de acupuntura, o Qi (energia), o Xue (sangue), Wei Qi (sistema Imunológico), os Zhang Fu (órgãos e vísceras) ativos, contribuindo para a perfeita manutenção de sua saúde. Aos cem anos de idade, sua visão e audição eram excelentes, e preservava o shen de um jovem.
  • 4.  OS TREZE EXERCÍCIOS IDEALIZADOS POR SUN SI-MIAO: 1-PENTEAR O CABELO COM AS MÃOS 2- TRABALHAR A VISÃO 3- BATER OS DENTES 4- ENROLAR ALINGUA E DEPOIS ENGOLIR A SALIVA 5- TRABALHAR A AUDIÇÃO 6- LAVAR O ROSTO 7- GIRAR O PESCOÇO 8- MASSAGEAR O TÓRAX E ABDOME 9- MEXER A CINTURA 10- CONTRAIR O ÂNUS (PERÍNEO) 11- RODAR OS JOELHOS 12- CAMINHAR 13- MASSAGEAR OS PÉS
  • 5.  Exercícios de Dao Yin Sun Si-miao era praticante de Dao Yin, tendo sido treinado para fazer o seu chi (energia) circular pelo seu corpo, através da respiração e de massagens. Para tal feito existe uma preparação muito simples, mas que deve ser seguida para potencializar as ações desejadas. A seguir será descrita a sequência de preparação para os treze exercícios:
  • 6.  RESPIRAÇÃO PELA BARRIGA COM A LÍNGUA NO CÉU DA BOCA Basta ao praticante adotar postura confortável de pé, língua no céu da boca, postura reta com o ponto mais alto da cabeça em alinhamento com a região do ânus, respiração abdominal, e tentar não pensar¨. (meditação Tch´an Tao)
  • 7.  RESPIRAÇÃO COMO SE FOSSE UMA ÀRVORE (DESBLOQUEIO DO CENTRO DE ENERGIA CORONÁRIO) Na mesma posição anterior inicie o pensamento de ser uma árvore, com galhos, frutos tronco e raízes. Imagine a cada ciclo respiratório (inspiração e expiração) uma sensação de energia percorrendo seu corpo, penetrando através do VG 20 (bahui) ponto mais alto da cabeça, e penetrando na terra através da sola dos pés
  • 8. RESPIRAÇÃO COMO SE FOSSE UMA ÀRVORE(DESBLOQUEIO DO CENTRO DE ENERGIA CORONÁRIO) No próximo ciclo inspiratório imaginar a energiapenetrando da terra, percorrendo seu corpo e voltando parao céu, através do VG 20 (Bahui).Observação: Este exercício éconhecido como a união do céu, terra e homem, utilizadopara harmonização do praticante com a natureza, deixandono mesmo a sensação de crescimento tanto para céu comopara a terra, sendo utilizado para hipertensão.
  • 9.  RESPIRAÇÃO DESBLOQUEANDO O YIN TANG (DESBLOQUEIO DO CENTRO DE ENERGIA FRONTAL) O praticante deverá focalizar sua atenção para a região entre os olhos, e a cada ciclo respiratório (inspiração e expiração), deverá imaginar a energia transpassar da região frontal até a região posterior da cabeça, formando um túnel nesta região.
  • 10.  RESPIRAÇÃO DESBLOQUEANDO O YIN TANG (DESBLOQUEIO DO CENTRO DE ENERGIA FRONTAL) Após deverá realizar no próximo ciclo respiratório o sentido contrário, obtendo um túnel de energia neste local com duas direções.
  • 11.  ATIVAR O DAN TIAN A sensação de energia acumulada no centro de energia frontal (entre os olhos) deverá ser transferida para uma região situada a 2 a 3 centímetros abaixo da região do umbigo, passando gradativamente pela região medial do nariz, boca, garganta, tórax abdômen, até a região descrita acima, deixando uma sensação de tranquilidade pelo caminho.
  • 12.  ATIVAR O DAN TIAN Após a harmonização do centro de energia frontal, ao realizar a transferência de energia para a região do Dan Tian, o praticante estará harmonizando a liberação de hormônios das seguintes glândulas: tireóide, paratireoide, timo, pâncreas, supra renais,tendo como consequência, sensação de paz e tranquilidade.
  • 13.  CIRCULAR A ENERGIA DO DAN TIAN O praticante deverá focalizar sua atenção para a região situada 2 a 3 centímetros abaixo da região umbilical e a cada ciclo respiratório (inspiração e expiração), deverá imaginar a energia transpassar da região ventral do abdome até a região dorsal, formando um túnel, com um ângulo tal que saia na altura dos rins e supra renal.
  • 14.  CIRCULAR A ENERGIA DO DAN TIAN Após deverá realizar no próximo ciclo respiratório o sentido contrário, obtendo um túnel de energia neste local com duas direções. Os benefícios de realizar este procedimento: Aumento da vascularização dos órgãos sexuais, traduzido como melhora da libido, dos problemas no trato urinário, dores locais etc.
  • 15.  LEVAR ENERGIA PARA O TRIPLO AQUECEDOS INFERIOR (DAN TIAN) E ENVIAR PARA AS MÃOS, ENQUANTO SÃO FRICCIONADAS (ENERGIZAÇÃO DAS MÃOS). A energia concentrada no Dan Tian deverá ser levada para a região pélvica, nutrindo-a durante a inspiração. Na expiração o praticante deverá contrair os esfíncteres anal e vesical, e direcionar a energia para as mãos, enquanto fricciona-se as mesmas.
  • 16.  LEVAR ENERGIA PARA O TRIPLO AQUECEDOS INFERIOR (DAN TIAN) E ENVIAR PARA AS MÃOS, ENQUANTO SÃO FRICCIONADAS (ENERGIZAÇÃO DAS MÃOS). Conforme a figura, primeiro a palma da mão direita aquecer o dorso da mão esquerda. No momento seguinte, será a palma da mão esquerda que aquecerá o dorso da mão direita e na terceira etapa friccionar as palmas das mãos. Número de ciclos respiratórios: Nove vezes. Objetivo: energizar todos os pontos dos meridianos nas mãos para realizar do in. Pode-se também energizar todo o organismo pensando no microssistema de su jok.
  • 17.  1-PENTEAR O CABELO COM AS MÃOS Escovar couro cabeludo Com as pontas dos dedos de ambas as mãos, escovar os cabelos da região anterior para a posterior, terminando na região entre a sétima cervical e primeira torácica, com força de média intensidade, utilizando da respiração do Dan Tian (utilizada para energizar as mãos, porém a energia será transferida das mãos para os pontos massageados). Explicação: Todos os meridianos e consequentemente os pontos localizados nesta região possuem como função primordial a circulação de sangue e de energia e regeneração do cérebro. Desta forma iniciaremos a circulação de energia e sangue para todo o corpo.
  • 18.  Escovar os cabelos nos ombros A segunda parte seria como escovar os cabelos grandes nos ombros, utilizando as mesmas pressões e respirações anteriores. Explicação Nesta região existem dois pontos importantes: VB 21 e IG 16, o primeiro responsável por entrada da energia do meridiano da Vesícula biliar no tórax e o segundo ser um dos pontos importantes para tonificação do cérebro.
  • 19.  2- Trabalhar a visão A- Massagear os pontos ao redor dos olhos Utilizando a respiração e a mesma intensidade nas pontas dos dedos, massagear as bordas das órbitas dos olhos. Explicação Os pontos massageados são responsáveis por trabalharem a visão.
  • 20.  B-Limpeza dos olhos com a energia do Dan Tian Com a respiração anterior, ocluir os globos oculares com as palmas das mãos e realizar nove inspirações e expirações Explicação: Durante a inspiração, imaginar a retirada de possíveis energias perversas e leva-las ao Dan Tian para serem filtradas e na expiração transferir energia pura para o globo ocular, mantendo-o energeticamente l.impo.
  • 21.  C- Girar os olhos Realizar rotação dos olhos nove vezes para um lado e após nove vezes na direção oposta, utilizando também a respiração do Dan Tian. Explicação: A movimentação ocular irá trabalhar todos os pontos de acupuntura, músculos e nervos envolvidos com a visão, prevenindo prováveis lesões oftalmológicas.
  • 22.  3- Trabalhar os dentes Realizar a respiração anterior sendo que na expiração levar a energia do Dan Tian para a raiz dos dentes. Em seguida ranger os dentes ,batendo a arcada dentária superior com a inferior, cinquenta vezes. Em seguida engolir a saliva produzida e repetir procedimento novamente cinquenta vezes e engolir novamente a saliva produzida.
  • 23.  Explicação: Melhora a salivação, a absorção dos alimentos no sistema gastro intestinal, aumenta o apetite, e o ato de bater os dentes das arcadas uma contra a outra, favorece a tonificação dos dentes, pois evita que os dentes caiam, e por último, como os dentes são de responsabilidade da função energética dos rins, também o tonifica.
  • 24.  4- ENROLAR A LÍNGUA E DEPOIS ENGOLIR A SALIVA Realizar a respiração do Dan Tian, porém na expiração levar a energia para a ponta da língua, nove vezes. Em seguida abrir a boca com pequena amplitude e realizar com a língua vinte voltas em sentido anti horário na região Peri gengival da arcada superior. Engolir a saliva produzida e repetir no sentido horário, e engolir a saliva. Repetir o mesmo procedimento na arcada inferior.
  • 25.  Explicação: Aumenta a salivação, iniciando com este fato, a estimulação de todas as secreções gastro intestinais (gástrico, pancreático, biliar, entérico) e melhorando também a absorção no intestinos delgado e Grosso respectivamente.
  • 26.  5- TRABALHAR A AUDIÇÃO A- Massagear os pontos ao redor do pavilhão auricular Realizando a respiração do Dan Tian, sendo que na expiração levar a energia para as pontas dos dedos das mãos e massagear os pontos ao redor do pavilhão auditivo externo. Explicação Os pontos massageados possuem como indicação o tratamento para zumbidos (tinitus) e dificuldades com audição
  • 27.  B- Massagear o pavilhão auditivo externo Realizando a respiração do Dan Tian, durante a inspiração massagear todo o pavilhão auditivo externo, retirando possíveis energias perversas e bloqueios e na expiração, colocar a energia do Dan Tian nas pontas dos dedos, eliminando as energias captadas durante a fase anterior. Realizar nove vezes. Explicação: No pavilhão auditivo externo, conforme desenho abaixo, encontra-se o microssistema auricular, com pontos utilizados no auxílio de várias patologias.
  • 28.  C- Limpeza do conduto auditivo médio com a energia do Dan Tian Com a respiração anterior, ocluir o pavilhão auricular com as palmas das mãos e realizar nove inspirações e expirações Explicação: Durante a inspiração, imaginar a retirada de possíveis energias perversas e leva-las ao Dan Tian para serem filtradas e na expiração transferir energia pura para a cavidade do ouvido médio, mantendo-o energeticamente limpo.
  • 29.  D- Estimulação do nervo coclear Dobrar o pavilhão auditivo externo com o médio e com o dedo indicador realizar um batida encima do mesmo dobrado. Explicação: Com esta manobra ocorre a estimulação do nervo coclear responsável pela a audição, mantendo-o preservado em sua função.
  • 30.  6- LAVAR O ROSTO A- Massagear a testa e o queixo Com a respiração anterior durante a inspiração e expiração massagear a testa e o queixo com moderada pressão, com a mão direita na testa e a esquerda no queixo. Número de repetições: Nove vezes. Explicação: Na Medicina Tradicional Chinesa as alterações de circulação na testa refletem alterações no órgão coração, sendo que as rugas nesta região apontam para existência sentimentos como ansiedade e patologias no órgão acima referido. Alterações no queixo indicam sentimentos de medo, e também lesões nos rins. Quanto a microssistemas, o de Yamamoto, na região da testa. possui vários pontos, tais como: ponto A para patologias relacionados a cabeça, os pontos sensoriais (olhos, nariz, boca e ouvidos). Efeitos Melhora circulação nos locais descritos, indicados para cefaleias na região frontal e suavização das rugas.
  • 31.  B- Massagear a região do nariz e o Tai Yang Com a respiração do Dan Tian, iniciar a massagem ao lado da comissura labial, deslizando para a região do nariz, olhos, meio das sombrancelhas e terminar na região temporal a meia distância entre o pavilhão auditivo e a parte externa dos olhos. Repetir os exercícios nove vezes. Explicação: Os pontos estimulam a parte imunidade desta região, utilizados para prevenção e tratamento de rinites e cefaleia temporal.
  • 32.  Massagear o Rosto Com a respiração do Dan Tian, iniciar a massagem com as palmas das mãos na região logo abaixo dos olhos, direcionando até ao lado das comissuras labiais e após subir pelas laterais da face em direção a frontal da face. Repetir os exercícios nove vezes Explicação: Nesta massagem, serão estimulados os pontos do meridiano principal do estômago, tendo a intenção de estimular a absorção dos alimentos, melhora do sistema imunológica e manutenção do tônus da derme e pele local.
  • 33.  7- GIRAR O PESCOÇO Utilizando a respiração do Dan Tian, girar o pescoço no sentido anti horário realizando uma vota completa quando terminar um ciclo respiratório (inspiração e expiração). Repetir nove vezes no sentido anti horário e após nove vezes no sentido horário. Explicação: Neste exercício serão estimulados entre todos os pontos presentes, os pontos janela para o céu, que fazem parte dos canais distintos, os quais são responsáveis pela parte da modulação das emoções no homem, tornando-se superficial no pescoço, antes de continuarem seu trajeto até o sistema límbico. Do ponto da visão ocidental, melhora a circulação sanguínea da cabeça, pescoço, sendo benéfico para cefaleias, ombros dolorosos, hipertensão arterial e problemas cervicais.
  • 34.  8- MASSAGEAR O TÓRAX E ABDOMÊN Massagear todo o Ren Mai Com a respiração do Dan Tian, Erguer o queixo, inclinando a cabeça para trás; ao mesmo tempo, abrir o polegar esquerdo (mão boca de tigre) e massagear deslizando pela garganta, pela parte central do corpo (Ren Mai) até a região púbica, imaginando a palma da mão esquerda, durante a inspiração, estará aspirando as energias perversas e levando-as para serem purificadas no baixo ventre (Dan Tian) a seguir pela palma da mão direita devolver a energia completamente limpa, na expiração. Explicação: O meridiano Ren Mai estimulado neste exercício, obterá os efeitos terapêuticos na Medicina Ocidental contra as seguintes patologias: asma, bronquite, respiração deficiente, ansiedade asmática, tosse, gripe, faringites amidalites, peito oprimido, coriza, aftas bucais, afonia, ronco, dificuldades de engolir alimentos, dores pélvicas.
  • 35.  Massagear o triplo Aquecedor Superior Ren Mai 17 (Danzhong) Dan : espaço entre os dois mamilos Zhong: meio, centro. Com a respiração do Dan Tian, massagear o ponto do Ren Mai 17, localizado entre os mamilos, no centro, com as duas mãos sobrepostas , primeiro no sentido horário nove vezes e após no sentido anti horário por mais nove vezes. Observação: Alguns autores também sugerem realizar o movimento primeiro no sentido anti horário e após no sentido horário. Explicação: ao massagear este ponto, ocorre a melhora da circulação do sangue e da energia no peito. A indicação: Nos casos de problemas respiratórios (asma, bronquite crônica, tosse) e problemas cardíacos (arritmias, palpitações).
  • 36.  B- Massagear o Triplo Aquecedor Médio Ren Mai 12 (Zhongwan) Zhong (meio, mediano) Wan (cavidade) Localização: Na linha mediana frontal, a meia distância entre o umbigo e a ponta do processo xifóide. Com a respiração do Dan Tian, massagear o ponto do Ren Mai 12, localizado na linha mediana frontal, a meia distância entre o umbigo e a ponta do processo xifóide, primeiro no sentido horário nove vezes e após no sentido anti horário por mais nove vezes.
  • 37.  Observação: Alguns autores também sugerem realizar o movimento primeiro no sentido anti horário e após no sentido horário. Explicação: Por este ponto pode-se atingir vários órgãos e vísceras, tais como: Pulmão, Baço- Pâncreas, estômago, fígado, vesícula biliar, podendo tratar patologias gástricas, como: dor de estômago, obstipação, gases, refluxo gastro- esofágico, e digestão difícil.
