Aula 2 sujeito e predicado 7°ano_1°p
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
17,293
On Slideshare
12,337
From Embeds
4,956
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
149
Comments
0
Likes
1

Embeds 4,956

http://soatividades.webnode.com.br 4,937
http://cms.soatividades.webnode.com.br 17
http://m.soatividades.webnode.com.br 2

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  
  • 2. Sujeito Predicado Frase Oração Período
  • 3.     ex.: Socorro!!! /  Escureceu. /  Que pena! / Ele sabia de tudo . Frase é um conjunto organizado de palavras com sentido. As frases podem ser: nominais (sem verbo) verbal (com verbo) Oração é a frase que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. ex.: Ele é um homem de bem. Período corresponde ao número de verbos ou de locuções verbais, ou seja, de uma ou mais orações. O período inicia-se com letra maiúscula e termina com ponto final, de exclamação, de interrogação ou reticências.
  • 4. Os períodos podem ser formados por apenas uma oração, denominado período simples ou podem ser formados por mais de uma oração, denominado período composto.             ex.: Fui ao cinema.  (período simples = UMA oração)                 Fui ao cinema, mas perdi a sessão. ( período composto = DUAS orações)
  • 5.
    • OS  CONSTITUINTES
    • BÁSICOS DE UMA ORAÇÃO
  • 6. Sujeito é o tema do que se vai comunicar; o ser sobre "quem" ou "o quê" se declara algo.  Na língua portuguesa, entre o verbo que forma o predicado e o sujeito estabelece-se uma relação de concordância em número e pessoa. ex.:   Eu   (sujeito) comi gulosamente macarrão.
  • 7. Predicado é o outro termo essencial de uma oração em língua portuguesa; trata-se de uma informação propriamente dita (tanto numa oração sem sujeito "Faz calor."  quanto numa oração que apresenta sujeito, como "O menino caiu."). ex.:   Eu  / comi gulosamente macarrão.  (= predicado formado por três palavras).                  Eu / saí . (= predicado formado por somente uma palavra (=verbo).
  • 8.     Mesmo considerando que o predicado é tudo o que se atribui ao sujeito, numa análise mais atenta  perceberemos  que ele é formado por palavras que se relacionam  diretamente com o sujeito (é o núcleo) e outras que se relacionam, direta ou indiretamente, ao verbo que forma o predicado.  
  • 9. TIPOS DE SUJEITO
  • 10. Sujeito simples - é aquele que tem um ÚNICO núcleo, isto é, que apresenta uma ÚNICA palavra relacionada diretamente ao verbo. ex.: A  menina   sorriu.         Ela   sorriu.   Elas sorriram.         Os  dois   choraram sem motivo.           Alguém roubou a minha fala nesse episódio.         Amar faz bem. (O amar faz bem.)         A  plateia  estava deslumbrante. Trocando em miúdos: o  núcleo do sujeito é representado APENAS por um substantivo, ou pronome substantivo, ou numeral substantivo ou por uma palavra substantivada. Veja:
  • 11. Sujeito composto - é aquele que apresenta mais de um NÚCLEO , isto é, mais de uma palavra diretamente relacionada com o  verbo . ex.: Romeu e Julieta fizeram juras de amor eterno.         Ela e eu somos muito parecidos.     Os morangos e as uvas ajudam a combater os radicais livres. Sujeito desinencial (ou elíptico) - é aquele que não vem expresso "de cara" na oração, mas  é facilmente identificado pela desinência do verbo (ou verbal). Por ele  não estar explícito (=escondido, oculto), dizemos que é desinencial por ser identificado pela desinência verbal .           ex.:  ( ? )  Viajarei sozinha para Lisboa.                  ( ? )  Tens trabalhado mais do que o normal , não é mesmo?
  • 12. Quando o sujeito for desinencial, a oração começa direto pelo predicado. ATENÇÃO: