• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
O mundo saído da 2ª guerra mundial
 

O mundo saído da 2ª guerra mundial

on

  • 4,968 views

Trabalho realizado pela Adriana e a Patrícia, nas aulas de Hist´ria, no 2º período do ano lectivo de 2010-11.

Trabalho realizado pela Adriana e a Patrícia, nas aulas de Hist´ria, no 2º período do ano lectivo de 2010-11.

Statistics

Views

Total Views
4,968
Views on SlideShare
4,896
Embed Views
72

Actions

Likes
0
Downloads
48
Comments
0

5 Embeds 72

http://surdosfera.blogspot.com 40
http://surdosfera.blogspot.pt 19
http://184.107.106.206 11
http://htmlcomponentservice.appspot.com 1
http://static.wix.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    O mundo saído da 2ª guerra mundial O mundo saído da 2ª guerra mundial Presentation Transcript

    • E.B 2,3 Santo António – FaroDisciplina de História
      O mundo saído da 2ª Guerra Mundial
      1945-1989
      Professor: José Palma Trabalho elaborado por:
      Adriana Guerreiro, nº1 9ºB
      Patrícia Nascimento,nº3 9ºB
    • Introdução
      Guerra Fria
      ONU
      Organização do Tratado do Atlântico Norte
      Pacto de Varsóvia
      Conclusão
      Bibliografia
      Índice
    • Este trabalho fala sobre o mundo depois da 2ª Guerra Mundial. É fundamental para conhecermos os acontecimentos que causaram o aparecimento de organizações muito importantes, tais como, a NATO e a ONU.
      Nós pesquisámos no livro 9ºano de História e também na Internet e resumimos.
      Introdução
    • Guerra Fria
      Guerra Fria é nome do período histórico de disputas estratégicas e conflitos indirectos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e fim da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito político, militar, tecnológico, económico, social e ideológico entre as duas nações e suas zonas de influência.
    • É chamada "fria" porque não houve uma guerra directa ou seja, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objectivo central durante a primeira metade da Guerra Fria.
      Foi uma disputa entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos e o socialismo, defendido pela União Soviética (URSS). Logo, nos anos 1960, o bloco socialista dividiu-se e durante as décadas de 1970 e 1980, a China comunista aliou-se aos Estados Unidos na disputa contra a União Soviética.
    • Com receio de se envolverem numa guerra nuclear, que resultaria em milhões de vítimas, os Estados Unidos da América e a União Soviética, passaram a lutar pela influência política e económica em muitos países, financiando guerras regionais. Alguns exemplos dessas guerras são: A Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietname(1962-1975) e a Guerra do Afeganistão (1979-1989) são os conflitos mais famosos da Guerra Fria. Além da famosa tensão na Crise dos mísseis em Cuba (1962) e, também na América do Sul, a Guerra das Malvinas(1982).
      Alguns países mantiveram-se fora destes conflitos, sendo designados como, Países não alinhados, por exemplo, a Índia e a Jugoslávia (Sérvia, Croácia, Bósnia Herzegovina, Eslovénia, Macedónia e Kosovo)
      Líder do Não Alinhados
      Gandhi
      Responsável pela independência da Índia defendendo a Não Violência.
    • ONU
      A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional cujo objectivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objectivo de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões.
      Existem actualmente 192 estados-membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo.
    • Divide-se em várias agências, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A figura mais publicamente visível da ONU é o Secretário-Geral, cargo ocupado desde 2007 por BanKi-moon, da Coreia do Sul. A organização é financiada por contribuições voluntárias dos seus Estados membros, e tem seis idiomas oficiais: Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol.
    • Organização do Tratado do Atlântico Norte
      A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de colaboração militar suporte do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949.
      O seu secretário-geral é, desde 1 de Agosto de 2009, o dinamarquês AndersFoghRasmussen.
    • O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de Maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, estabeleceu um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.
      Acabou com o fim da URSS em 1991.
      Pacto de Varsóvia
      • Foi instituído (Pacto de Varsóvia) em contraponto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu.
      • As mudanças no cenário geopolítico da Europa Oriental no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, o fim do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na URSS levaram a extinção do Pacto em 31 de Março de 1991. O fim do Pacto de Varsóvia representou, também, o fim da Guerra Fria.
    • Presidentes dos E.U.A durante a Guerra Fria
    • Presidentes dos E.U.A durante a Guerra Fria
    • Secretários Gerais do PCUS
      1964-1982 - LeonidBrezhnev
      1953-1964-Nikita Khrushchov
      1924-1953 - JosefStalin
      1985-1991 - Mikhail Gorbatchov
      1982-1983- YuriAndropov
      1984-1985 - KonstantinChernenko
    • Com este trabalho aprendemos que a Guerra Fria foi o período, entre 1945 e 1989, de grande disputa sem guerra efectiva. Era tão intensa que muitos temiam um conflito nuclear directo entre os Estados Unidos e a União Soviética. Apareceram organizações, tais como, ONU, NATO e o Pacto de Varsóvia.
      Este conflito acabou em 1989 com a vitória do Bloco capitalista, chefiado pelos Estados Unidos da América. O acontecimento que simbolizou o fim deste conflito foi a queda do muro de Berlim.
      Conclusão
    • http://pt.wikipedia.org/wiki/Nato
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_de_Vars%C3%B3via
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria
      Bibliografia