Projeto PedagóGico ApresentaçãO

14,425 views
14,090 views

Published on

0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,425
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
36
Actions
Shares
0
Downloads
175
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto PedagóGico ApresentaçãO

  1. 1. O Tangram no Ensino da Matemática PROJETO PEDAGÓGICO
  2. 2. Disciplina: Informática Educativa II Tutora: Ângela Pólo : Campo Grande Grupo : ZERINHOUM COMPONENTES : Carlos Homero Gonçalves Carrocino Fábio Luiz Machry Rodrigues Garcia Sérgio Ferreira Silva Teresa Cristina Medeiros Carvalho
  3. 3. ENFOQUE PEDAGÓGICO: Abordagem construtivista. TEMA CENTRAL: O Tangram no Ensino da Matemática
  4. 4. JUSTIFICATIVA: O ensino da geometria tem sido objeto de discussões e controvérsias, merecendo, nos últimos anos, a atenção marcante de matemáticos, educadores, pesquisadores e estudiosos. Sendo assunto de grande importância na escola, tem ainda sido relegado a segundo plano no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É necessário que sejam empreendidos esforços no sentido de resgatar o espaço da geometria na escola e investir na melhoria do trabalho docente. O computador tem provocado uma revolução na educação pela sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e as inúmeras possibilidades de implantação de técnicas de ensino, propiciando um ambiente de aprendizagem onde o aluno interage com os objetos de aprendizagem, construindo assim o seu conhecimento. O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito antigo, composto de apenas sete peças que permite explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver habilidades imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geometria.
  5. 5. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: Realizar diversas atividades utilizando o Tangram com os recursos tecnológicos da web 2.0, num ambiente colaborativo de aprendizagem. Pretende-se com essas atividades levar o aluno a desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras); praticar as relações espaciais, e perceber formas geométricas, saber representá-las, construí-las e criar formas a partir delas. O aluno ao utilizar o tangram desenvolve sua capacidade de visualização, de percepção espacial, de análise e criatividade. As atividades envolvendo o Tangram num ambiente virtual de aprendizagem , com os recursos tecnológicos da web 2.0 tornam o aprendizado mais prazeroso e significativo. A realização de atividades em ambiente virtual permite também a construção de múltiplos conhecimentos .
  6. 6. DISCIPLINA/ ANOS ENVOLVIDOS: Matemática / 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental RECURSOS TECNOLÓGICOS: Computadores com acesso a Internet e recursos da web 2.0 ( Blog, vídeos, slideshare, objetos de aprendizagem), software educativo GeoGebra , imagens gif.
  7. 7. METODOLOGIA E ATIVIDADES: Para desenvolver o projeto a turma será dividida em grupos de até 4 alunos. Cada grupo criará um Blog , onde deverá constar a identificação da turma, dos alunos e do professor. No Blog serão postadas as diversas tarefas e pesquisas realizadas. O projeto consiste em realizar diversas atividades envolvendo o Tangram utilizando os recursos da web 2.0. Os alunos farão uma pesquisa na web sobre o Tangram, pesquisando sobre a sua origem, suas características e propriedades. Nos sites indicados abaixo farão atividades manipulando as peças do Tangram construindo as mais diversas formas e figuras geométricas. Numa segunda etapa os alunos irão construir um Tangram usando os recursos do software GeoGebra , e formar com as peças do Tangram figuras geométricas gif (imagens animadas) que serão postadas no Blog. Após as atividades de reconhecimento e manipulação das figuras os alunos serão desafiados a construírem objetos de aprendizagem (vídeos e slides de apresentação ) com atividades utilizando o Tangram. Os objetos de aprendizagem serão postados no Blog. Terminada a tarefa os alunos farão um texto no Blog, relatando as dificuldades encontradas, como foi a experiência de lidar com as opiniões dos outros alunos, se teve a coordenação de algum aluno na tarefa, o aprendizado durante o processo ,etc As atividades propostas serão discutidas em fóruns com o professor orientador e demais alunos.
  8. 8. CRONOGRAMA: Para a execução do Projeto serão necessárias três semanas. A previsão é que se realize cada etapa em um pouco mais de uma semana. AVALIAÇÃO: A Avaliação acontecerá durante o desenvolvimento de todas as etapas do projeto, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes. O objetivo não é controlar ou qualificar os estudantes mas ajudá-los a progredirem na busca do conhecimento. O produto final, postado no Blog, também será avaliado para tomada de consciência do que foi aprendido, permitindo reconhecer se os alunos alcançaram o resultado esperado.
  9. 9. SITES E BIBLIOGRAFIA: http://www.geogebra.org/en/examples/pythagoras/pythagoras.html www.mallorcaweb.net/tangrampeces/applet/appletpeces.html www.fabricavirtual.lec.ufrgs/tangram.html www.rachacuca.com.br www.rived.mec.gov.br www.brasilescola.com www.sbempaulista.org.br http://pequenosmatematicos.v10.com.br/tangram_puzzle.html http://br.youtube.com/watch?v=kvkXpTzmUN4 Kaleff, Ana Maria Martensen Roland: Tópicos em Ensino da Geometria. UFF. Rio de Janeiro: 2008 GRAVINA, M. A. Geometria dinâmica: Uma Nova Abordagem para o Aprendizado da Geometria. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 1996, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte: SBC, 1996. p. 1-13. BRANDÃO, L.O.; ISOTANI, S. Uma ferramenta para ensino de geometria dinâmica na internet: i Geom. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 9., 2003, Campinas. Anais... Campinas:UNICAMP, 2003. p.1476-1487.

×