Oficina jornal em sala de aula

14,987 views
14,809 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,987
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
164
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Oficina jornal em sala de aula

  1. 1. OFICINA de JORNAL paraALFABETIZAÇÃOProfessora: Claudia Acosta AlvesApoio: Alunas Lisiane Zimermann,Margarete Zoccoli e Susana Cagliari
  2. 2. JORNAL EM SALA? POR QUE?O jornal é um suporte textual, ou seja, éum portador de texto, que nos permite ensinaros alunos a ler e escrever e também possibilitao letramento, pois desenvolve habilidades deleitura e escrita a partir de textos do seucotidiano, que tem uma função social relevante.
  3. 3. Benefícios...Segundo a educomunicadora CristianeParente “o jornal na sala de aula traz maisbenefícios ao sucesso escolar do que seimagina. Melhora nos hábitos de leitura,concentração e disciplina são alguns dosseus pontos positivos”.
  4. 4. EM QUE ANO USAR?O trabalho com textos jornalísticos abrangetanto o ensino fundamental inicial quanto a EJA, poispermite uma adequação a linguagem e asespecificidades dos dois segmentos, ou seja, podemosutilizar artigos, textos jornalísticos que estejam deacordo com estas faixasetárias. Contudo, temosque ficar atentos aoselecionarmos os textos,buscando sempre o enfoqueadequado.
  5. 5. Atividade 1: Árvore das descobertasMaterial Necessário:• Papel pardo grande• Jornal• Cola e tesoura• Pincel Atômico paracolorirAULA DE APROXIMADAMENTE 75 MINUTOS
  6. 6. Como fazer....• Faça uma árvore bem grande com ajuda das crianças e afixem na parede.• Conversar com as crianças sobre o que a árvore vairepresentar( os frutos dela serão as palavras que cada um jásabe escrever). Podemos começar com os nomes de cada um,depois com os nomes dos colegas da classe(quando empequenos grupos) ou nome de familiares(use a criatividade). Acada texto trabalhado do jornal ajudá-los a descobrir palavrasou parte de palavras do nome de cada um, e com estas partestentar formar uma palavra nova. A cada conquista um novofruto na árvore, até então, enchermos nossa árvore.• Pedir que escrevam (como sabem) o que acharam da árvore, oque mais poderíamos ter colocado nela, qual o nome quedariam aquela árvore...etc. Se fossemos construir outra árvoredo que poderia ser? Sempre incentivando a escrita.• Assim poderemos então, fazer uma nova árvore....
  7. 7. Atividade 2: Árvore do OtimismoMaterial Necessário:• Papel pardo grande• Jornal• Cola e Tesoura• Pincel p/colorirAULA DE APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS
  8. 8. OBJETIVO:Esta atividade visa identificar palavras e frasesque tenham ideias positivas, pois os jornaisapresentam em sua grande maioria notícias ruins,tragédias e violências, por isso é necessáriomostrar também que existem coisas boasacontecendo. Além deste enfoque vamostrabalhar as sílabas, palavras e frases,contextualizadas na atividade.
  9. 9. PRATICANDO...• Achou sua palavra ou frasede otimismo?• Então...cole-a na árvore, leia e expliquepara os colegas o que quer dizer a fraseou palavra selecionada!
  10. 10. *Escolha 5 palavras da “árvore do otimismo”e separe-as em sílabas;*Reorganize as sílabas e descubra aspalavras;*Elabore uma frase para cada palavra retiradada “árvore do otimismo”.
  11. 11. 3°ATIVIDADE:RODA DE CONVERSA: CAIXA SURPRESAMaterial Necessário:*Caixa de papelão;*Papel para forrar caixa;*Cola, tesoura;*Jornal.AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS
  12. 12. OBJETIVO:Esta atividade visa a motivação pelacaixa surpresa. Tem como objetivo analisare mostrar a variedade de textos diferentesencontrados dentro dos jornais que seencontram na caixa. O trabalho é feito emgrupo (roda), possibilitando o diálogo,interação, exploração do tema e criando ogosto por jornal.
  13. 13. PRATICANDO...Conversa de roda!
  14. 14. Questionamento às criançasO que tem dentro da caixa?Dê pistas do tipo: aqui tem o mundo, temfelicidade, tem tristeza...Deixe que a caixa passe pelo grupo edigam o que imaginam que nela contém,criando assim suspense para motivá-los.
  15. 15. ...Abra a caixa mostrando os diversos tiposde textos, inclusive os de crianças.Questione qual a relação entre o que elesimaginaram que tinha lá dentro e o querealmente tem. (Comprovação das hipóteses)Peça que cada um escolha um texto edepois diga o porque escolheu e compartilhe areportagem, tirinha, charge (diversidade dostextos) com o grupo, depois cole-a no caderno eutilize a criatividade para fazer uma atividadeescrita com este material!
  16. 16. 4ª Atividade – As LetrinhasMaterial Necessário:• Jornal;• Lápis, borracha;• Cola, tesoura;• Folha branca;• Hidrocor.AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS
  17. 17. OBJETIVO:Esta atividade visa trabalhar a escrita apartir de recortes de letras de jornal, poisenquanto folheia à procura das letrinhas, oaluno tem contato com textos inteiros, notícias,informações atuais, cores, ao mesmo tempo emque precisa procurar letras e, com isso,realizar todo o processo mental de diferenciar,identificar as letras do alfabeto.
  18. 18. Praticando...Escolher um texto, dentro deste, selecionar as letras doalfabeto que já conhece. Colar em uma folha branca, emordem, uma abaixo da outra. Alunos já alfabetizados podemselecionar uma palavra dentro do texto escolhido e recortaras letras referente a esta palavra do jornal, ilustrando-a efazendo uma frase.
  19. 19. ...Para crianças com pouca compreensão de letrasquestionar que palavra começa com “tal” letra,incentivar para ela descobrir como se escreve estapalavra, qual a próxima letra, ou qual é a ultima letradesta palavra. Incentivá-la a procurar no jornal palavrasque comecem com a letra escolhida e que terminetambém com a letra desta palavra, podendo utilizar onome como ponto de partida.Use sempre a criatividade pois o jornal tem muitaspalavras para este recurso.
  20. 20. Também pode ser criado um textocom o que foi lido e conversado.
  21. 21. Relato de experiênciaDESENHANDO UM JORNAL – RELEITURAEscola Municipal Nancy Ferreira Pansera• Distribuímos os jornais para os alunos, deixamosapropriarem-se do material, após identificamos: nome,data, ano, valor, mostramos a estrutura do jornal, aspartes que o compõe, os tipos de texto que sãoencontrados nele, etc...• Pedimos para a turma formar grupos dequatro alunos, incentivamos a discutiremsobre o que lhes chamou a atenção noJornal (uma notícia, charge, tirinha, etc.).
  22. 22. Distribuímos papel pardo, pedindo para que ogrupo fizesse o registro do que lhes chamou aatenção no jornal. Este registro poderia ser comdesenhos bem como com palavras.Após pedimos para os grupos individualmente, oque eles registraram e em uma folha separadarealizamos a descrição da atividade
  23. 23. Vídeo
  24. 24. Para pensar...."A suprema arte do professor é despertar aalegria na expressão criativa do conhecimento, darliberdade para que cada estudante desenvolva suaforma de pensar e entender o mundo, assimcriamos pensadores, cientistas e artistas queexpressarão em seus trabalhos aquilo queaprenderam com seus mestres."Albert EinsteinMUITO OBRIGADO!!!
  25. 25. Referências:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22694http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/

×