Segurança alimentar, Conservação e Desenvolvimento Sustentável
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Segurança alimentar, Conservação e Desenvolvimento Sustentável

on

  • 329 views

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, entre os dias 10 e 17 de outubro a Semana Mundial da Alimentação. Para marcar a data no Brasil, FAO, ANDEF, ABAG e EMBRAPA ...

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, entre os dias 10 e 17 de outubro a Semana Mundial da Alimentação. Para marcar a data no Brasil, FAO, ANDEF, ABAG e EMBRAPA realizam o Fórum Inovação: Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável. Em 2013, a sua quinta edição foi realizada no dia 10 de outubro, na capital de São Paulo.

Para celebrar sua quinta edição, o Fórum lança o tema DESAFIO 2050, refletindo a questão global colocada pela FAO-ONU em 2009: precisaremos alimentar um planeta com 9 bilhões de habitantes em 2050. Usando ciência e inovação, espera-se que o Brasil responda por 40% do crescimento na produção mundial de alimentos. Como podemos trabalhar juntos para vencer este desafio, em quantidade e qualidade? Lideranças da cadeia produtiva de alimentos e de setores importantes da sociedade apresentarão seus pontos de vista. Unidos podemos alimentar o planeta.

Para a representante da TNC, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto no Código Florestal, deve ser usado como uma ferramenta de planejamento da produção agrícola sustentável. “É possível planejar o espaço, o ambiente rural de maneira que permita a conservação ecossistêmica. Além disso, é possível desenvolver cadeias produtivas sustentáveis alem das percepções tradicionais”, disse ela.

Suelma afirmou também que, em países em desenvolvimento, ainda existe uma percepção de que expandir a produção agropecuária envolve a conversão de áreas de floresta em áreas produtivas. Ela defendeu, por outro lado, a intensificação da produção como alternativa de sustentabilidade.

“É possível expandir planejadamente a área agricultável”, garantiu a representante da TNC. “É possível planejar a ocupação da paisagem identificando áreas de alto valor de conservação e alto valor de produção”, acrescentou, lembrando que, há alguns anos, se declarações como esta fossem feitas por representantes de ONG’s, causariam protestos.

A representante da TNC afirmou ainda que é preciso criar uma “cultura” relacionada à agropecuária sustentado que envolva do produtor ao consumidor final. E defendeu os mecanismos de rastreabilidade da produção como uma das alternativas tecnológicas para atingir esse objetivo.

“O rastreamento da cadeia produtiva do campo à mesa permite ao consumidor ter consciência da origem do seu alimento. É necessário criar uma cultura sustentável no consumidor”, disse Suelma, destacando também a importância de outros instrumentos, como certificação sócio-ambiental e programas de redução de desmatamento e degradação de áreas.

Fonte: http://www.forumagriculturaealimentos.org.br/2013/content.aspx?id=programa

Statistics

Views

Total Views
329
Slideshare-icon Views on SlideShare
329
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • {}

Segurança alimentar, Conservação e Desenvolvimento Sustentável Segurança alimentar, Conservação e Desenvolvimento Sustentável Presentation Transcript

  • SEGURANÇA ALIMENTAR & CONSERVAÇÃO SUELMA ROSA REPRESENTANTE NACIONAL DA TNC NO BRASIL
  • DESAFIO 2050 9,1 bilhões de habitantes 70% da população em centros urbanos Produção de grão de 2,1 para 3 bilhões de toneladas Produção de carne de 200 para 470 milhões de toneladas
  • DESAFIO 2050 COMO GARANTIR ALIMENTOS PARA UMA POPULAÇÃO CRESCENTE E RECURSOS NATURAIS ESCASSOS?
  • Conservação e produção sustentável
  • DESAFIO 2050 Nos países em desenvolvimento, para aumentar em 80% a produção deverá ser incorpodo 20% de novas áreas agricultáveis.
  • DESAFIO 2050 COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL COM CONSERVAÇÃO DA NATUREZA?
  • DESAFIO 2050 INTENSIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA & PECUÁRIA
  • DESAFIO 2050 COMO ISSO SE TRADUZ NA PRÁTICA?
  • DESAFIO 2050 EXPANSÃO PLANEJADA DAS ÁREAS AGRICULTÁVEIS PLANEJAMENTO DE PAISAGEM: GO & NO GO
  • DESAFIO 2050 CADASTRO AMBIENTAL RURAL INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM MAIOR APTIDÃO AGRÍCOLA PARA ASSEGURAR A EXPANSÃO DE FORMA SUSTENTÁVEL
  • DESAFIO 2050 DESENVOLVIMENT O DE CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS
  • DESAFIO 2050 BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS SAÚDE HUMANA PROTEÇÃO AMBIENTAL CONDIÇÕES DE TRABALHO
  • DESAFIO 2050 CERTIFICAÇÕES SOCIOAMBIENTAI DIRETRIZES PADRONIZADAS NAS ESFERAS S ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL SOB A ÉGIDE DE PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS RESPONSÁVEIS.
  • DESAFIO 2050 AVALIAÇÃO DE PEGADA HÍDRICA Indicador multidimensional que mostra o volume de consumo de água por tipo de fonte e o volume poluído por tipo de poluição
  • DESAFIO 2050 RASTREAMENTO & CONSUMO SUSTENTÁVEL RASTREAMENTO DA CADEIA COM MONITORAMENTO EFETIVO DAS ATIVIDADES REALIZADAS DESDE A PROPRIEDADE ATÉ OS PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO.
  • DESAFIO 2050 GOVERNANÇA AMBIENTAL Cooperação entre governos, setor produtivo, organizações sociais e sociedade local.
  • DESAFIO 2050 INCENTIVOS ECONÔMICOS Pagamento por serviços ambientais (PSA): para proteção hídrica para sequestro de carbono
  • DESAFIO 2050 Redução das Emissões do Desmatamento e Degradação Ambiental (REDD+)
  • DESAFIO 2050 Integração lavoura, pecuária e floresta
  • Conservar os ecossistemas para que as populações possam ter acesso aos recursos essenciais à vida, de formar a: 1. Garantir o acesso aos alimentos 2. Garantir o acesso à água 3. Garantir a qualidade do ar 4. Proteger a saúde humana 5. Permitir a manutenção dos modos de vidas tradicionais dos povos das florestas 6. Desenvolver infraestrutura inteligente que concilie crescimento econômico e conservação.
  • Obrigada Suelma Rosa Representante Nacional da TNC srosa@tnc.org