Forense Digital: foco na reação e investigação dos cibercrimes
     TechBiz Forense Digital possui soluções para lidar com...
roubo de propriedade intelectual, violações de sistemas, ataques em conexões de acesso
remoto. As ferramentas também são ú...
Assessoria de imprensa:
Roberta Maia – roberta.maia@techbiz.com.br
(21) 2113-9847/ 8789-9847
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

16 03 - institucional

464

Published on

Se a prevenção às ameaças digitais é considerada, nos dias de hoje, uma commodity no mundo empresarial – que investe pesadamente em antivírus, firewall, antispam, antispyware etc. – os esforços para detectar e reagir aos incidentes cibernéticos ainda precisam se intensificar, especialmente no Brasil.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
464
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

16 03 - institucional

  1. 1. Forense Digital: foco na reação e investigação dos cibercrimes TechBiz Forense Digital possui soluções para lidar com crimes como roubo de propriedade intelectual, pedofilia, fraudes financeiras, ataques a servidores etc. Se a prevenção às ameaças digitais é considerada, nos dias de hoje, uma commodity no mundo empresarial – que investe pesadamente em antivírus, firewall, antispam, antispyware etc. – os esforços para detectar e reagir aos incidentes cibernéticos ainda precisam se intensificar, especialmente no Brasil. De 2005 a 2009, o total de incidentes relatados ao Cert-BR (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) passou de 68 mil para mais de 358 mil. De 2008 para 2009, o crescimento foi de mais de 60%. Foi diante dessa necessidade que o Grupo TechBiz decidiu, há cinco anos, atender à uma demanda de seus próprios clientes da área de Segurança da Informação e dar um passo adiante, investindo na chamada Computação Forense. Surgia assim a TechBiz Forense Digital, empresa que possui sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo. “Antigamente, os clientes nos procuravam em busca de orientações sobre a Computação Forense. Hoje, eles já sabem que existem recursos para investigar os incidentes, que estão mais complexos, ocorrem em maior volume, mas que devem ser gerenciados pelos mesmos recursos humanos do passado”, diz o gerente de contas da TechBiz Forense Digital Rodrigo Antão. Funcionalidades Daí a importância de equipamentos poderosos, capazes de determinar com rapidez eventos que acontecem na rede; copiar Discos Rígidos de 60 gigabytes em menos de uma hora, para que a investigação não seja feita no original – o que poderia deturpar os dados –; ter uma única console para identificar ataques completos que envolvem mais de um equipamento eletrônico; recuperar dados deletados ou escondidos em computadores; analisar imagens e informações de celulares; entre muitas outras funcionalidades. O foco das investigações feitas com os hardwares e softwares de forense digital inclui fraudes financeiras, vazamento de dados confidenciais, crimes de pedofilia, bullying,
  2. 2. roubo de propriedade intelectual, violações de sistemas, ataques em conexões de acesso remoto. As ferramentas também são úteis para que as forças da lei analisem os inúmeros HD apreendidos em batidas policiais contra os mais diversos crimes, incluindo o tráfico de drogas. Não há infração cometida atualmente que não se relacione, de alguma forma, a um aparato tecnológico. O objetivo é garantir um verdadeiro aparato para que empresas e órgãos públicos evitem situações como a identificada pelo Relatório 2009 da Verizon, que analisou mais de 2.000 casos em quatro anos. Segundo o documento, em 49% dos casos os atacantes permaneceram sem detecção na rede interna da empresa por mais de um mês, situação que pode ser melhorada com os produtos e serviços ofertados pela Techbiz Forense Digital. “O que costuma acontecer é que do momento do ataque até a descoberta passam-se meses e os prejuízos são grandes. Ferramentas como o NexGen, da NetWitness, e o FraudView, da ArcSight dão, justamente, a visibilidade ao que está ocorrendo na rede”, diz o consultor Sandro Suffert, referindo-se a duas empresas internacionais parceiras da TechBiz Forense Digital. Ao todo, são mais de 13 parcerias em todo o mundo, como companhias americanas, francesas, suecas, que fornecem a melhor tecnologia de computação forense. Além dos produtos, a TechBiz oferece consultoria e treinamento na área. Sobre a TechBiz Forense Digital Maior companhia brasileira de reação ao cibercrime, a TechBiz Forense Digital é especializada no combate ao avanço das ameaças virtuais e na resposta a incidentes de segurança. A empresa oferece as melhores soluções na área de Computação Forense, desenvolvidas por um time seleto de parceiros internacionais. Em seu portfólio, estão diversos hardwares e softwares, baseados nas melhores práticas para aquisição, preservação, identificação, extração, restauração, análise e documentação da evidência digital. Além dos produtos, são oferecidos contratos de serviços completos para garantir a tranqüilidade de uma perfeita cadeia de custódia.
  3. 3. Assessoria de imprensa: Roberta Maia – roberta.maia@techbiz.com.br (21) 2113-9847/ 8789-9847

×