Actividade 1

232 views
195 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
232
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Actividade 1

  1. 1. 2009 O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: Metodologia de operacionalização (Workshop) Susana Ramalhete dos Santos Ladeira Martins 14-12-2009
  2. 2. O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: Metodologia de operacionalização (Workshop) Actividade 1: distinguir descrição de avaliação Enunciados Tipo 1 – Foi recolhida informação dos Descritivo departamentos sobre a colecção da BE. 2 – A BE promove sistematicamente Avaliativo mecanismos de avaliação cujos resultados são utilizados na planificação do trabalho. 3 – Iniciativa de um projecto (parceria Descritivo com a Câmara Municipal) de âmbito nacional. 4 – Aproximação estimulante às famílias Descritivo e seu envolvimento no projecto da BE, com o projecto “Leituras em família”. 5 – Horário da BE cobre todo o tempo de Descritivo abertura da escola. Descritivo 6 – A actualização do material informático não corresponde às necessidades dos utilizadores (professores, alunos). 7 – A BE disponibiliza guiões de pesquisa Descritivo baseados no modelo Big6.
  3. 3. Actividade 2: Melhorar os enunciados mais descritivos, transformando-os, claramente, em enunciados avaliativos (criação de hipóteses possíveis). Foi recolhida informação dos departamentos sobre a colecção da BE. (enunciado descritivo) 1- Reuniões regulares com os professores das várias áreas disciplinares permitem recolher informações pertinentes e relevantes para manter uma colecção da BE completa e ajustada às necessidades de cada docente/discente. (enunciado avaliativo) Iniciativa de um projecto (parceria com a Câmara Municipal) de âmbito nacional. (enunciado descritivo) 3- A BE tomou a iniciativa de um projecto relacionado com a leitura e a importância da mesma no processo de ensino aprendizagem do aluno; este é pertinente para o plano educativo/curricular de escola, tem parceria com a Câmara Municipal da sua área pedagógica e é de âmbito nacional. (enunciado avaliativo) Aproximação estimulante às famílias e seu envolvimento no projecto da BE, com o projecto “Leituras em família”. (enunciado descritivo) 4- Foi conseguida uma aproximação estimulante às famílias, tendo sido obtido um grande envolvimento por parte destas, no projecto da BE, através da aplicação do projecto “Leituras em Família. (enunciado avaliativo)
  4. 4. Horário da BE cobre todo o tempo de abertura da escola. (enunciado descritivo) 5- O horário da BE cobre todo o tempo de abertura da Escola, facto considerado muito positivo por parte dos alunos (questionários aos alunos), que ali encontram espaço para a realização dos TPC’s e utilização de equipamentos multi-média. (enunciado avaliativo) A actualização do material informático não corresponde às necessidades dos utilizadores (professores, alunos). (enunciado descritivo) 6- A actualização deficiente do material informático não corresponde devida e eficazmente às necessidades dos utilizadores da BE o que limita a rentabilização e o uso adequado desses mesmos recursos pelos utilizadores da BE. (enunciado avaliativo) A BE disponibiliza guiões de pesquisa baseados no modelo Big6. (enunciado descritivo) 7- A BE disponibiliza e divulga sistematicamente guiões de pesquisa actualizados, rigorosos e claros, baseados no Big6 que são úteis para os utilizadores do espaço e utilizados pelos mesmos em larga percentagem. (enunciado avaliativo)

×