Powerpoint Sistema Circulatório Linfático

  • 23,284 views
Uploaded on

 

More in: Business , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Muito bom! Obrigada por disponibilizar connosco!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Muito bom!!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
23,284
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
816
Comments
2
Likes
8

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. SISTEMA CIRCULATÓRIO LINFÁTICO Ciências Naturais 9.º Ano
  • 2. O sistema linfático é constituído por: - Linfa; - Vasos linfáticos; - Gânglios Linfáticos (ou nódulos linfáticos); - Amígdalas; - Baço; - Timo. Funções : - Equilíbrio do meio interno – transporte de substâncias e drenagem de líquidos; - Defesa do organismo – presença de glóbulos brancos assegura a defesa contra microrganismos e outros corpos estranhos.
  • 3. Linfa Fluído levemente esbranquiçado, constituído por plasma e glóbulos brancos , que atravessam as paredes dos capilares sanguíneos, por diapedese. - Os capilares linfáticos reúnem-se e formam vasos linfáticos de maiores dimensões , que se ligam às veias perto do coração . Representa o meio intermédio entre o sangue e as células.
  • 4. - A linfa pode ser classificada em : Linfa intersticial : fluido que se encontra nos tecidos, entre as células . Formada a partir do sangue dos capilares , encontra-se em contacto directo com as células , permitindo a troca de produtos indispensáveis à actividade celular , sendo depois recolhida por uma rede de capilares linfáticos. Linfa circulante : fluido que circula no interior de vasos linfáticos . No nosso organismo circulam diariamente, pelo sistema linfático, cerca de 8 litros de linfa.
  • 5. Gânglios Linfáticos Os gânglios linfáticos filtram a linfa , removendo resíduos celulares, vírus e bactérias que esta transporta . São locais de proliferação e acumulação de glóbulos brancos – linfócitos.
  • 6. Quando uma região do organismo está infectada ou inflamada, os gânglios linfáticos mais próximos aumentam de tamanho e tornam-se mais sensíveis. É o que acontece, por exemplo, quando uma pessoa tem a garganta inflamada e os gânglios do pescoço incham. O líquido linfático é drenado da garganta para os gânglios linfáticos do pescoço, onde o organismo infeccioso pode ser destruído e impedido de se disseminar para outras partes do organismo .