As tribos Africanas

11,841 views
11,409 views

Published on

Este é uma apresentação das algumas tribos em África.
Algumas palavras são traduzidas para o chinês.

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,841
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
109
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

As tribos Africanas

  1. 1. As Tribos Africanas Graça Amália 非洲部落
  2. 2. O continente africano foi o primeiro território a ser habitado e hoje é um dos mais ricos em diversidade cultural. A África abriga diversas tribos e grupos étnicos. Alguns dos mais de 50 países do continente possuem mais de 20 grupos diferentes. Cada um desses grupos e dessas tribos, que podem ser formados por centenas, milhares ou até milhões de pessoas, possuem sua própria cultura, tradições e costumes. Esses costumes e tradições chamam a atenção por serem, em muitos casos, curiosos, engraçados, esquisitos 罕見的 , 珍 奇的 , chocantes ou polémicos. A cultura das tribos africanas é muito rica e por isso existem várias crenças e rituais, que, na maioria das vezes, são muito distantes da nossa realidade. o chefe tribal 酋长 a forma tribal 酋长制度 tribo s.f
  3. 3. As 9 Etnias da África • Zulu -> É o maior grupo étnico na África do Sul, sendo a sua população de mais ou menos 11 milhões. O atual presidente da África do Sul (Jacob Zuma) é de origem étnica Zulu. • Xhosa -> Da África do Sul, contando com personalidades como Nelson Mandela. • Basotho -> Da África do Sul • Bapedi -> Na região de Johannesburg • Venda -> A África do Sul e o Zimbabwe • Tswa na-> a África do Sul, em Botswana, e em pequenas proporções no Zimbabwe e Namibia. • Tsonga -> no sul de Moçambique • Swazi -> A África do Sul • Ndebele -> Pretoria 比勒陀利亚 现名 茨瓦纳
  4. 4. A tribo Zulu é o maior grupo étnico da África do Sul com uma estimativa de dez milhões de pessoas. A razão que a tribo Zulu é tão grande é provavelmente atribuível a Shaka Zulu, o líder zulu do século XIX, que uniu o povo Nguni Norte no reino Zulu e inovadoras táticas militares utilizadas para dominar as tribos vizinhas. Os Zulus tornou- se uma grande potência militar e foi o Africano única tribo que venceu batalhas contra os ingleses. No entanto, as tribos Zulu sofreu com o apartheid e eram discriminados. A língua da tribo Zulu zulu é chamado e é uma língua Bantu. Os ancestrais do povo Zulu modernos eram os Nguni, a pessoas que falam Bantu que se pensa ter chegado na África do Sul desde o norte cerca de mil anos atrás. As tribos Zulu tem muitas cerimônias e festas durante o qual a tradicional cerveja Zulu é consumido. cerveja tradicional da tribo Zulu não é utilizado apenas para ocasiões especiais, mas também é um alimento básico com valor nutricional importante.
  5. 5. Os Zulus são um povo do sul da África, vivem num território atualmente correspondente à África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbábue e Moçambique. Embora hoje tenham expansão e poder político restritos, os Zulus foram, no passado, uma nação guerreira que resistiu à invasão imperialista britânica e Bóeres no século XX. A população de Zulus na África do Sul foi estimada em 44,3 milhões, em 1998, correspondendo a 23,4% da população total do país. Nos países restantes é estimado em cerca de 400 mil. Das nove etnias que formam a população original da África do Sul, os Zulus são o grupo hegemónico. A sua língua, denominada isiZulu, é uma língua original do povo Zulu, é também a mais praticada no país depois do inglês.
  6. 6. O homem pode ter várias mulheres, mas quantas mais mulheres maior é a despesa e o homem zulu só pode ter quantas mulheres puder sustentar. A riqueza dos homens zulus vê-se pela quantidade de vacas que possui.
  7. 7. As crianças Zulus aprendem desde cedo a arte de trabalhar com missangas e são sempre ensinadas pelas mães e irmãs mais velhas.
