Aula 3 oração sem sujeito 7°ano_1°p

  • 8,340 views
Uploaded on

 

More in: Education , Technology , Travel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
8,340
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
59
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Oração sem sujeito Integração Sala de Multimídia / Português_7°ano_1°p
  • 2. Para entendermos o que é, de fato, oração sem sujeito, vamos ler os poema de Armênio Vieira, escritor  africano  de  Cabo Verde.
  • 3. Como meio de construir suas reflexões existenciais acerca do mundo, o eu lírico enumera as coisas que estão à sua volta: torneira, relógio, candelabro, descalabro, boticário etc. Para enumerar esses objetos, muitas delas compondo um mundo absurdo, surreal, o eu lírico se vale de uma estrutura recorrente: "Há uma torneira...", "há um relógio...","há um veneno..." etc. Nessas frases, o verbo HAVER é impessoal, ou seja, é do tipo que não apresenta sujeito  e é empregado apenas na 3ª pessoa do singular. Portanto... oração sem sujeito é aquela em que a declaração expressa pelo predicado NÃO é atribuída a nenhum ser, jamais.  
  • 4. VERBOS IMPESSOAIS Os verbos impessoais apresentam-se SEMPRE na terceira pessoa do singular. Eis os principais: - Os que indicam fenômeno da natureza: chover, trovejar, nevar, gear, ventar,anoitecer, relampejar, fazer (frio, calor), entardecer etc.   ex.: Escureceu cedo hoje.        Choveu muito nesses dias. Faz frio.
  • 5. - O verbo haver com sentido de "existir" ou "acontecer'. ex.: Havia objetos sobre a mesa.        Há uma menina chorando lá fora.       Houve um acidente horrível no feriado passado.   - Os verbos fazer, haver e ir, na indicação de tempo decorrido. ex.: Havia (fazia) horas que esperava o ônibus.        Fazia três dias que não nos falávamos.       Vai para três dias que não falo com ela.
  • 6. - O verbo ser,  indicando tempo.   ex.: São três horas.        Era a estação das chuvas.         É uma hora.     NO ALVO DA ESCRITA    Com o verbo "existir" há sujeito, concordando em número e pessoa. ex.: Existem flores no jardim. /  Flores existem no jardim. (sujeito simples = flores)
  • 7. Existe algum problema aqui?  / Algum problema existe aqui? (sujeito simples = algum problema) ATENÇÃO Se os verbos que indicam fenômenos da natureza forem usados em sentido figurado, deixarão de ser impessoais e passarão a ter sujeito.   ex.: Choveram críticas quando o autor saiu do palco. (sujeito simples = críticas)        A velha saiu da sala trovejando insultos. (sujeito simples = a velha)