Clonagem e celulas-tronco

3,835 views
3,436 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,835
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
202
Actions
Shares
0
Downloads
95
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Clonagem e celulas-tronco

  1. 1. Clonagem e Células-tronco Felipe Bezerra de Medeiros Dantas Duarte Sued de Melo Araújo Polo Caicó Professora: Lilian Zaros
  2. 2. Você sabe o que é clonagem? De acordo com Weber (1903) um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original.
  3. 3.  Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam na divisão de um óvulo fertilizado.
  4. 4. A ovelha Dolly, abriu caminho paraa possibilidade de clonagemhumana, sendo sido ademonstração, pela primeira vez,de que era possível clonar ummamífero, ou seja, produzir umacópia geneticamente idêntica, apartir de uma célula somáticadiferenciada.
  5. 5. E o que são células-tronco? São basicamente, células que possuem uma capacidade de se dividir em qualquer tecido celular.
  6. 6.  É depois da fecundação que começam as primeiras divisões do embrião, gerando as células-tronco embrionárias.
  7. 7. Como ocorre o processo de clonagemreprodutiva?
  8. 8.  O núcleo da célula somática de um doador é retirado e introduzido em um óvulo: Após a fusão do núcleo da célula do doador e do óvulo, inicia-se as primeiras divisões celulares para gerar o embrião: Gerado o embrião com células totipotentes, ele é introduzido em um útero; Após o tempo de gestação, será formado um clone do animal que doou o núcleo da célula somática.
  9. 9. Qual a relação então de clonagemcom células-tronco? A partir do uso de técnicas de clonagem, pode-se utilizar-se dessas técnicas para a produção de células- tronco embrionárias.
  10. 10. A técnica de clonagem terapêutica paraobtenção de células-tronco “Se em vez de inserirmos em um útero o óvulo cujo núcleo foi substituído por um de uma célula somática deixarmos que ele se divida no laboratório teremos a possibilidade de usar estas células – que na fase de blastocisto são pluripotentes – para fabricar diferentes tecidos.” (ZATZ, 2004)
  11. 11. Quais são as promessas dascélulas-tronco? Cultura celular Células e tecidos Medula óssea, Nervosa, Muscular/Cardíaca e Pancreática
  12. 12. Obrigado!

×