Uploaded on

 

More in: Education , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
400
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Introdução à Educação Digital TURMA B – FORMADORA MARIA ANGELICA PITTA (TEKA) Secretaria de Educação a Distância - MEC PROINFO 40h 3º ENCONTRO 28 DE SETEMBRO DE 2009 SP Municípios
  • 2. PAUTA DO DIA CONCLUSÃO DA UNIDADE I UNIDADE II CONHECENDO PALAVRAS DA INTERNET QUE TIPO DE INFORMAÇÕES PODEMOS ENCONTRAR NA INTERNET SEGURANÇA NA INTERNET ATIVIDADE DE NAVEGAÇÃO 1 E 2 INICIANDO PESQUISA ATIVIDADE À DISTÂNCIA 3 ATIVIDADE PEDAGÓGICA
  • 3. Nesta unidade reconhecemos a importância das tecnologias em nossas vidas e começamos a compreender a necessidade de cada vez mais aproximarmos a escola do mundo tecnológico. Elaborou texto e digitou esse texto, utilizando o editor de texto Writer do Br.Office. Para isso familiarizou-se com o teclado, utilizou os recursos básicos de formatação de texto (fontes e alinhamentos) e salvou o arquivo. Deu a largada para o mundo da informática! Nas próximas unidades você irá conhecer mais alguns recursos do editor de texto BrOffice. org.Write. Conclusão da Unidade I
  • 4.
    • Objetivos de aprendizagem desta Unidade de estudo e Prática:
    • Navegar pela internet com software livre de navegação, Iceweasel, prevenindo-se de risco;
    • Refletir sobre a importância da na internet na sua vida e na educação;
    • identificar procedimentos de segurança na web;
    • Utilizar recursos básicos simples para realizar pesquisas na internet;
    • Armazenar os sites visitados no recurso FAVORITOS DO NAVEGADOR;
    • Exportar textos como arquivo pdf no editor de texto;
    • Salvar o documento com outro nome no editor de texto.
    Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e Segurança em rede.
  • 5. Website – Conjunto de páginas ou ambiente na Internet que é ocupado com informações (textos, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa, governo, pessoa etc. É o mesmo que SITE. Internet – rede em escala mundial de milhões de computadores conectados, também conhecida com WEB. ICEWEASEL – software livre de navegação, que roda em ambiente Linux e Linux Educacional. Link – uma ligação, também conhecido em português pelo correspondente termo inglês, HIPERLINK. É uma referência que consta em um documento que leva e/ou liga a outro documento ou a outro recurso. Conhecendo palavas da Internet
  • 6. Que tipo de informação podemos encontrar na Internet? Navegar na Internet é o ato de passear pela WEB, movendo-se de um website para outro, seguindo links. Na Internet há milhões de sites disponíveis (esse número cresce diariamente) e, as vezes, perde-se um tempo precioso procurando-se pelo site mais completo e/ou pela informação mais bem elaborada. Entendendo alguns termos da Internet: www – word wibe web; mec – é o domínio (nome registrado) do site; .gov – é o código para sites de instituições governamentais; .br – é o código para sites registrados no Brasil; .com – sites comerciais. Os Estados Unidos organizaram a Internet. Por isto é o único país que não usa sigla identificadora em seus sites e endereços eletrônicos. .org – é o código para sites de instituições não governamental .edu – significa que é uma instituição educacional.
  • 7. Existem quatro categorias de risco: vírus, worms, trojan e malwares Segurança na Internet
  • 8. Você sabe o que é um vírus de computador? Todas as atividades que realizamos em um computador Dependem de um programa. Você se lembra do editor de textos? É um programa que transforma o computador numa poderosa máquina de escrever, como vimos na unidade anterior. Programas de correio eletrônico fazem com que o computador seja capaz de enviar e receber mensagens, usando a Internet. Os vírus de computador também são programas, só que em vez de ajudar e facilitar o uso do computador, eles atrapalham, e muito! Do mesmo modo que os vírus que infectam os seres humanos e Animais e se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam as máquinas.
  • 9. Worm Recentemente, ganharam destaque no mundo da informática os worms (vermes), capazes de se replicarem rapidamente via Internet. Os worms conseguem fazer isso enviando cópias de si mesmo de computador em computador. O que o distingue de um vírus, é que o worm não necessita ser executado para se propagar . A origem dos vários vírus e worms são difíceis de saber. O que se sabe, realmente, é que eles são a única preocupação do usuário . Cavalo de Tróia – Trojan Horse É um programa normalmente recebido como presente (por exemplo: cartão Virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo etc), que além de executar funções para as quais, aparentemente, foi projetado, também executa outras tarefas, normalmente nocivas e sem o conhecimento do usuário .
