Aula europa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
3,556
On Slideshare
1,543
From Embeds
2,013
Number of Embeds
10

Actions

Shares
Downloads
37
Comments
0
Likes
0

Embeds 2,013

http://umolharpelageografia.blogspot.pt 1,899
http://www.umolharpelageografia.blogspot.pt 67
http://umolharpelageografia.blogspot.com.br 21
http://umolharpelageografia.blogspot.com 13
http://www.blogger.com 5
http://umolharpelageografia.blogspot.fr 4
http://umolharpelageografia.blogspot.de 1
http://umolharpelageografia.blogspot.ru 1
http://umolharpelageografia.blogspot.it 1
http://webcache.googleusercontent.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Europa
  • 2. SÉRVIA, MONTENEGRO, KOSOVOPodgorica Pristinaa
  • 3. Os “cinco mais” da Europa Países totalmente europeus com mais população
  • 4. Os Espaços Geográficos da Europa
  • 5. As últimas alterações de fronteiras na EuropaPortugal é um dos paíseseuropeus mais antigos.A fronteira com Espanharegistou poucas alterações aolongo do tempo.O mesmo não se poderá dizerde outros países cujasfronteiras se alteraram naúltima década do século XX.Estas alterações forammotivadas por transformaçõespolíticas, económicas e sociais,mas também por conflitosétnicos que conduziram, emalguns casos a situações deguerra, como na ex-Jugoslávia.
  • 6. Os “microestados” europeus
  • 7. A União Europeia
  • 8. O que é a União Europeia? Em 1957, alguns países europeus decidiram unir-se e fundar o que hoje chamamos “ UNIÃO EUROPEIA”. Ao longo dos anos foram-se juntando outros países, tornando-se a UE num importante grupo económico. Atualmente, a UE é composta por 27 países que decidiram definir em conjunto o seu futuro.
  • 9. Principais objetivos da UE Apesar da diversidade das suas culturas, dos seus costumes e das suas experiências, os povos europeus têm como objetivos: - a vontade de viver em paz; - desempenhar um papel na política mundial; - melhorar as condições de vida e de trabalho na UNIÃO; - a cooperação entre países mais e menos desenvolvidos na Europa e no Mundo.
  • 10. Os fundadores da U.E. Jean Monnet (1888-1979) Robert Schuman (1886-1963) -Inspiradores da famosa «declaração Schuman» de 9 de Maio de 1950, que conduziu à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, considerada o antecedente da União Europeia. "Não coligamos Estados, unimos homens"
  • 11. Etapas da construção da União Europeia1951 – Tratado de Paris – 1973 – Adesão do Reino Unido,CECA (Comunidade Dinamarca, IrlandaEuropeia do Carvão e doAço). 1981 – Adesão da Grécia1957 – Tratado de Roma 1986 – Adesão de Portugal e Espanha– CEE (ComunidadeEconómica Europeia) e 1992 – Tratado de Maastricht (a CEE deuCEEA (Comunidade origem à UE)Europeia da EnergiaAtómica). 1995 – Adesão da Áustria, Suécia e FinlândiaAssinados pelos PaísesFundadores: 2004 – Adesão da Polónia, RepúblicaBélgica, Holanda, Checa, Hungria, Eslováquia, Eslovénia,Luxemburgo, Alemanha, Estónia, Letónia, Lituânia, Chipre e MaltaFrança e Itália 2007 – Adesão da Bulgária e Roménia
  • 12. Os símbolos da União EuropeiaOs principais símbolos da UE são: - a bandeira; - o hino; - a moeda. Na bandeira da UE figuram 12 estrelas douradas, dispostas em forma de círculo, sobre um fundo azul, representando a união dos povos da Europa. As 12 estrelas que aparecem na bandeira simbolizam a perfeição, a plenitude e a unidade (os doze apóstolos, as doze Tábuas da Lei de Roma), não representando, ao contrário do que muitos pensam, os Estados-Membros e, por isso o seu número é invariável.
  • 13. O hino A música é extraída da 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823. O hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa. Em 1985, foi adoptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia.
  • 14. O €uro O euro é a moeda utilizada em grande parte dos países da UE, desde janeiro de 2002, que veio substituir as moedas usadas anteriormente (em Portugal, a moeda utilizada era o escudo). O símbolo do euro é €. No ano de entrada da moeda única, dos quinze países que constituíam a União Europeia, apenas o Reino Unido, a Dinamarca e a Suécia ainda não quiseram aderir ao EURO.
  • 15. As instituições da União Europeia  Parlamento Europeu,  Conselho da União Europeia,  Comissão Europeia,  Banco Central Europeu,  Tribunal de Justiça,  Tribunal de Contas.
  • 16. Próxima adesão à UE (julho 2013) Croácia Capital: Zagreb
  • 17. Países candidatos à UE Turquia Islândia Montenegro Macedónia
  • 18. .... Aspetos práticos da União Europeia• Se quiseres viajar dentro da União Europeia, não precisas de apresentarpassaporte.• Um português que resida, por exemplo em França, pode votar e ser eleito paraos órgãos do poder local.• Muitas obras públicas construídas em Portugal têm sido financiadas, em parte,por fundos comunitários.• Se viajares para outro país da União Europeia que já tenha adotado o euro nãoprecisas de trocar o dinheiro, nem te habituares a outra moeda.
  • 19. Cidadania Europeia Apenas é necessário ter nacionalidade de qualquer país da U.E. Concede alguns direitos: o direito da liberdade de movimento e residência em qualquer país membro da União e obter um posto de trabalho; o direito de voto e o direito de se candidatar às eleições locais (municipais) e europeias em qualquer Estado-membro; o direito de proteção pelas autoridades diplomáticas e consulares de outro Estado-membro num país extracomunitário.
  • 20. O acordo de Schengen O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. Foi assinado 24 nações da União Europeia e mais outros quatro países europeus membros da EFTA (Islândia, Noruega e Suíça; Liechenstein). Porém, é necessário ser portador de um documento legal como, por exemplo, o Cartão de Cidadão.
  • 21. SABER MAIS: Os objetivos da União Europeia . Em 1992, a CEE passou a chamar-se União Europeia, pois, com a assinaturado Tratado de Maastricht, os objectivos da comunidade, para além da cooperaçãoeconómica, começaram a abranger aspectos políticos, sociais e culturais.
  • 22. SABER MAIS: Pilares do tratado Maastricht  1º pilar: Trata de assuntos relacionados com a agricultura,ambiente, saúde, educação, energia, investigação,desenvolvimento, fiscalidade, a indústria, fundosregionais…;  2ºpilar: Trata de assuntos de politica externa e segurançacomum. (PESC)  3ºpilar: Trata de assuntos de cooperação policial e judiciária emmatéria penal.
  • 23. SABER MAIS: Tratado de Lisboa Assinado a 13 de Dezembro de 2007, no Mosteiro dos Jerónimos;O tratado contém duas cláusulas essenciais: uma modifica o tratado da União Europeia (ou tratado da UE - originalmente, tratado de Maastricht); outra modifica o tratado que institui a Comunidade Europeia (ou tratado da CE - originalmente, tratado de Roma de 1957);  “Carta dos Direitos Fundamentais”