• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Be newsletter3
 

Be newsletter3

on

  • 1,692 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,692
Views on SlideShare
488
Embed Views
1,204

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

4 Embeds 1,204

http://bib-linhas.blogspot.com 1185
http://www.slideshare.net 15
url_unknown 3
http://bib-linhas.blogspot.pt 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Be newsletter3 Be newsletter3 Document Transcript

    • Biblioteca /CRENewsletter biblioteca/CRE newsletter Maio 2011 http://bib-linhas.blogspot.com/  O blogue da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos., (acessível a partir da página Web do Agrupamento) ou através do endereço http://bib-linhas.blogspot.com/, oferece aos utilizadores uma série de recur- sos de informação e pesquisa, com o objectivo de potenciar o desenvolvimento das diferentes literacias. Numa perspectiva de promover a articulação curricular, profes- sores e alunos também podem encontrar no “Bib.linhas” vários recursos destinados às diferentes disciplinas, seleccionados ou produzidos pela BE com a colaboração dos professores. É o caso de Língua Portuguesa ou Matemática. Nesta edição: Auto-avaliação da BE 1 Auto-avaliação da BE Actividades 2 De acordo com as directivas da Rede de Bibliotecas Escolares, a BE está a proceder à sua auto-avaliação. O domínio seleccionado para este ano lectivo foi o Novidades 3 trabalho desenvolvido no âmbito da Articulação Curricular. O processo implica a recolha e análise de vários tipos de evidências ( dados estatísticos, inquéritos, rela- Divulgação 4 tórios de actividades, entre outros, recolhidas ao longo do ano) e a elaboração de um relatório apontando pontos fortes, pontos fracos e sugestões de melhoria. O relatório será enviado à RBE e apresentado em Julho, em reunião do Conselho Pedagógico. As acções de melhoria aprovadas por este órgão, serão introduzidas no Plano de Acção da BE/CRE. Dia da Comunidade No dia 4 de Junho — Dia da Comunidade — a BE vai estar aberta ao público com o objectivo de informar os pais e encarregados de educação acerca do trabalho desenvolvido por este serviço do Agrupamento. Neste dia, entre outras actividades, a BE vai exibir a exposição “Ler+ com Arte” , composta por um conjunto de 12 telas elaboradas pelos alu- nos de Artes Plásticas do 9ºano para ilustrar os 12 capítulos do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.
    • Página 2 3º Período Newsletter biblioteca/CRE ACTIVIDADESA BE NA SEMANA CULTURAL DE VAGOS A Rede de Bibliotecas de Vagosesteve presente na VI semana Cultural de Vagos com um stand ondese puderam apreciar trabalhos desenvolvidos pelas diferentes biblio-tecas do Concelho. A nossa BE exibiu um conjunto de telas produzi-das pelos alunos de Artes Plásticas a partir do livro de Lewis Carroll,Alice no País das Maravilhas, no âmbito da actividade "Ler+ comArte". A participação da BE nesta iniciativa cultural estendeu-setambém ao Concurso Literário João Grave, cujos prémios foram atri-buídos no dia 9 de Abril e à apresentação do livro Almas Inquietas, deJoão Grave, a reeditado pela CMV. ENCONTRO COM A ESCRITORA MADALENA SANTOS No passado dia 31 de Março, esteve presente na BE a jovem escritora Madalena Nogueira Santos para uma sessão com os alunos dos 8º e 9º anos. A escritora apresentou os seus 4 romances já publicados, que fazem parte da saga “Terras de Corza “e respondeu às questões colocadas pelos presen- tes. Estas obras, que a escritora inseriu num género de romance histórico/ ficcional, são um caso de sucesso em termos de vendas e a escritora revelou estar já a trabalhar num próximo livro. Tendo em conta a sua idade e a capacidade cria- tiva e produtiva que já revelou, esta jovem advogada será, sem dúvida, um vulto a ter em conta no panorama da nossa literatura. Concurso de Leitura Numa iniciativa da BE e dos docentes de Língua Portuguesa, reali- zou-se durante o mês de Março um Concurso de Leitura para as turmas dos 5º e 6º anos. O concurso constou de duas partes: uma prova de compreensão escrita e uma prova de leitura expressiva sobre os textos A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen (5º ano) e Ulisses de Maria Alberta Menéres (6º ano). O Clube de Teatro ofereceu aos participantes neste concurso inte- ressantes momentos de animação com a representação de duas diverti- das peças sobre o tema da leitura: O TESOURO e MARTINICA. 