Your SlideShare is downloading. ×
0
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
PESQUISA SOBRE BARRAMENTO
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

PESQUISA SOBRE BARRAMENTO

5,503

Published on

Published in: Technology
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
5,503
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
170
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CURSO: GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORESDOCENTE: MARIA FERNANDA TRAVASSOSDISCENTE: OTAVIANO NUNES VIANA NETOMATÉRIA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTDORES
  • 2. PESQUISA SOBRE BARRAMENTOS
  • 3. TÓPICOS1. CONCEITOS2. A NECESSIDADE DE NORMALIZAÇÃO3. OS PRIMEIROS BARRAMENTOS4. BARRAMENTO USB (UNIVERSAL SERIAL BUS)5. IBM PERSONAL SYSTEM/2 (PS2)6. CONCLUSÕES
  • 4. CONCEITOS O que é um barramento?Um barramento é apenas um “caminho” através do qualdados viajam num computador. Esse caminho é usadopara comunicação entre dois ou mais elementos docomputador. Existem vários tipos de barramentos: Barramento do processador Barramento de endereços Barramento de entrada/saída Barramento de memória
  • 5.  No entanto, quando nos referimos ao “barramento“ de um computador pretendemos quase sempre referir o Barramento de entrada/saída, o qual também é designado por “slots de expansão”. Este é o principal Barramento do sistema e é através do qual a maior parte dos dados circula, tendo como origem ou como destino, dispositivos como os drives, impressoras ou o sistema de vídeo. Sendo este último o mais exigente em termos de recursos.
  • 6. 1.1. O Barramento do Processador O Barramento do processador é o caminho através do qual o CPU comunica com o chip de suporte conhecido como “Chipset” nos sistemas mais recentes. Este barramento é usado para transferir dados entre o CPU e a memória Cache, por exemplo.
  • 7. 1.2. O Barramento da Memória O Barramento da Memória é usado para transferir informação entre o CPU e a memória principal do sistema. Este barramento pode ser parte integrante do processador ou na maioria dos casos implementado separadamente com auxílio de um chipset dedicado.
  • 8. 1.3. Barramento de endereços (address bus) - este tipo de barramento transporta valores que indicam a localização dos dados ou dispositivos de E/S etc.
  • 9. 1.4. Tipos de Barramentos: Basicamente existem dois:1. Barramento externo - interliga os diversoscomponentes de um sistema computacional tais comoUCP, ou CPU, memória, unidades de entrada/saída etc.2. Barramento interno - interliga elementos no interiorde um componente (pastilha), como, por exemplo, osregistradores, ou registros, de um microprocessador.
  • 10. A NECESSIDADE DE NORMALIZAÇÃOSlots de Expansão Os slots do Barramento de entrada/saída permitem ao CPU comunicar com os periféricos. O barramento e os respectivos slots de expansão são necessários porque os sistemas têm de se adaptar às necessidades de evolução. Possibilitam assim que se adicionem dispositivos ao computador para aumentar as suas capacidades. Como exemplos, temos as placas de som ou vídeo e mesmo dispositivos mais específicos como placas de rede ou placas SCSI. Nos computadores atuais alguns dispositivos como o controlador IDE, portas série e porta paralela estão integradas na placa-mãe. Alguns mais recentes surgiram com placas-mãe com mais dispositivos integrados, tais como porta de mouse e teclado, controlador gráfico e de som, adaptador de rede e modem. Mas mesmo estes controladores e portas usam sempre o barramento de entrada/saída para comunicar com o CPU. Na essência, mesmo estando integrados, eles funcionam como se fossem placas encaixadas nos slots do sistema.
  • 11. Podemos identificar diferentes tipos de barramentos de entrada/saída pelasua arquitetura. Os principais tipos de arquitetura são: - ISA (8 e 16 bits)– Industry Standard Architecture - MCA – Micro Channel Architecture - EISA – Extended Industry Standard Architecture - VESA Local Bus - Video Electronics Standards - AMR (Audio Modem Riser) - PCI – Peripheral Component Interconnect - PCI Express - PC Card (ex PCMCIA) - AGP - Accelerated Graphics Port - USB – Universal Serial Bus - PS/2 (Personal System/2) - IrDA (Infrared Data Association) - FireWire – IEEE 1394