  • 38. A. Massagear o Triplo Aquecedor Inferior (Dan Tian)  Na medicina Tradicional Chinesa este local é conhecido como o centro da vida, a central de energia tanto adquirida como ancestral, sendo responsável pela manutenção e qualidade da vida.   Os dois pontos mais importantes neste local são:   VC 6 (Qi-Hai)  Qi: energia, Hai: Mar.   Localização: Na linha mediana frontal, 1,5 polegadas abaixo do umbigo.   Indicações: Meteorismo, dor abdominal, vômitos, menstruações irregulares, amenorreia, hemorragia uterina, enurese noturna, espermatorréia, neurastenia, emagrecimento, paralisia intestinal, poliúria, retenção urinária, impotência sexual, incontinência urinária, dismenorreia, leucorréia, insônia.  
  • 39.  VC-4 (Guanyuan) Guan: esconder, guardar, armazenar, Yuan: energía primordial (energia pré-natal (inata) que mantém as funções fisiológicas e os tecidos do corpo e dos órgãos. É formado durante o desenvolvimento do feto e armazenado nos rins e está relacionado com o “Ming-Meng” (Portal da Vida)). Localização: Na linha mediana frontal, três polegadas abaixo do umbigo. Indicação: Espermatorréia, impotência sexual, infertilidade, menstruações dolorosas e irregulares, diarreia, enurese noturna, tonificação geral de energia, dores no baixo ventre, uretrite, prolapso uterino, distensão abdominal, sensação de cansaço e peso nos membros inferiores, insônia, amnésia, sonhos excessivos, debilidade, afecções do trato urinário. Deverá ser realizada com a respiração do Dan Tian, nove vezes no sentido horário e após nove vezes no sentido anti horário, sendo esta massagem importante para as patologias genito urinárias, cansaço geral, entre ouras indicações. Observação: Alguns autores também sugerem realizar o movimento primeiro no sentido anti horário e após no sentido horário.
  • 40.  Distribuir a energia do Dan Tian (central de energia do corpo) para o abdômen. Com as mãos na região do baixo ventre, iniciar movimento circular abrangendo todo o abdômen, primeiro no sentido horário, e após no sentido anti horário nove vezes, utilizando-se da respiração do Dan Tian. Observação: Alguns autores também sugerem realizar o movimento primeiro no sentido anti horário e após no sentido horário. A indicação deste exercício é distribuir a energia contida no Dan Tian para todos os órgãos e vísceras do abdômen, primeiro no sentido horário e após no sentido anti horário.
  • 41.  9- MEXER A CINTURA Executando o ciclo inspiratório do Dan Tian, colocar as duas palmas das mãos na região correspondente aos rins nas costas, realizar movimentos circulares primeiro da esquerda para direita e após da direita para a esquerda. Observação: Existem autores que preconizam apenas nove movimentos circulares alternados e outros trinta e seis alternadamente. A circulação energética neste exercício é: a energia celestial deve ser captada no alto da cabeça ( VG 20) e energia terrestre nos pés (R1), durante a inspiração, sendo ambas direcionadas para o Dan Tian. Na expiração, deve-se contrair o esfíncter anal e abdômen inferior, com o intuito de direcionar a energia deste local para os membros superiores e para as palmas das mãos, e após para os rins e supra renais, transferindo desta forma a energia para estes órgãos , que são considerados a bateria do nosso corpo, recarregando-os para o dia.
  • 42.  10- CONTRAIR O ÂNUS (PERÍNEO) Este exercício deverá ser repetido em todos os outros exercícios, auxiliando a distribuição da energia localizada no Dan Tian (central de energia herdada dos nossos ancestrais e adquirida) para todos os locais que deverão ser trabalhados durante esta sequencia, com o objetivo de mobilização de chi (energia).
  • 43.  11- RODAR OS JOELHOS Para que a energia possa fluir livremente pelo corpo, é importante a energia nos membros inferiores circule sem dificuldades. Este exercício foi projetado para estimular os pontos Ho inferiores, que são pontos que realizam a função de trazer a energia dos meridianos Yang tanto dos membros superiores, quanto dos membros inferiores do corpo para baixo, quando existe algum bloqueio nos mesmos.
