A cor

381
-1

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
381
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A cor

  1. 1. No final desta Unidade de Trabalho deves ser capaz de : Identificar as cores primárias, secundárias, intermédias e neutras. Reconhecer as cores quentes e frias. Exprimir-te livremente através da cor utilizando o seu valor simbólico. Reconhecer o processo aditivo e subtractivo.
  2. 2. A COR RESULTA DA EXISTÊNCIA DA LUZ. NA AUSÊNCIA TOTAL DE LUZ O QUE VEMOS É O NEGRO FOI O FÍSICO ISAAC NEWTON QUE DESCOBRIU QUE A LUZ BRANCA DO SOL É CONSTITUÍDA POR VÁRIAS LUZES COLORIDAS
  3. 3. CHAMAMOS COR A CADA UM DOS RAIOS LUMINOSOS EM QUE SE DECOMPÕE A LUZ BRANCA, AO PASSAR ATRAVÉS DE UM PRISMA ÓPTICO. RAIO DE LUZ BRANCA PRISMA ÓPTICO ESPECTRO AO CONJUNTO DAS SETE CORES CHAMA-SE ESPECTRO
  4. 4. TAMBÉM QUANDO CHOVE E A SEGUIR FAZ SOL, POR VEZES FORMA-SE O ARCO-ÍRIS O ARCO ÍRIS FORMA-SE QUANDO A LUZ SOLAR (BRANCA) ATRAVESSA AS GOTÍCULAS DE ÁGUA QUE RELECTEM E REFRACTAM A LUZ, DISPERSANDO AS SUAS CORES NO ESPECTRO.
  5. 5. A LUZ INCIDE NOS OBJECTOS QUE ABSORVEM TODAS AS RADIAÇÕES DO ESPECTRO VÍSIVEL, EXCEPTO AQUELA, CORRESPONDENTE À SUA COR, QUE É REFLECTIDA. UMA SUPERFÍCIE É VERMELHA PORQUE AO SER ILUMINADA, REFLECTE APENAS A RADIAÇÃO CORRESPONDENTE À SUA COR. É ESTA QUE VAI SER CAPTADA PELOS NOSSOS OLHOS.
  6. 6. UMA SUPERFÍCIE É BRANCA QUANDO REFLECTE TODA A LUZ QUE NELA INCIDE. PELO CONTRÁRIO UMA SUPERFÍCIE PRETA ABSORVE TODA A LUZ. ESTES FACTOS RELACIONAM-SE COM A ABSORÇÃO DE CALOR.UMA SUPERFÍCIE CLARA TORNA-SE MAIS FRESCA DO QUE UMA ESCURA.
  7. 7. AS CORES PODEM SER MUITO VARIADAS
  8. 8. EXISTEM TRÊS CORES QUE NÃO PODEMOS OBTER PELA MISTURA DE OUTRAS. SÃO ELAS: AS CORES PRIMÁRIAS
  9. 9. SE MISTURARMOS AS CORES PRIMÁRIAS DUAS A DUAS, OBTEMOS NOVAS CORES, CHAMADAS SECUNDÁRIAS:
  10. 10. ASSIM, TEMOS O CÍRCULO CROMÁTICO
  11. 11. OBSERVA MAIS UMA VEZ…
  12. 12. QUANDO MISTURAMOS UMA COR PRIMÁRIA COM UMA COR SECUNDÁRIA, EM PARTES IGUAIS, OBTEMOS AS CORES INTERMÉDIAS. CÍRCULO CROMÁTICO DE DOZE CORES JOHANNES ITTEN
  13. 13. AS CORES NEUTRAS BRANCO PRETO TODOS OS CINZENTOS
  14. 14. SE MISTURARES O BRANCO OU O PRETO A UMA COR ALTERAS A SUA LUMINOSIDADE. COM O BRANCO A COR TORNA-SE MAIS CLARA COM O PRETO A COR TORNA-SE MAIS ESCURA.
  15. 15. OBSERVA O QUE ACONTECE A UMA COR SE LHE JUNTARES BRANCO OU PRETO: + BRANCO AZUL CIANO + PRETO ISTO É A GRADAÇÃO LUMINOSA
  16. 16. AS CORES COMPLEMENTARES SÃO AQUELAS QUE ESTÃO DIAMETRALMENTE OPOSTAS NO CÍRCULO CROMÁTICO
  17. 17. AS SENSAÇÕES PROVOCADAS PELAS CORES CORES FRIAS: TRANSMITEM SENSAÇÃO DE FRESCURA,REPOUSO E CALMA; ESTÃO ASSOCIADAS AO FRIO E À ÁGUA DO MAR; PARECEM-NOS MAIS DISTANTES.
  18. 18. AS SENSAÇÕES DAS CORES CORES QUENTES: TRANSMITEM SENSAÇÕES DE CALOR E ALEGRIA; ESTÃO ASSOCIADAS AO FOGO E AO SOL SÃO LUMINOSAS PARECE QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DE NÓS.
  19. 19. A COR TEM TRÊS ATRIBUTOS FUNDAMENTAIS:
  20. 20. VALOR-É O GRAU DE BRILHO DE UMA COR. TOM-É O NOME ESPECÍFICO DE CADA COR. SATURAÇÃO-É O GRAU DE PUREZA DE UMA COR.
  21. 21. SÍNTESE SUBTRACTIVA OS PIGMENTOS (TINTAS) NÃO IRRADIAM LUZ. QUANDO MISTURADAS RESULTAM SEMPRE EM CORES MENOS LUMINOSAS.
  22. 22. SÍNTESE ADITIVA QUANDO SOBREPOMOS DOIS OU MAIS FOCOS DE LUZ, OBTEMOS SEMPRE CORES DIFERENTES DAS MISTURAS DAS CORES (PIGMENTOS). ESTAS CORES SÃO MAIS “LIMPAS”.
  23. 23. CONTRASTES DA COR: SIMULTÂNEO QUALIDADE TONALIDADE SATURAÇÃO
  24. 24. CONTRASTES DA COR: SIMULTÂNEO
  25. 25. CONTRASTES DA COR: QUALIDADE
  26. 26. CONTRASTES DA COR: TONALIDADE
  27. 27. CONTRASTES DA COR: SATURAÇÃO
  28. 28. QUAL DESTAS FIGURAS TE PARECE MAIOR? AS SILHUETAS REPRESENTADAS TÊM EXACTAMENTE AS MESMAS DIMENSÕES. NO PRIMEIRO CASO, A SILHUETA PARECE MAIOR DO QUE NO SEGUNDO CASO. CONTRASTES DE COR
  29. 29. EM RESUMO: SEM LUZ NÃO HÁ COR A COR ESTÁ PRESENTE EM TUDO O QUE NOS RODEIA NEWTON CONCLUIU QUE O ESPECTRO VISÍVEL AO OLHO HUMANO É CONSTITUÍDO PELAS CORES: AZUL,VERMELHO, AM ARELO, VERDE, ALAR ANJADO, ANIL, VIO LETA.
  30. 30. SÃO TRÊS AS CORES PRIMÁRIAS: AMARELO
  31. 31. SÃO TRÊS AS CORES SECUNDÁRIAS : LARANJA VERDE VIOLETA
  32. 32. OBSERVA AS IMAGENS: COMENTA AS DIFERENÇAS.
  33. 33. AS CORES NEUTRAS BRANCO PRETO TODOS OS CINZENTOS
  34. 34. A GRADAÇÃO LUMINOSA + BRANCO MAGENTA + PRETO
  35. 35. ASSIM, É MUITO IMPORTANTE DETERMINAR QUAL A COR DOMINANTE DE UMA COMPOSIÇÃO, ATENDENDO A QUE HÁ TODA UMA MENSAGEM SUBJACENTE NA SUA ESCOLHA.
  36. 36. EXERCÍCIO PRÁTICO Para o realizares podes optar por utilizar: Programa Paint; Menu de desenho no Word. Efectua uma composição visual de tema livre utilizando as cores quentes e posteriormente faz essa mesma composição utilizando as cores frias. Discute com o teu colega de carteira as diferenças entre ambas. Regista as conclusões.
  37. 37. BOM TRABALHO !

×