10 dicas reforço escolar

78,695 views

Published on

10 dicas reforço escolar

  1. 1. 3ª Coordenadoria Regional de EducaçãoAssessoria de Informática e Tecnologia e Gerência de Educação
  2. 2. O ESPAÇO DE REFORÇO ESCOLAR, ASSIMCOMO A SALA DE AULA, DEVE SER UMAMBIENTE ALFABETIZADOR.O ESPAÇO DE REFORÇO ESCOLAR, ASSIMCOMO A SALA DE AULA, DEVE SER UMAMBIENTE ALFABETIZADOR.
  3. 3. OS PROFESSORES DEVEM TRAÇAR UM PERFILDOS ALUNOS COM DEFASAGEM DEAPRENDIZAGEM. ESSE DIAGNÓSTICO AUXILIA OPLANEJAMENTO DAS AÇÕES.OS PROFESSORES DEVEM TRAÇAR UM PERFILDOS ALUNOS COM DEFASAGEM DEAPRENDIZAGEM. ESSE DIAGNÓSTICO AUXILIA OPLANEJAMENTO DAS AÇÕES.
  4. 4. CONHEÇA OS ALUNOS, SEUS INTERESSES E SUASDIFICULDADES. AS ATIVIDADES DEVEM SERELABORADAS PARTINDO DOS TEMAS DEINTERESSE E NECESSIDADES DE CADA ALUNOINDIVIDUALMENTE.CONHEÇA OS ALUNOS, SEUS INTERESSES E SUASDIFICULDADES. AS ATIVIDADES DEVEM SERELABORADAS PARTINDO DOS TEMAS DEINTERESSE E NECESSIDADES DE CADA ALUNOINDIVIDUALMENTE.
  5. 5. PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES E AÇÕES DEACORDO COM O DIAGNÓSTICO DOS ALUNOS. ESSEPLANEJAMENTO DEVE SER FEITO PELORESPONSÁVEL PELO REFORÇO, JUNTAMENTECOM O COORDENADOR PEDAGÓGICO E COM OPROFESSOR REGULAR DA TURMA.PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES E AÇÕES DEACORDO COM O DIAGNÓSTICO DOS ALUNOS. ESSEPLANEJAMENTO DEVE SER FEITO PELORESPONSÁVEL PELO REFORÇO, JUNTAMENTECOM O COORDENADOR PEDAGÓGICO E COM OPROFESSOR REGULAR DA TURMA.
  6. 6. EVITAR REPETIR AS MESMAS ATIVIDADESREALIZADAS NA SALA DE AULA REGULAR.EVITAR REPETIR AS MESMAS ATIVIDADESREALIZADAS NA SALA DE AULA REGULAR.
  7. 7. ELABORE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, COMRECURSOS MULTIMÍDIA. A PEDAGOGIA DEPROJETOS TAMBÉM É UMA BOA ESTRATÉGIAPARA O TRABALHO.ELABORE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, COMRECURSOS MULTIMÍDIA. A PEDAGOGIA DEPROJETOS TAMBÉM É UMA BOA ESTRATÉGIAPARA O TRABALHO.
  8. 8. NÃO OFEREÇA APENAS ATIVIDADES“XEROCADAS”, APLICADAS DE FORMADESCONTEXTUALIZADA E QUE NÃO ATENDA OSOBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CADA ALUNO.TODAS AS ATIVIDADES E MATERIAIS UTILIZADOSDEVEM TER O AVAL DO COORDENADORPEDAGÓGICO.NÃO OFEREÇA APENAS ATIVIDADES“XEROCADAS”, APLICADAS DE FORMADESCONTEXTUALIZADA E QUE NÃO ATENDA OSOBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CADA ALUNO.TODAS AS ATIVIDADES E MATERIAIS UTILIZADOSDEVEM TER O AVAL DO COORDENADORPEDAGÓGICO.
  9. 9. RESPEITE O NÍVEL DE APRENDIZADO DO ALUNO.CADA UM TEM O SEU RITMO DEDESENVOLVIMENTO.RESPEITE O NÍVEL DE APRENDIZADO DO ALUNO.CADA UM TEM O SEU RITMO DEDESENVOLVIMENTO.
  10. 10. FAÇA UM REGISTRO, AINDA QUE BREVE, SOBRE AATUAÇÃO DO ALUNO EM CADA AULA DE REFORÇO.ESTES REGISTROS AJUDARÃO NA ELABORAÇÃO DERELATÓRIOS MENSAIS QUE DEVEM SERENTREGUES AO PROFESSOR REGULAR, PARA QUEELE ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DO ALUNONESTA ATIVIDADE EXTRA CLASSE. O ESTAGIÁRIOTAMBÉM DEVERÁ FAZER UM RELATÓRIO FINALPARA A GED DA 3ª CRE.FAÇA UM REGISTRO, AINDA QUE BREVE, SOBRE AATUAÇÃO DO ALUNO EM CADA AULA DE REFORÇO.ESTES REGISTROS AJUDARÃO NA ELABORAÇÃO DERELATÓRIOS MENSAIS QUE DEVEM SERENTREGUES AO PROFESSOR REGULAR, PARA QUEELE ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DO ALUNONESTA ATIVIDADE EXTRA CLASSE. O ESTAGIÁRIOTAMBÉM DEVERÁ FAZER UM RELATÓRIO FINALPARA A GED DA 3ª CRE.
  11. 11. NO REFORÇO ESCOLAR O FOCO DAAPRENDIZAGEM DEVE ESTAR NO ALUNO!NO REFORÇO ESCOLAR O FOCO DAAPRENDIZAGEM DEVE ESTAR NO ALUNO!

×