  • 44.  Posição Inicial: pés juntos, flexionar o tronco para a frente e colocar as mãos sobre os joelhos estendidos, colocando as palmas das mãos (C S 8) pouco acima dos joelhos (Baço-Pâncreas 10), olhando à frente. Flexionar e girar os joelhos no sentido da esquerda para a direita por nove vezes, utilizando-se da respiração do Dan Tian, após realizar o exercício no sentido da direita para a esquerda nove vezes. Indicação terapêutica: dores nas articulações dos joelhos e tornozelos, fraqueza, lesão dos tecidos conectivos e lesões dos ligamentos colaterais mediais e laterais, parada de circulação dos meridianos yang do corpo, melhora da circulação sanguínea das pernas. A circulação de energia neste exercício será: durante a inspiração elevar a energia da terra até o Dan Tian, através do R1, e na expiração contrair o esfíncter anal e musculatura do abdômen inferior e direcionar a energia através dos membros superiores até as palmas das mãos (CS 8), deste local para os joelhos (BP 10) e retornar para a terra.
  • 45.  12- CAMINHAR Segundo os últimos levantamentos (CELAFISCS) para se ter uma proteção cardio vascular e respiratório, deve-se caminhar meia hora por dia, cinco vezes por semana, em intensidade moderada (de sessenta a setenta e cinco por cento da frequência sub máxima de acordo com a idade dos praticantes). Devemos lembrar que Sun Si-miao, preconizou o hábito de caminhar, não baseado nos conhecimentos atuais e sim nos conhecimentos da medicina Tradicional Chinesa, onde a estimulação dos pontos no ato de caminhar, iria produzir nos praticantes efeitos benéficos com serão observados no próximo exercício (massagear os pés).
  • 46.  13- Massagear os pés A- Iniciar circulação de energia no sentido dos meridianos dos pés com as mãos. Nesta sequencia a postura indicada seria sentado, com a perna esquerda cruzada sobre a direita. Com a palma da mão esquerda, realizar movimento descendente, iniciando aproximadamente quatro dedos acima do maléolo lateral, na parte lateral do tornozelo, imitando a direção dos meridianos yang do pé (bexiga, vesícula biliar e estômago), até as pontas dos dedos.
  • 47.  Com a palma da mão direita, realizar movimento ascendente, iniciando na ponta do hálux e região plantar do pé, na parte medial do pé, imitando a direção dos meridianos yin do pé (Fígado, Baço- Pâncreas e Rim), até aproximadamente quatro dedos acima do tornozelo medial. Observação: Deverá ser realizado este exercício com a respiração do Dan Tian para potencialização dos resultados. Para fixação dos exercícios é aconselhável realizar primeiro todos os exercícios no membro inferior esquerdo e após repeti-los no membro inferior direito. Os pontos e os meridianos serão descrito na próxima sequencia.
  • 48.  B- Massagear os meridianos da Bexiga, Vesícula Biliar, Estômago, Fígado, Baço- Pâncreas e Rim com a mão na postura de segurar o a espada. Com o quarto e quinto dedos dobrados sendo seguros pelo polegar na mão esquerda (postura de segurar a espada), iniciar a massagem dos meridianos individualmente, no sentido descendente aproximadamente quatro dedos acima do maléolo lateral, na parte lateral do tornozelo, (bexiga, vesícula biliar e estômago), até as pontas dos dedos, com a respiração do Dan Tian para potencialização dos resultados.
  • 49.  Massagear as pontas dos dedos dos pés. No ato de massagear as pontas dos dedos, estaremos primeiro fortalecendo os canais tendino-musculares, que são responsáveis pela primeira barreira de defesa do nosso corpo, melhorando o sistema imunológico da pele e tecido celular subcutâneo, a vascularização, sendo indicado para pacientes com alterações vasculares (exemplo: diabetes). Segundo: para tratamento de alterações emocionais, como fobias, medos, e alterações emocionais.
  • 50.  Retirar possíveis energias perversas das partes terminais dos meridianos Com a mão direita agarrar as pontas dos dedos do pé esquerdo, flexiona-los para cima e para baixo e após realizar movimento de puxar os dedos dos pés para frente, com a intenção de limpar os pontos e os meridianos de possíveis energias perversas.
  • 51.  Massagear a sola dos pés. Com os polegares de ambas as mãos, realizar movimentos circulares na sola dos pés, com a intenção de trabalhar os microssistemas que existem neste local (vide figura sobre o microssistema de SU JOK). Por fim massagear o calcanhar em movimentos circulares, de acordo com o sentido dos meridianos Yin e Yang do pé, tendo como indicação deste exercício, a algia provocado por esporão de calcâneo. Repetir a mesma sequencia no pé direito.