Your SlideShare is downloading. ×
Entendendo o gerenciamento de configurações
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Entendendo o gerenciamento de configurações

212
views

Published on

Rápida apresentação a respeito dos principais pontos da PA de Gerenciamento de Configuração descrita no CMMI.

Rápida apresentação a respeito dos principais pontos da PA de Gerenciamento de Configuração descrita no CMMI.

Published in: Technology

1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
212
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Stéfanie Martins
  • 2. Objetivo Como gerenciar a configuração? O que são itens de configuração? Baseline Tópicos
  • 3. “O objetivo do Gerenciamento de Configurações é estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.” (CMMI)
  • 4. “O objetivo do Gerenciamento de Configurações é estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.” (CMMI)
  • 5. “O objetivo do Gerenciamento de Configurações é estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.” (CMMI) Produtos de trabalho - Tudo que produzido pela equipe durante o desenvolvimento do projeto.
  • 6. “O objetivo do Gerenciamento de Configurações é estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.” (CMMI) Identificação da configuração - Divisão para identificar quais artefatos do projeto serão controlados e em qual baseline.
  • 7. “O objetivo do Gerenciamento de Configurações é estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.” (CMMI) Controle da configuração - Maneira de saber quais baselines foram criadas, quais itens foram inseridos na mesma, quem solicitou, quando foi feito, dentro outros.
  • 8. “O objetivo do Gerenciamento de Configurações é estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.” (CMMI) Status da configuração - Expressa a situação da baseline, se a mesma está aberta ou fechada.
  • 9. “O objetivo do Gerenciamento de Configurações é estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.” (CMMI) Auditorias de Configurações - Avaliações feitas para validar as atividades do Especialista de Configuração – Suporte Interno.
  • 10. Para gerenciar as configurações dos projetos efetuamos os seguintes passos: Identificação dos itens de configuração; Criação de um sistema para o Gerenciamento de Configuração; Definição dos tipos de Baseline; Monitoramento das mudanças solicitadas; Controle dos itens de configuração; Controles para o Gerenciamento da Configuração; Realização de Auditorias da Configuração.
  • 11. “Uma agregação de produtos de trabalho que é atribuída para o gerenciamento de configurações e tratada como uma entidade única no processo de gerenciamento de configurações.” (CMMI)
  • 12. “Uma agregação de produtos de trabalho que é atribuída para o gerenciamento de configurações e tratada como uma entidade única no processo de gerenciamento de configurações.” (CMMI)
  • 13. Em outras palavras são os artefatos do projeto que terão suas permissões de alteração controladas por responsáveis pré-definidos (gerente do projeto e/ou responsável pela configuração) após a realização da Baseline.
  • 14. Em outras palavras são os artefatos do projeto que terão suas permissões de alteração controladas por responsáveis pré-definidos (gerente do projeto e/ou responsável pela configuração) após a realização da Baseline.
  • 15. O que é? Uma baseline é uma “imagem” de uma versão de cada artefato no repositório do projeto. Uma vez feita, a mesma bloqueia a edição dos itens de configuração. Pra que serve? A baseline serve para garantir a integridade dos produtos confeccionados durante a realização do projeto.