Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Revolução Inglesa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
2,797
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
166
Comments
1
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Revolução Inglesa  (1640-1688-89)
  • 2. O que foi?  Movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da história
  • 3. Causas Atritos entre os reis (dinastia STUART) e o parlamento
  • 4.  Morte da rainha Elizabeth I (Tudor)  Jaime I (Rei da Escócia) primo de Elizabeth, assume o poder (Stuart)
  • 5. Jaime I (1603 – 1625)  Jaime I tentou impor o anglicanismo para ampliar o poder em suas mãos perseguindo os católicos e os calvinistas.  Através do seu comportamento, Jaime I conseguiu irar boa parte do Parlamento e quando decidiu criar novos impostos e aumentar os que já existiam, tal relacionamento piorou.  O Parlamento reagiu contra o aumento e os novos impostos e o rei dissolveu a Câmara dos Lordes e a dos Comuns.
  • 6. Carlos I (1625-1649)  Carlos I filho de Jaime I assumiu o trono em 1625 e por conta das guerras externas da Inglaterra, se viu forçado a convocar um parlamento.  Recriou o Ship Money  Invasão e fechamento do Parlamento.  Dissolveu o Parlamento e passou a governar com o apoio da Câmara Estrelada (tribunal formado por nobres de sua confiança)
  • 7. Revolução Puritana (1642-1649) Carlos I, Câmara dos Lordes e Dissidentes da Gentry X Câmara dos comuns e Exército de Novo tipo Câmara dos Lordes: cargo hereditário, anglicanos e conservadores. Câmara dos comuns: Gentry, pessoas da pequena nobreza. Católicos e presbiterianos na ala moderada (monarquia sem autoritarismo) e puritanos na ala radical (fim da propriedade e reforma agrária
  • 8.  O conflito se iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército só seriam possíveis com autorização do parlamento. O rei aceitou a imposição, mas não a cumpriu. Após uma reunião onde o parlamento criticou as atitudes do rei, o mesmo dissolveu o parlamento e governou sem ele por onze anos. As atitudes do rei começaram a formar revoltosos que começaram seus protestos na Escócia quando o rei impôs o anglicanismo aos presbiterianos e aos puritanos. Em 1642, o rei tentou retomar seu poder indo contra medidas parlamentares e isso gerou a GuerraCivil em 1642. O parlamento que contou com os presbiterianos e os puritanos como aliados venceram o rei Carlos I que tinha os anglicanos e os católicos aliados a ele. O parlamento conseguiu vencer o rei com o exército de Oliver Cromwell.
  • 9. A República de Cromwell (1649 – 1660) Ditadura pró-burguesia puritana (calvinista); Extinguiu impostos arbitrários Repressão a opositores internos (Levellers – niveladores e Diggers – escavadores); Sob a ditadura cromwelliana, as estruturas feudais ainda existentes na Inglaterra foram eliminadas. As terras dos partidários do rei e da Igreja anglicana foram confiscadas e vendidas aos produtores rurais. Legalizou-se a propriedade absoluta da terra e o cercamento dos campos para produzir para o mercado. O liberalismo econômico entrava em vigor na prática. Ao mesmo tempo, Cromwell deu impulso ao desenvolvimento comercial e marítimo da Inglaterra, manteve a conquista da Irlanda e da Escócia e ampliou o império colonial inglês nas Américas, conquistando praticamente a hegemonia inglesa sobre os mares.
  • 10. Atos de Navegação somente navios ingleses transportariam mercadorias inglesas ou de outros países para a Inglaterra. Em caso de venda para a Inglaterra só navios do país de origem do produto estariam autorizados a entrar na Inglaterra
  • 11. Após a morte de Cromwell, em 1658, seu filho não conseguiu se manter à frente do governo, pois não dispunha da mesma autoridade sobre o exército.
  • 12. Restauração Da Monarquia (Volta dos Stuarts ao poder)  O novo Parlamento, apoiado por tropas escocesas, houve por bem restaurar a monarquia, chamando Carlos 2º, o filho do rei decapitado, para assumir o trono  Seu reinado, a partir de 1660, durou 25 anos  Foi sucedido em 1685 por seu irmão Jaime 2º, que procurou restabelecer o absolutismo e o catolicismo na Inglaterra  Parlamento temeroso com a restituição do catolicismo oferece a coroa a Guilherme de Orange (HOL), casado com Maria Stuart, filha mais velha de Jaime II. Em troca, pedia o parlamento livre e a manutenção do anglicanismo.
  • 13. Revolução gloriosa (1688) Revolução burguesa 1689: Guilherme de Orange acata ao Bill of Rights (Declaração dos Direitos). Parlamento decidiria sobre impostos, garantia a propriedade privada, as liberdades individuais e divide o poder. Fim do absolutismo na Inglaterra. Burguesia assume o poder por meio do parlamento (Monarquia Parlamentar). Rei reina, mas não governa. Implantação do liberalismo.