  • 10. Malware São programas nocivos que rodam sem a autorização do usuário e prejudicam o sistema. Quando isto acontece, todas as operações são registradas e enviadas para o espião, que pode até roubar senhas de banco, de cartões de crédito e outras informações confidenciais. Alguns mais conhecidos: spuwares, adwares, hijackeres e keylogger.
  • 11. Como se previnir? Como as vacinas que nos protegem contra vírus biológicos, os antivírus protegem os computadores da ação de vírus, Malwares conhecidos e até alguns desconhecidos. O antivírus é um programa que vasculha arquivos dos computa- dores. Quando encontra um vírus, sugere o que devemos fazer para eliminar o problema e, se possível, o que fazer para recuperar nossas informações que tenham sido estraga- das ou apagadas pelo invasor. Fique atento aos sites que visita e, ao notar modificações no funcionamento do seu computador, procure ajuda especializada. Quando estiver navegando na Internet, é importante não baixar arquivos de sites não confiáveis. Procure não abrir e-mails e anexos de desconhecidos.
  • 12. Digite na linha de endereço: Http://webeduc.mec.gov.br Iceweasel. Iceweasel é um navegador para a Internet, exclusivamente destinado às distribuições LInux baseadas Nebia (base do Linux Educacional). Ele traz as mesmas funcionalidades do Internet Explorer e do Mozila Firefox. O nome foi proposto por oposição ao significado da palavra em inglês FIREFOX (literalmente, “raposa de fogo”): “Iceweasel” significa literalmente “doninha de gelo”; Abra o Iceweasel, na parte inferior da tela . Atividade de navegação 1
  • 13.
    • Agora que acessou o site, navegue pelo WebEduc!
    • Há várias imagens (ícones) na tela com o nome e descrição do conteúdo de cada uma delas. Elas indicam programas desenvolvidos pelo MEC.
    • Leve o cursor até a imagem do curso mídias na educação . Entre no curso e navegue pelo material disponível.
    • Localize alguns textos e leia, principalmente os relacionados com tecnologia e escola. Você pode navegar e ler na tela, clicando nos links que aparecerão. Experimente!
    • Você também poderá guardar o texto, usando o comando download, se o desejar.
    Atividade de navegação 2
  • 14. O GOOGLE PROCESSA UM PETABYTE DE INFORMAÇÃO EM POUCO MAIS DE UMA HORA. É UM VOLUME MONUMENTAL DE DADOS. A capacidade de processar dados na internet aumenta vertiginosamente. Exemplo desse avanço é o Google. A empresa mantém pelo menos 36 imensos conglomerados de computadores, os data centers, espalhados pelos Estados Unidos (19), Europa (13), Ásia ( 3) e América do Sul (1). Para agilizar e dar segurança ao sistema, muitos centros de dados armazenam informações redundantes. Em conjunto, processam um petabyte de informações digitais a cada 72 minutos. Trata-se de um volume descomunal de dados. Um byte equivale a um caracter. Cada petabyte contém 1000000000000000 (um quatrilhão) de bytes. Muita coisa? Nem tanto. Não chegamos ao exabyte, zettabyte, yottabyte... Ainda. O hipercomputador da Web
  • 15. Iniciando pesquisa Escolha um tema relacionado à Educação e digite no campo mostrado pela seta. Ache um texto interessante e leia o que ele mostra.
  • 16. Vamos guardar este site. Clique no item FAVORITOS. SALVAR EM DOCUMENTO PDF. (73)
  • 17. Atividade à distânica 3 Navegação e leitura: Acesso o site do salto para o futuro, digitando http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp Procure o livro que aparece na imagem – posicione o cursor no título do livro ou na ilustração da capa – uma janela se abrirá (ou terá que fazer download) e você terá acesso ao sumário. Clique nos títulos e leia o texto. O texto que vocês deverão ler está no título 2, páginas 66 (final “ Perspectivas para a educação em nosso tempo” e 67). Faça um resumo do que leu, colocando o que entendeu e sua opinião . Mande para o email da formadora (teka_s@hotmail.com), até dia 4 de outubro.
  • 18.  
  • 19. Atividade pedagógica Já pensou que publicar textos na Internet pode ser uma via de mão dupla: os usuários de outros países também poderão ler os textos que produzimos em Língua Portuguesa? O que pode fazer para que seus alunos tenham essa experiência? Planeje sua publicação. Preveja objetivos. Escolha o tema, faça a pesquisa, elabore o texto, digite e edite o texto. Nas próximas unidades veremos como usar o correio eletrônico para a reflexão entre você e seus alunos, e a lista de discussão para a redação cooperativa final do texto. Depois é só publicar no blog que vai criar neste curso. ANIME-SE!!!