25 de Abril A BE assinalou a comemoração do 25 de Abril com a colaboração das turmas A, C e D do 6º ano e a disciplina de HGP, que organizaram a exposição "Memórias em Objectos" . Durante a semana de 26 a 29 de Abril puderam ainda ser visionados na BE filmes e docu- mentos multimédia acerca do tema, bem como pesquisar sobre o assunto em dois computadores reservados para o efeito.
    • 3º Período Newsletter biblioteca/CRE Página 3NOVIDADES na BELIVROS Saga “Terras de Corza” de Madalena SantosDVD A Minha Vida em Ruínas Uma divertida comédia a antecipar as férias de Verão..."My Life In Ruins"ComédiaEUA/Espanha, 2009Realização: Donald PetrieActores: Nia Vardalos, Richard Dreyfuss, Alexis Georgoulis, Alistair McGowan, HarlandWilliams, Rachel Dratch, Caroline GoodallCor, 95 minutos OS MAIS LIDOSOS MAIS VISTOS EU SOU A LENDA, realização de: Francis Lawrence (Ano: 2008) “Robert Neville é o último homem vivo na Terra… mas não está sozinho. Todos osoutros homens, mulheres e crianças transformaram-se em vampiros e estão sequiosos pelo san-gue de Neville. De dia, ele é o predador, caçando os mortos vivos pelas ruínas abandonadas dacivilização. De noite, Neville barrica-se em casa e reza para que chegue a manhã.Durante quanto tempo pode um homem sobreviver num mundo de vampiros?” Este intenso filme de acção, adquirido pela BE há já dois anos, continua a ser um dos prefe-ridos dos nossos utilizadores alunos.
    • DIVULGAÇÃO - projecto ALEAO QUE É? ALEA - Acção Local Estatística Aplicada - constitui-se no âmbito da Educação, (da Sociedade daInformação, da Informação Estatística, da Formação para a Cidadania e da Literacia Estatística) como umcontributo para a elaboração e disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino da Estatística para os alunos eprofessores do Ensino Básico e Secundário, tendo como principal suporte um sítio na web.COMO SURGIU? O ALEA nasceu de um projecto conjunto da Escola Secundária Tomaz Pelayo e do Instituto Nacional deEstatística, partindo do princípio de que melhorar a literacia estatística é uma condição importante para, por umlado, garantir uma melhor prestação de um serviço de utilidade pública e, por outro lado, fomentar ambientes eexperiências de aprendizagem diversificados recorrendo às novas tecnologias de informação. O projecto evoluiupara uma realidade em que a Direcção Regional de Educação do Norte incorporou o núcleo das entidades que odinamizam. A supervisão científica do projecto é assegurada pela Profª Doutora Maria Eugénia da Graça Martins,docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Organização O QUE FAZ? O site do ALEA disponibiliza a professores e alunos, dos ensinos básico e secundário, instrumentos destinados ao ensino e à aprendizagem de estatística com uma componente lúdica. A sua acção é, sobretudo, exercida através de páginas web em acesso livre, com a divulgação de conteúdos relacionados com cursos e materiais didácticos, informação histórica e biográfica, jogos didácticos e informação estatística. O QUE PODEMOS ENCONTRAR? Através deste sítio, é possível aos utilizadores conhecerem melhor as estatísticas do meio, da população e da economia, consultarem:  Factos em números - as estatísticas oficiais; As actualidades do INE são notícias recentes com explicações de conceitos eanálises de resultados; Conhece Portugal em Números ou a Europa (através da EuropALEA); Podem procurar a sua freguesia ou o meio envolvente (concelho, região); ou ainda dar uma olhadela nas mais importantes operações estatísticas degrande dimensão realizadas pelo INE, o RGA 99 e os Censos 2001; População e Demografia é o primeiro número dos Dossiers e Recursos, materialde apoio para ambiente de "sala de aula". O site do ALEA também está acessível a partir do blogue da BE/CRE.Página 4 3º Período Newsletter biblioteca/CRE