Your SlideShare is downloading. ×
Plano de ação 2011
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Plano de ação 2011

2,630
views

Published on

Published in: Technology, Travel

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,630
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
42
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PLANO DE AÇÃO 2011 Trilhando “C@minhos Digitais”
  • 2. GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO C.E. ARY PARREIRAS – LAJE DO MURIAÉ LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA   OTS: NATALINA DUTRA MACEDO DE ARAÚJO SILVANA DE FREITAS GOULART  
  • 3. PLANO DE AÇÃO 2011 Trilhando “C@minhos Digitais” Laboratório de Informática Educativa Colégio Estadual Ary Parreiras Orientadoras Tecnológicas Tataia e Silvana
  • 4. PLANO DE AÇÃO 2011   TÍTULO : Trilhando “C@minhos Digitais”     "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)    
  • 5. I- Dados da Escola: Fundado em 25 de abril de 1934, o C. E. Ary Parreiras está localizado na Praça 1º de Maio, nº 53 em Laje do Muriaé – RJ, e atende alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio, divididos em três turnos.  
  • 6. II- Justificativa:   O desafio da atualidade é como inserir na escola um sistema de comunicação que contemple ao mesmo tempo experiências culturais e as novas tecnologias da informação e da comunicação, ou seja, um espaço educacional que contribua para a inserção de novas práticas educacionais, adequando o ensino aprendizagem a incorporação das novas tecnologias. Sendo assim, propomos contribuir para que alunos e professores utilizem a informática como apoio pedagógico em suas atividades escolares, qualificando-os para um manuseio prático, mesclado com conhecimentos teóricos, através de oficinas de suporte pedagógico descritas neste plano de ação. Além das oficinas e projetos, fazem parte da proposta de trabalho do LIED o atendimento a comunidade escolar, orientando pesquisas, trabalhos e aulas com o uso das TICs.  
  • 7. III- Objetivo Geral: Oportunizar alunos e professores, enfim, toda a comunidade escolar, a aprender e utilizar os recursos tecnológicos digitais para a informatização do processo ensino- aprendizagem.  
  • 8. IV- Objetivos específicos:   - Desenvolver oficinas de capacitação para professores e alunos mesclando teoria e prática. - Motivar e capacitar os professores para que utilizem o laboratório de informática com seus alunos. - Orientar os alunos em seus trabalhos de pesquisa e digitação. - Participar da elaboração e execução dos projetos pedagógicos da escola.
  • 9. -Manter o laboratório organizado, disponibilizando softwares e o bom funcionamento dos computadores. - Despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos sadios disponibilizados pela internet. - Divulgar as atividades promovidas pela escola no blog. - Incentivar e auxiliar os professores para utilização dos blogs em suas aulas. - Ampliar a expressão escrita e oral, bem como a criatividade, com o uso dos recursos da web.  
  • 10. V- Atividades/cronograma: C.E. Ary Parreiras-2011 Laboratório de Informática Orientadores: Silvana e Tataia
  • 11. Fevereiro a dezembro Suporte técnico pedagógico com orientação em trabalhos, pesquisas, aulas e projetos. Alunos e professores do CEAP e de outras escolas do município; comunidade. Ano letivo de 2011 Atendimento aos alunos, professores e comunidade interna e externa Fevereiro a Dezembro Maio Junho e Julho Agosto Setembro Julho e agosto Oficina de BRoffice Writer e Word Oficina de Blog (prof.comunidade escolar) Oficina de Power Point (alunos) Excel (alunos) Movie maker ( professores e alunos) Professores Alunos e Comunidade Escolar Alunos do 9º ano e do Projeto Autonomia( Parceria com o SESI) Ano letivo de 2011 40 horas Projeto C@minhos Digitais Aprenda a Clicar Período Atividades desenvolvidas Clientela Duração Ações
  • 12. VI- Avaliação: Será feita observando-se o crescimento da valorização e uso dos recursos tecnológicos educacionais por parte da comunidade escolar.
  • 13. Oficinas
  • 14. Silvana – Oficina de BrOffice Writer e Word Tataia - Oficina de Power Point
  • 15.  
  • 16.