  • 12. O Barramento ISA de 16 bits Em 1984 foi lançado o IBM PC/AT com o processador 286 com um barramento de dados de 16 bits, permitindo que as comunicação entre o processador e a placa-mãe ou a memória tenha 16 bits de largura em vez dos anteriores 8 bits. Embora este processador possa ser instalado numa placa-mãe com um barramento de entrada/saída de apenas 8 bits, isso significaria um grande desperdício de velocidade em qualquer placa ou dispositivo ligado a esse barramento.
  • 13. O Barramento ISA de 16 bits
  • 14. Barramento PCI (Peripheral ComponentInterconnect) A Intel resolveu criar o seu próprio padrão de barramento de periféricos: o PCI. Este simplesmente "matou” os barramentos EISA e VLB ainda que alguns destes continuem sendo utilizados para manter compatibilidade com periféricos antigos e que sejam lentos, como a placa de som e a interface fax modem entre outras.
  • 15. Barramento PCI (Peripheral ComponentInterconnect)
  • 16. . Barramento PCI Express PCI Express (também conhecido como PCIe ou PCI - EX) é o padrão de slots para placas de expansão utilizadas em PCs. criada pela Intel. Introduzido pela Intel em 2004, o PCI Express foi concebido para substituir os padrões AGP e PCI. Sua velocidade vai de 1x até 32x (sendo que atualmente só existe disponível até 16x). Mesmo a versão 1x consegue ser seis vezes mais rápido que o PCI tradicional. No caso das placas de vídeo, um slot PCI Express 16x é duas vezes mais rápido que um AGP 8x. Isto é possível graças a sua tecnologia, que conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexões seriais para transferência de dados.
  • 17. Barramento PCI Express
  • 18. Barramento AGP O AGP (Acccleratcd Graphics Port) é um barramento de dados para aplicações gráficas em 3D e vídeos full- motion desenvolvido para a plataforma PC. Abre-se, então, uma nova expectativa para os usuários fascinados pelos recursos de vídeo e gráficos 3D antes só disponíveis nas workstations. A Intel dês envolveu o AGP de forma a aproveitar todo o potencial do seu processador Pentium II.
  • 19. Barramento AGP
  • 20. BARRAMENTO USB (UNIVERSALSERIAL BUS) O USB é uma idéia fantástica para o PC: um barramento para periféricos onde, através de um único plug na placa-mãe, todos os periféricos externos podem ser encaixados - podem conectar-se até 127 dispositivos diferentes ao barramento USB.
  • 21. BARRAMENTO USB (UNIVERSALSERIAL BUS)
  • 22. . IBM PERSONAL SYSTEM/2 Personal System/2 ou PS/2 foi um sistema de computador pessoal criado pela IBM em 1987 com um conjunto de interfaces próprias. Um "computador PS/2" tinhas inúmeras vantagens em relação ao PC tradicional, como equipamento (hardware) homologado e todos os drivers escritos pela IBM e um sistema operacional próprio rodando nele o OS/2.
  • 23. Portas PS/2 Os conectores PS2 são usados até hoje em PCs modernos desafiando a praticidade do USB. Placa- mães, mouses e teclados usam esta interface por ocuparem menos espaço e liberar as conexões USB para periféricos. Em 1997 foram definidas cores para os padrões de entrada/saída dos PCs e os conectores PS2 ganharam as cores lilás para teclado e verde para mouse.
  • 24. Portas PS/2
  • 25. BARRAMENTO IRDA (INFRAREDDEVELOPERS ASSOCIATION) O IrDA é um barramento sem fios: a comunicação é feita através de luz infravermelha da mesma forma que ocorre na comunicação do clássico controle remoto do televisor – podem ter-se até 126 periféricos IrDA “conversando” com uma mesma porta. E muito comum notebooks com uma porta lrDA; podemos, assim, transferir arquivos de um notebook para outro (ou mesmo para um micro desktop) sem a necessidade de cabos ou imprimir em uma impressora com porta IrDA sem a necessidade de cabos.
  • 26. BARRAMENTO IRDA (INFRAREDDEVELOPERS ASSOCIATION)
  • 27. CONCLUSÕES Os barramentos são um componente relativamente estável, nesta área em constante revolução. Em quase vinte anos da história do PC, existiram numerosos barramentos, mas a opção pela retrocompatibilidade com os dispositivos já instalados garantiu uma suave evolução. Podemos praticamente afirmar que só existiram duas grandes normas: ISA e PCI, sendo o VLBus uma tecnologia de transição entre elas e o AGP a natural evolução do PCI. Esta política deverá ser continuada no futuro, pois já se fala em slots PCI-X e AGP PRO (ambas compatíveis com as placas existentes).

×