Linguagem Oral e Escrita

45,307 views
44,828 views

Published on

Diferenças básicas entre Linguagem Oral e Linguagem Escrita.

Published in: Education
0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
45,307
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
642
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Linguagem Oral e Escrita

  1. 1. Línguagem Oral e Escrita A prática da língua se desenvolve em duasmodalidades: oral e escrita. E embora nãosejam excludentes, elas se manifestam com certas características, e por intermédio delas, podemos diferenciá-las.
  2. 2. Linguagem Oral Na linguagem oral há uma tendência a informalidade. Quem fala tende a serespontâneo e há uma certa hagilidade no raciocínio, fazendo com que não haja,muitas vezes, uma preocupação formal e estética no discurso.
  3. 3. Linguagem Oral Por conter muitas rupturas, a linguagem oral não privilegia o conteúdo e sim ainformação. O discurso pode conter vícios de linguagem, repetição, erros (que nãopodem ser corrigidos), falta de vocabulário (empobrecimento da linguagem), etc.
  4. 4. Linguagem Oral A linguagem oral pode contar com ajuda da entonação da voz, fluência, gestos, pausas, expressão facial/corporal. É preciso que seestabeleça um contato direto entre as partes: alguém que fale e alguém que escute.
  5. 5. Linguagem Escrita A língua escrita é um sistema rígido e disciplinado. O texto priva por umaelaboração mais trabalhada, com conteúdo,forma, sentido e de acordo com suas regras.Há sempre preocupação com a excelência do texto, necessidade de revisão e correção.
  6. 6. Linguagem Escrita Não há necessidade de contato direto com oleitor, porém há necessidade de coerência no texto, de continuidade, uma sequência depensamento para que a mensagem seja clara, compreensível.
  7. 7. Linguagem Escrita O autor pode corrigir o texto, adicionarpalavras, suprimir frases e modificá-lo tantoquanto achar necessário, portanto demanda um tempo maior para elaboração.
  8. 8. Linguagem Escrita e Oral ESCRITA ORAL FORMAL INFORMAL INDIRETA DIRETACORRIGÍVEL INCORRIGÍVEL PRECISO IMPRECISOPERFEIÇÃO CONTÉM ERROS

×