Aula 3  oração sem sujeito 7°ano_1°p
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula 3 oração sem sujeito 7°ano_1°p

on

  • 8,650 views

 

Statistics

Views

Total Views
8,650
Views on SlideShare
3,839
Embed Views
4,811

Actions

Likes
0
Downloads
57
Comments
0

4 Embeds 4,811

http://soatividades.webnode.com.br 4775
http://cms.soatividades.webnode.com.br 31
http://www.google.com.br 3
http://m.soatividades.webnode.com.br 2

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula 3  oração sem sujeito 7°ano_1°p Aula 3 oração sem sujeito 7°ano_1°p Presentation Transcript

  • Oração sem sujeito Integração Sala de Multimídia / Português_7°ano_1°p
  • Para entendermos o que é, de fato, oração sem sujeito, vamos ler os poema de Armênio Vieira, escritor  africano  de  Cabo Verde.
  • Como meio de construir suas reflexões existenciais acerca do mundo, o eu lírico enumera as coisas que estão à sua volta: torneira, relógio, candelabro, descalabro, boticário etc. Para enumerar esses objetos, muitas delas compondo um mundo absurdo, surreal, o eu lírico se vale de uma estrutura recorrente: "Há uma torneira...", "há um relógio...","há um veneno..." etc. Nessas frases, o verbo HAVER é impessoal, ou seja, é do tipo que não apresenta sujeito  e é empregado apenas na 3ª pessoa do singular. Portanto... oração sem sujeito é aquela em que a declaração expressa pelo predicado NÃO é atribuída a nenhum ser, jamais.  
  • VERBOS IMPESSOAIS Os verbos impessoais apresentam-se SEMPRE na terceira pessoa do singular. Eis os principais: - Os que indicam fenômeno da natureza: chover, trovejar, nevar, gear, ventar,anoitecer, relampejar, fazer (frio, calor), entardecer etc.   ex.: Escureceu cedo hoje.        Choveu muito nesses dias. Faz frio.
  • - O verbo haver com sentido de "existir" ou "acontecer'. ex.: Havia objetos sobre a mesa.        Há uma menina chorando lá fora.       Houve um acidente horrível no feriado passado.   - Os verbos fazer, haver e ir, na indicação de tempo decorrido. ex.: Havia (fazia) horas que esperava o ônibus.        Fazia três dias que não nos falávamos.       Vai para três dias que não falo com ela.
  • - O verbo ser,  indicando tempo.   ex.: São três horas.        Era a estação das chuvas.         É uma hora.     NO ALVO DA ESCRITA    Com o verbo "existir" há sujeito, concordando em número e pessoa. ex.: Existem flores no jardim. /  Flores existem no jardim. (sujeito simples = flores)
  • Existe algum problema aqui?  / Algum problema existe aqui? (sujeito simples = algum problema) ATENÇÃO Se os verbos que indicam fenômenos da natureza forem usados em sentido figurado, deixarão de ser impessoais e passarão a ter sujeito.   ex.: Choveram críticas quando o autor saiu do palco. (sujeito simples = críticas)        A velha saiu da sala trovejando insultos. (sujeito simples = a velha)