Apresentação ead ad2 tania helen elisângela

708 views
626 views

Published on

AD2 da disciplina EAD
Pólo Maracanã
Tania Loos, Helen Cristina e Maria Elisângela

Published in: Education, Travel, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
708
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação ead ad2 tania helen elisângela

  1. 1. <ul><li>UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO </li></ul><ul><li>AD2 – DISCIPLINA EAD </li></ul><ul><li>EAD: ANTES E DEPOIS DA CIBERCULTURA </li></ul><ul><li>(Texto 1 – Lucila Pesce) </li></ul><ul><li>Coordenador: Professor Dr. Marco Silva </li></ul><ul><li>Tutora: Eunice de Castro </li></ul><ul><li>Rio de Janeiro/RJ </li></ul><ul><li>2011/1 </li></ul>
  2. 2. HELEN CRISTINA MARIA ELISÂNGELA TANIA LOOS
  3. 3. <ul><li>A primeira armadilha do cotidiano escolar é acharmos que podemos transformar a escola sem transformarmos a nós mesmos e ao nosso modo de pensar sobre ela. É preciso coragem para percebermos que muito da transformação passa pela revisão de nossa forma de pensar, sentir e fazer educação. </li></ul><ul><li>(Barcellos, Carlos Alberto – Cotidiano e Escola, razões para fazer e sonhar) </li></ul>
  4. 4. <ul><li>UMA RETROSPECTIVA </li></ul>
  5. 5. 40 C A R T A 60 R Á D I O 70 R Á D I O 90 TV CD DVD 2000 I N T E R N E T SÉC.XXI WEB 2
  6. 6. CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA ESCOLA PIONEIRA, NO BRASIL, A DESENVOLVER A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. FUNDADO EM 1939, POR UM IMIGRANTE HÚNGARO. MATERIAL: APOSTILAS E UM KIT PARA CONSTRUÇÃO DE RÁDIO CASEIRO.
  7. 7. CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. FUNDADO EM 1941, ALAVANCOU VÁRIOS CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA. CARACTERIZOU-SE PELA PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO, PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES E SUPLETIVO.
  8. 8. SERVIÇO DE RÁDIO DIFUSÃO MEB MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE IGREJA CATÓLICA E GOVERNO FEDERAL UTILIZARAM O SISTEMA RÁDIO-EDUCATIVO PARA O CUMPRIMENTO DE SUAS FINALIDADES: EDUCAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, POLITIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SINDICALISTA.
  9. 9. SERVIÇO DE RÁDIO DIFUSÃO PROJETO MINERVA O GOVERNO FEDERAL LANÇA O PROJETO MINERVA, DIRECIONADO PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS. EM CONFORMIDADE COM O CONTEXTO DA ÉPOCA TODAS AS EMISSORAS DO PAÍS ERAM OBRIGADAS A TRANSMITIR SUA PROGRAMAÇÃO. USO DE CARTILHAS COMO MEIO AUXILIAR NO APRENDIZADO
  10. 10. USO DAS MÍDIAS DE MASSA COMO A TELEVISÃO, RÁDIO, CD E DVD TELECURSO PREDOMINÂNCIA DO USO DAS MÍDIAS DE MASSA. ABORDAGEM INSTRUCIONISTA. SUPORTE AO ALUNO ATRAVÉS DE MATERIAIS AUTOINSTRUCIONAIS E, EVENTUALMENTE, INTERAÇÃO COM A EQUIPE DE FORMAÇÃO. COMUNICAÇÃO SÍNCRONA, SEM POSSIBILIDADE DE TROCAS.
  11. 11. USO DA INTERNET AVANÇO TECNOLÓGICO NA MODALIDADE EAD USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA ELIMINAÇÃO DO TEMPO FIXO MELHORANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO. CRIAÇÃO DE NOVOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, PORÉM SEM A VIVÊNCIA DO CONCEITO DE CO-AUTORIA.
  12. 12. O QUE MUDA COM A CIBERCULTURA ? COMUNICAÇÃO DE MÚLTIPLAS VIAS. SUPERAÇÃO DOS LIMITES DE TEMPO E ESPAÇO. ARQUITETURA EM REDE COM DESENHO INTERTEXTUAL, HIPERMIDIÁTICO, DIALÓGICO. CRIAÇÃO DO CONCEITO DE CO-AUTORIA. O USUÁRIO É AO MESMO TEMPO PRODUTOR E DESENVOLVEDOR DE CONTEÚDOS. CONJUGAÇÃO DE DIVERSAS FERRAMENTAS .
  13. 13. O DESAFIO COMUNICACIONAL ESTABELECENDO A INTERATIVIDADE POTENCIALIZAÇÃO DAS FORMAS DE PUBLICAR, COMPARTILHAR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES. AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE INTERAÇÃO, COM MELHOR PERFORMANCE COMUNICACIONAL. TUTOR NO AVA = MEDIADOR NA REDE DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM MULTIDIRECIONAL, ATRAVÉS DE DIFERENTES MEIOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS.
  14. 14. CIBERCULTURA E EAD EDUCAÇÃO ONLINE CONECTADOS ÀS DIVERSAS REDES, A CIBERCULTURA NOS ENSINA A CONVIVER, DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA ACEITAR A DIVERSIDADE, RESPEITAR AS DIFERENÇAS E ESTABELECER RELAÇÕES CORDIAIS CONVERGINDO PARA UMA EAD DE EXCELÊNCIA.
  15. 15. CIBERCULTURA E SUAS POTENCIALIDADES EM EAD A EDUCAÇÃO ONLINE Novo desenho curricular e nova arquitetura do AVA. Vínculos entre os diferentes atores de diversas culturas. Trabalhar com as diferentes dimensões da linguagem. Interação, cooperação e co-autoria. Formação de comunidades de aprendizagem.
  16. 16. CIBERCULTURA E SUAS POTENCIALIDADES EM EAD O MAIOR DESAFIO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA É ROMPER COM AS LACUNAS E DESIGUALDADES NUM PAÍS FRAGMENTADO COMO O NOSSO BRASIL.
  17. 17. BIBLIOGRAFIA SALTO PARA O FUTURO TV ESCOLA – CIBERCULTURA: O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO. TEXTOS. PESCE, Lucila – EAD: Antes e depois da cibercultura. Sites consultados: www.wikipedia.org www.cederj.edu.com www.youtube.com Imagens: Diversos autores disponíveis na WEB na WEB

×