Claude Monet
Renoir e
Degas
Professora Berenice
Alunas: Maila Cadore e
Geisiane Paniagua
N°: 15,08
Ano: 2° A
Claude Monet
Monet nasceu na França, no
ano de 1840. Tornou-se um
grande pintor e um dos mais
importantes representantes d...
Suas obras de arte seguiam, como
temática principal, as paisagens da
natureza.Trabalhava de forma
harmônica as cores e luz...
Principais obras de Monet:
· Estuário do Sena
· Impressão, Nascer do Sol
· Ponte sobre Hève naVazante
· Camille
· O vestid...
Um dado curioso da vida do pintor foi que sofreu
de catarata, e isso influenciou temporariamente as
cores de seus quadros....
Monet morreu em 1926, na
França, deixando um legado
artístico reconhecido até os
dias atuais. Alguns críticos de
arte cons...
Renoir
Pierre Auguste Renoir foi um
importante artista plástico
francês.Também fez parte do
impressionismo e destacou-se
p...
Já na infância demonstrou
grande interesse pelas artes
plásticas. Estudou também
na academia do pintor suíço
Charles Gabri...
Seu estilo artístico era
marcado pela presença de
cores fortes e brilhantes,
texturas e linhas
harmônicas. O sentimento
lí...
●
Degas
●
Edgar Hilaire Germain Degas
(Paris, 19 de julho de 1834 —
Paris, 27 de Setembro, 1917) foi
um pintor, gravurista...
Se quisermos classificar na história da arte, a maioria
das obras consagradas de Degas ligam-se ao
movimento impressionist...
Principais características do estilo
artístico de Degas
- Obras de arte de Degas são marcadas
pela suavidade.
- Uso de cor...
Principais obras de Degas:
- Retrato da família Bellelli
- A dama dos crisântemos
- Paisagem
- A Bolsa de algodão de Nova
...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Maila e geisiane 2°a

449 views
276 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
449
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Maila e geisiane 2°a

  1. 1. Claude Monet Renoir e Degas Professora Berenice Alunas: Maila Cadore e Geisiane Paniagua N°: 15,08 Ano: 2° A
  2. 2. Claude Monet Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.
  3. 3. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza.Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes. Neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade. Vale a pena destacar também as obras de arte com temas aquáticos.
  4. 4. Principais obras de Monet: · Estuário do Sena · Impressão, Nascer do Sol · Ponte sobre Hève naVazante · Camille · O vestido verde · A floresta em Fontainebleu · Mulheres no Jardim · Navio deixando o cais de Le Havre · O molhe de Le Havre
  5. 5. Um dado curioso da vida do pintor foi que sofreu de catarata, e isso influenciou temporariamente as cores de seus quadros. Ele chegou a evitar a cirurgia por algum tempo, temendo perder a visão definitivamente, mas, cedeu a necessidade da intervenção.
  6. 6. Monet morreu em 1926, na França, deixando um legado artístico reconhecido até os dias atuais. Alguns críticos de arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos.
  7. 7. Renoir Pierre Auguste Renoir foi um importante artista plástico francês.Também fez parte do impressionismo e destacou-se por suas lindas pinturas. Nasceu em 25 de fevereiro de 1841, na cidade francesa de Limoges. Morreu em 3 de dezembro de 1919 em Cagnes-sur-Mer (cidade no sudoeste da França).
  8. 8. Já na infância demonstrou grande interesse pelas artes plásticas. Estudou também na academia do pintor suíço Charles Gabriel Gleyre. Nesta academia conheceu outros artistas famosos da época como Claude Monet, dele Renoir recebeu influência no tratamento da luz.
  9. 9. Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. O sentimento lírico é outra característica importante nas obras de Renoir. Em suas pinturas prevaleceram as formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens.
  10. 10. ● Degas ● Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês. É conhecido sobretudo pela sua visão particular no mundo do ballet, sabendo captar os mais belos cenários. É ainda reconhecido como um dos fundadores do impressionismo. Muitos dos seus trabalhos conservam-se hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e morreu.
  11. 11. Se quisermos classificar na história da arte, a maioria das obras consagradas de Degas ligam-se ao movimento impressionista formado em França nos fins do século XIX . Com ele estavam Claude Monet, Paul Cézanne, August Renoir, Alfred Sisley, Mary Cassatt, Berthe Morisot e Camille Pissarro, que, cansados de serem recusados nas exposições oficiais, se associaram e criaram a sua própria escola para poderem apresentar as sua obras ao público.
  12. 12. Principais características do estilo artístico de Degas - Obras de arte de Degas são marcadas pela suavidade. - Uso de cores em tom pastel e suaves na primeira fase de sua vida artística. Na década de 1860, passou a utilizar tons mais vibrantes. - Abordagem de cenas do cotidiano, paisagens e retratos individuais. - Pintura de bailarinas, mulheres, concertos e óperas. - Pintura histórica, sobretudo a partir da década de 1860.
  13. 13. Principais obras de Degas: - Retrato da família Bellelli - A dama dos crisântemos - Paisagem - A Bolsa de algodão de Nova Orleans - O pedicuro - Nas corridas - Cavalos de Corridas - Retrato de duas meninas - Place de La Concorde - Esboço de lavadeiras - A Aula de Dança - A primeira bailarina - A pequena bailarina de catorze anos (escultura) - A banheira - Dançarinas atando as sapatilhas

×