Sequencia didática

  • 6,382 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
6,382
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
47
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Alfabetização e Linguagem – PRÓ Letramento
  • 2. Pré-Escolar Municipal Fada EncantadaCursista: Suzana Alves AraújoOrientadora: Amanda Teixeira Leite CôrteClientela: Educação InfantilÁrea do Conhecimento: Língua Portuguesa – Alfabetização e Linguagem
  • 3. Karen Katafieasz (2006) afirmaque “Todo dia você tem aoportunidade de oferecer aos alunoso mundo, experiências e umconhecimento que transforma avida. Aprecie as possibilidades.” E amúsica é uma delas.
  • 4.  A presença da música na educação é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto- estima. Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. Alunos de Educação Infantil se expressam com mais facilidade através da comunicação oral, portanto, apresentaremos a situação desta sequência didática numa rodinha de conversa, onde tentaremos com utilização de linguagem adequada expor o que pretendemos fazer junto com eles.
  • 5.  Nesta etapa comunicaremos aos alunos que iremos trabalhar com o gênero, música. Faremos alguns questionamentos sobre o tema, como: o que é música? Vocês já ouviram uma música? Onde? Conhece alguma letra de cor? Sabe cantar? Esta atividade nos permitirá avaliar as capacidades, as possibilidades e as dificuldades da turma, facilitando o norteamento e ajustamento das atividades e exercícios a serem propostos na nossa Sequência Didática.
  • 6.  A exposição inicial que colocaremos para os alunos do gênero textual música será através dos recursos tecnológicos CD e aparelho de som. Escolheremos o repertório a ser trabalhado a partir da primeira produção realizada com a turma. Ouviremos e em seguida cantaremos a melodia.
  • 7.  Após o primeiro contato, traremos para a sala um cartaz com a letra completa da música a ser trabalhada em cada semana. Neste recurso exploraremos o título, letra inicial e final, tamanho da música, rimas e melodia. A mesma letra será impressa em tamanho apropriado para os cadernos, e as crianças terão a oportunidade de levar para casa e pesquisarem juntamente com seus familiares outras formas de cantarem e até mesmo aumentarem o repertório de cada um com as informações a serem adquiridas.
  • 8.  Realizaremos junto com as crianças um mural de gravuras com o tema de uma das músicas. A música será: “A árvore da montanha”, exploraremos todos os passos descritos no módulo 2 e ainda acrescentaremos a confecção de um painel ilustrativo onde trabalharemos as partes de uma árvore montando um quebra cabeça.
  • 9.  Todas as músicas serão confeccionadas em cartazes e impressas para cada aluno, após ler, cantar e identificar as principais características do gênero, as crianças ilustrarão o tema central e também resolverão algumas atividades de interpretação e escrita. Realizarão também trabalhos artísticos com colagem, pintura e confecção de brinquedos de sucata.
  • 10.  Com o objetivo de promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo motivando e integrando as crianças através da música desenvolveremos essa sequência didática. A publicação final dos resultados será realizada em um evento de culminância através de um musical com uma das canções trabalhadas e escolhida pela turma. Os alunos farão a encenação teatral e cantarão a música na presença de toda comunidade escolar. Este momento servirá também para avaliarmos todos os aspectos trabalhados durante a sequência.
  • 11. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil -. Conhecimento de Mundo. Brasília, MEC/SEF 1998.BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Brasília, MEC/SEF, 1997.BRITO, Teca de Alencar, Música na Educação Infantil. 1998.CURY. Augusto Jorge, 1958-Pais Brilhantes, Professores Fascinantes /Augusto Cury, - Rio de Janeiro: Sextante. 2003. Disponível em: http://files.verbodownload.webnode.com/200000063-eef71eff09/Augusto%20J.Cury%20- %20Pais%20brilhantes,%20professores%20fascinantes.pdf acesso em 15 de novembro de 2012.GONÇALVES, Adriana Rodrigues, SIQUEIRA,Geyza Mara, SANCHES,Thiago Palma, A Importância da Música na Educação Infantil com Crianças de 5anos - Lins/ SP 2009. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC17041175855.pdf acesso em 15 de novembro de 2012.KATAFIASZ, Karen (2006). Terapia do Professor. 12ª Ed. São Paulo (série terapia).MIRANDA, M. I. (2000). Crianças com Problemas de Aprendizagem na Alfabetização -Contribuições da teoria piagetiana. Araraquara: J.M. Editora.______. (2005). Projeto de Intervenção Escolar para Alunos com Problemas de Aprendizagem na Alfabetização: construção, implementação e resultados. 2005. 165 f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo.