Boa esperança.santa rita ética 1.ppt

629 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
629
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
84
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Boa esperança.santa rita ética 1.ppt

  1. 1. Temas Transversais nos PCNs Ética Grupo 2 : Celenita Aparecida Custodio Flávia Aparecida Gonçalves Naiara Costa Furtado Rita de Cassia Miranda Rosane Garcia Faria Rosa
  2. 2. ÉTICA
  3. 3. Caracterização Geral do Tema O QUE É ÉTICA ? Ética é um termo usado para definir osvalores morais e os princípios sociais das condutas dos seres humanos.
  4. 4. A ÉTICA NA EDUCAÇÃONo âmbito educacional a ÉTICA tem como finalidade formar indivíduos conscientes de seus direitos e deveres, no intuito de exercerem com dignidade suacidadania frente a sociedade em que vivem.
  5. 5. ÉTICA nos PCNs Diante deste contexto, os ParâmetrosCurriculares Nacionais tem como um dos temastransversais “ ÉTICA” para o ambiente escolarcomo uma forma de se trabalhar de formaampla, diversificada e reflexiva os conceitosque envolvem as relações sociais, na tentativado resgate do respeito e solidariedade entre osindivíduos.
  6. 6. Sendo assim, a escola deve empenhar-se na formação moral de seus alunos. Osconteúdos de ética devem priorizar: Respeito mútuo; Justiça; Diálogo; Solidariedade.
  7. 7. Ética é para ser pensada e refletida e compreendem alguns objetivos: Compreensão do conceito de justiça; Respeito pelas diferenças entre as pessoas; Conceitos de solidariedade e cooperação, contra injustiças e discriminações; Aplicação dos conhecimentos adquiridos para a formação de uma sociedade democrática e solidária; Valorização e emprego do diálogo para esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas; Respeito próprio para a capacidade de realizar projetos de vida e legitimar normas; Capacidade de assumir posições e pontos de vista.
  8. 8. Portanto, a ÉTICA como tematransversal, vem complementar oensino formal, buscando evidenciaruma formação integral do indivíduoem seus aspectos morais e sociaisde respeito e valorização dadiversidade existente na sociedade.
  9. 9. REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

×