  8. 8. As mulheres trabalham bastante: fazem cerveja, artesanato, comida, etc. As virgens andam de peito nu coberto apenas com colares de missangas. As comprometidas usam um top de missangas. As casadas usam um top maior, de missangas ou tecido, saia até o joelho e, sempre, chapéu. As mulheres zulu, têm também um ritual em torno da roupa. As mulheres usam braceletes grossos, geralmente cobertos de missanga, no pescoço, nos braços e nas pernas. Também de missangas é o avental usado pelas casadas sob um cobertor que elas cruzam na frente do corpo – sem mais nada por baixo. Além desse incrível artesanato de missangas, faz parte do ritual de iniciação feminina para a vida adulta aprender a pintar as paredes das casas com figuras geométricas e gráficas.
  9. 9. Roupas para meninas Zulu é normalmente muito diferente de mulheres mais velhas que vestem um isicholo ", que é uma roupa que cobre todo o corpo. Em contraste, as meninas Zulu desgaste contas só que geralmente são muito reveladoras. Esferas diferentes têm significados diferentes e são simbólicos. Algumas pérolas simbolizam o amor, enquanto outros dão avisos. Um jovem pode dar uma prenda de contas a uma menina Zulu durante cortejo. Se a menina Zulu aceita o homem como seu marido, ele normalmente vai pagar um dote de onze vacas como dote. Como é comum em muitas tribos do Sul Africano, Zulu meninas e mulheres têm um lugar especial na sociedade tribal e frequentemente espiritual posições como adivinhos e ervanários. A tribo Zulu religião tradicional acreditava em espíritos ancestrais e modernas Zulus cristã incorporaram costumes tradicionais em uma única forma de cristianismo. A economia Zulu é baseada tanto na pecuária e na agricultura e meninas Zulu desempenhar um papel importante em ambos. O costume zulu de diferentes pessoas comendo no mesmo prato é um sinal de amizade e de conformidade com o costume zulu da partilha e da reciprocidade.
  10. 10. • É numa cerimónia tradicional na qual milhares de mulheres Zulus testemunham a sua virgindade, é a chamada “dança dos juncos”. O chefe tribal, rei dos Zulus, Goodwell Zwelthini, não aboliu os testes de virgindade para as mulheres, sobretudo, num momento no qual a África do Sul registra as maiores taxas de contaminação pelo HIV no mundo. • Mas Zwelthini, aboliu os testes da virgindade dos homens. A realização desses testes entre os homens é uma velha prática na tribo, em que a virgindade masculina pode ser comprovada não apenas por sinais anatómicos, como também pela altura alcançada pela urina. • Os testes de virgindade entre os Zulus têm mais de 200 anos, mas foram interrompidos em 1879 pela colonização britânica. O rei atual recuperou o costume em 1984, e agora quer impedir que a nova lei ponha fim à tradição abolindo o costume, contra a vontade de Zwelthini.
  11. 11. A dança é uma das preciosidades culturais da África do Sul. Ela integra o sistema de vida africano, especialmente nas comunidades mais tradicionais que mantêm essa manifestação presente na caça, guerra, casamentos, trabalho e em simples comemorações. Com a chegada dos colonizadores, novos estilos passaram a fazer parte dessa expressão artística. Apesar do leque de variações, a dança tradicional (das tribos sul- africanas) ainda faz muito sucesso, especialmente com os turistas. Para os Zulus, a dança é um rito essencial que faz parte das comemorações de conquista, alegrias, vitórias e também está presente nos rituais fúnebres e nos exorcismos. Todos os acontecimentos na tribo, vêm seguidos de uma dança especial.
  12. 12. Tribo Surma Essa tribo é composta por um povo isolado no sudoeste da Etiópia e suas mulheres têm como costume o uso de discos de madeira em seus lábios inferiores. Em ocasiões festivas, também costumam pintar seus corpos. O tamanho do disco é proporcional à grandeza do dote 嫁妆 que a família da noiva pode pagar ao noivo. Elas só podem tirar o disco quando não há homens por perto. Para essa tribo, quanto maior o disco, mais bonita e rica é a mulher!
  13. 13. Tribo Ndebele e Padaung A Ndebele fica na África do Sul. As mulheres que a habitam usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Segundo elas, as argolas servem para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. As mulheres retiram os anéis para tomar banho, mas, segundo elas, depois de dez anos contínuos usando essas argolas elas passam a sentir como se fossem parte do seu corpo.
  14. 14. “The Queen of England should come here to take lessons from us!” Meet the lion skin-clad queen(Meekulu) of Nambia's Okwanyama tribe

×