Your SlideShare is downloading. ×
0
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Arquitetura
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Arquitetura

319

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
319
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
23
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  1.  Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros.
  2.  Na área de arquitetura, como em qualquer outra profissão é necessário que tenhamos dedicação e simpatia pela área escolhida.  Para ingressar nessa carreira é preciso que o perfil do candidato vem de encontro com a área de exatas, design, moda, planejamento de ambientes e desenhos.
  3.  As opções de cursos universitários na área de arquitetura são: ∙ Arquitetura e Urbanismo; ∙Design de Interiores; ∙Decoração; ∙Projetista; ∙Desenhista; ∙Desenho Industrial.
  4.  É necessário enfatizar que a maior atribuição do profissional de arquitetura não consiste apenas na elaboração do projeto de interiores.  Esse profissional é responsável por toda a formação das idéias iniciais: desde a plantabaixa e fachada, definição dos espaços externos até finalmente os internos.
  5.  Compete ao arquiteto todas as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística, urbanismo, projeto de interiores, planejamento físico, urbano e regional.  Também podem desempenhar atividades no campo do desenho industrial e na área de comunicação visual.
  6.  O profissional é habilitado a exercer atividades como planejamento, projetos, especificação, direção e execução de obras, fiscalização de obras e serviços, orçamento, supervisão, orientação técnica, coordenação, ensino, pesquisa, extensão, assessoria, controle de qualidade, estudos de viabilidade técnicaeconômica, consultoria, vistoria, perícia, avaliação, produção técnica especializada e todas as atividades que se inclua no âmbito da profissão.
  7. Urbanismo Planejamento de cidades, incluindo as ruas, parques e bairros, e organização do plano diretor que irá orientar o seu crescimento. O urbanista trabalha ao lado de geógrafos e engenheiros no planejamento físico regional que envolve vários centros urbanos. Os urbanistas trabalham geralmente em órgãos públicos, de planejamento das cidades.
  8. Luminotécnica: Elaborar projetos para iluminação de grandes espaços como shoppings centers, empresas, fachadas ou espaços pequenos que necessitam de diferencial luminotécnico. Paisagismo e Ambiente: planejamento de espaços públicos, como parques e praças, ou em áreas particulares, como jardins residenciais. É uma profissão artística, mas fortemente apoiada em conhecimentos técnicos de desenho, botânica, agronomia e engenharia florestal.
  9. Arquitetura de interiores: Organização de espaços internos de construções, definindo os detalhes, as cores, o acabamento dos ambientes e os materiais de revestimento e iluminação. Essas atividades podem ser desempenhadas também em diversos locais como teatros, lojas, navios e estúdios de cinema e de televisão. : Comunicação visual: Elaboração da identidade visual de empresas, incluindo a criação de marcas, embalagens, vinhetas eletrônicas e capas de discos e livros. Graças aos recursos da computação gráfica, é uma área que está se desenvolvendo muito nos últimos anos.
  10. Conforto: É uma especialização da área de Arquitetura de Interiores na qual o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes. Edificações e construções: Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas e indústrias, incluindo o controle de materiais e custos.
  11. Pesquisa: Desenho industrial: Criação de móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos para serem produzidos em escala industrial. Atividade desenvolvida principalmente nas universidades e leva ao surgimento de novas técnicas de edificação. A restauração de prédios de valor histórica é outra área importante do setor de pesquisa. Há também empresas especializadas em restauração e conservação, muito ligadas à órgão públicos, que além de pesquisa fazem também projetos.
  12.  A UFRGS, UFSC, UnB, USP, Mackenzie, PUCCampinas e UFMG são algumas faculdades bem recomendadas.  Geralmente o curso dura em torno de 5 anos.  E o salário inicial R$ 1.676,00 a R$ 3.960,00. é de
  13.   Atualmente as faculdades estão formando uma grande quantidade de profissionais, que chega até a ser maior que a real necessidade do mercado, e por isso muita gente acaba ficando desempregada. Algumas empresas também oferecem a possibilidade do estágio. Muitos estagiários, inclusive, conseguem ser efetivados depois do período de estágio.
  14.  Há oportunidades de trabalho em escritórios de arquitetura que atuam na construção de edifícios. Obras maiores, como rodovias e pontes, geram oportunidades para os especialistas em urbanismo e paisagismo. Governos municipais, estaduais e federais também demandam o profissional para reforma e construção de prédios públicos, rodovias, portos e estádios. E também é possível seguir como autônomo - neste caso, o melhor ramo é o de criação de projetos residenciais.
  15. Porte da Empresa 0 – 2 anos 3 – 5 anos 6 – 9 anos > 10 anos Pequenas & Medias empresas 2.500 – 5.000 3.500 – 8.000 3.700 – 12.000 4.500 – 15.000 Grandes Empresas 3.000 – 4.500 3.500 – 9.000 4.000 – 20.000 6.000 – 31.000 A lei criada no ano de 1966, fixa o salário de um Arquiteto em 6 salários mínimos. Esse salário é para profissionais em inicio de Carreira.

×