Unidade 5 preparando_apresentacoes

  • 161 views
Uploaded on

Preparando Apresentações

Preparando Apresentações

More in: Career
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
161
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Unidade VI – Preparando suas Apresentações com o LibreOffice Impress 2013
  • 2. Caros alunos! Saudações! Chegamos à nossa quinta unidade. Vamos aprender a trabalhar com apresentações. As apresentações são ferramentas fundamentais para exposição em aulas, palestras e reuniões organizacionais. Com softwares de apresentação é possível construir apresentações com o apoio de figuras, gráficos, esquemas e pequenos textos. Neste tópico, Estudaremos dinâmicas e atraentes. como preparar apresentações
  • 3. Introdução Há vários editores de apresentações disponíveis no mercado, assim como editores de texto e planilhas eletrônicas. Alguns exemplos de editores de apresentações são: PowerPoint da Microsoft, o Lotus Freelance Graphics e o Novell Presentations. O editor de apresentações do pacote LibreOffice chama-se Impress. Portanto, para que possamos manter a consistência de nossos estudos, nós vamos estudar nesta unidade as operações do LibreOffice Impress.
  • 4. Criando uma apresentação A primeira tela que aparece quando você inicia o LibreOffice Impress é de um novo projeto. Figura 1 - Tela do LibreOffice Impress Fonte: LibreOffice Impress.
  • 5. Assistente de Apresentações Também é possível utilizar o assistente de apresentações e criar apresentações a partir de um modelo ou apresentação já existente. Figura 2 - Tela do LibreOffice Impress Fonte: LibreOffice Impress.
  • 6. Usando um modelo pré-definido Quando você clica na opção “a partir do modelo”, são apresentados algumas sugestões de modelos de slide. Ao clicar em próximo, você pode escolher também aonde a apresentação será exibida (caso a apresentação seja impressa, devese escolher a opção Papel). Em seguida, você ainda precisará selecionar os efeitos – movimentação dos conteúdos – e a velocidade deles. E deverá inserir informações que comporão o primeiro slide. Como etapa final, são exibidos campos para que você possa inserir informações da apresentação (ex: o seu nome, tema da apresentação, etc).
  • 7. Recursos Interessantes O uso de um modelo pré-definido torna o processo de construção das apresentações mais rápido. Porém, você também pode criar o seu próprio modelo. Este modelo de slide usado na nossa disciplina não é pré-definido pelo Impress. Ele foi criado pela equipe do IComp. Vários recursos podem ser inseridos nas apresentações, independentemente de você usar um modelo de apresentação prédefinida ou criar seu próprio modelo. Alguns desses recursos são: figuras, animações, vídeos, música, etc.
  • 8. Recursos Interessantes Você insere o recurso desejado através do comando inserir. Da mesma forma que é feita no LibreOffice Writer. Para inserir novos slides, você deve selecionar a opção “Inserir” e “Slide”, para que seja disponibilizado um slide em branco. Se você desejar criar um novo slide semelhante ao que está editando, pode utilizar a opção “Inserir” e “Duplicar slide”. Esta operação facilita o trabalho de edição de conteúdos que se assemelham.
  • 9. Recursos Interessantes Para inserir animações, você deve selecionar o texto ou objeto a ser animado e escolher a opção “Apresentação de slides”, em seguida “Animação personalizada”. Na barra de animações que surge no lado direito da janela padrão do Impress, você deverá clicar no botão “Adicionar” da opção “Modificar efeito”. Você pode selecionar vários efeitos dos itens “Entrada”, “Ênfase”, “Sair” e “Caminhos em movimento”. Figura 3 – Barra de animações do LibreOffice Impress Fonte: LibreOffice Impress.
  • 10. Outras informações relevantes Para você gravar seus arquivos, o processo é muito simples e semelhante ao processo existente no editor de textos e na planilha eletrônica. Quando a apresentação estiver pronta, você poderá imprimir e visualizar seu trabalho. Para isso, basta selecionar a opção “Arquivo” e “Imprimir”. Chegando à tela imprimir, você poderá selecionar o ícone “Propriedades...”, que disponibiliza uma outra janela com opções específicas referentes a um software de apresentação, tais como a impressão em formato de folheto – 6 slides por página, por exemplo.
  • 11. Outras informações relevantes A visualização de slides, por sua vez, apresenta mais algumas peculiaridades. Por ocasião da apresentação do conteúdo para determinado público, é preferível que o slide apareça em tela cheia. Para que isso ocorra, você deverá utilizar o comando “Exibir” e em seguida “Iniciar no primeiro slide”. Durante a elaboração dos slides, pode ser interessante também a visualização de todos eles em sequência, até para que seja possível reordená-los. Nesse sentido, você pode utilizar a opção “Exibir” e, em seguida, “Classificador de slides”.
  • 12. Outras informações relevantes A utilização do LibreOffice Impress é bastante intuitiva, e quem já domina o LibreOffice Writer terá muita facilidade para explorar inúmeros recursos adicionais, tais como os desenhos e as inserções de figuras, como já vimos nas Unidades anteriores. Figura 4 - Tela do LibreOffice Impress Fonte: LibreOffice Impress.
  • 13. Chegamos ao final da quinta unidade. Espero que você tenha compreendido a utilização do software de apresentações LibreOffice Impress. Comece a preparar suas apresentações, e, nesse sentido, recomendo que você explore as ferramentas de animação personalizada e de transição de slides. Bons estudos!
  • 14. Links Interessantes Para que você conheça outro software de apresentação, acesse o site: PowerPoint da Microsoft, disponível em: http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint/FX100487761046.aspx