• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Aula sobre fundamentos de agricultura
 

Aula sobre fundamentos de agricultura

on

  • 420 views

Apresentação da primeira parte de aula sobre agricultura, na qual será abordada os fundamentos, relações de trabalho e fatores que influenciam a agricultura, com posterior exercício.

Apresentação da primeira parte de aula sobre agricultura, na qual será abordada os fundamentos, relações de trabalho e fatores que influenciam a agricultura, com posterior exercício.

Statistics

Views

Total Views
420
Views on SlideShare
420
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
6
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Aula sobre fundamentos de agricultura Aula sobre fundamentos de agricultura Presentation Transcript

    • O que veremos? O que é agricultura? Quais fatores influenciam na agricultura? Quais as vertentes da agricultura? Quais as Formas de trabalho no campo? Quais os novos rumos da agricultura? Agora é com vocês!!!
    •  É a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação. A agricultura é uma atividade produtiva de grande importância para o homem, pois é a partir dela que temos o nosso sustento.
    •  Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção.
    •  Dentre os fatores naturais, sem dúvida, o clima é o que exerce maior influência no desenvolvimento da agricultura. Caso a chuva atrase, por exemplo, a lavoura fica comprometida; se chover excessivamente, a mesma também será prejudicada  Outro elemento natural indispensável para a agricultura é o solo. Esse é um recurso mineral renovável essencial para os vegetais, uma vez que é nele que a planta se desenvolve e retira nutriente e água para a germinação, crescimento e produção de frutos. 
    •  O fator humano está ligado diretamente com a força de trabalho empregada no plantio, nos cuidados e na colheita. Desta forma, é possível verificar o tipo de mão de obra aplicada, a quantidade, a qualificação e também as relações de trabalho estabelecidas entre o empregado e o empregador, as quais são determinadas pelo nível tecnológico inserido na produção.
    •  Os recursos financeiros aplicados na produção agrícola são de suma importância para o modelo de agricultura que se pretende desenvolver. A renda é muito importante para a produção, pois a agricultura é dependente de equipamentos mais requintados, e para isso é necessário que se façam grandes investimentos.
    •  Agricultura de subsistência: tem a finalidade de fornecer alimento e matéria-prima para os trabalhadores que estão envolvidos na produção e gerar uma produção excedente para ser comercializada no mercado local. A plantação é feita geralmente em pequenas propriedades (minifúndios). Os instrumentos agrícolas mais usados são: enxada , foice e arado. Raramente são utilizados tratores ou outro tipo de máquina.
    •  Agricultura comercial: é destinada à exportação ou mesmo ao mercado interno, na qual se usa grandes extensões de terra com aplicação de tecnologias que alcançam elevados índices de produtividade. A agricultura comercial visa à produção de renda financeira através da produção de plantas e animais que são demandados no mercado. Utiliza o sistema intensivo, com a utilização de máquinas e fertilizantes, tem uma tecnologia de ponta, acarretando em altos índices de produtividade.
    •  Não remunerados: mão de obra familiar, posseiros, parceria e arrendatários; apesar de diferenças entre si esse tipo de trabalho apresenta algumas semelhanças, como: o trabalho desempenhado não gera um salário fixo, os trabalhadores recebem geralmente um lugar para morar e também o direito de plantar na propriedade de terceiros. Da colheita, o trabalhador recebe um percentual, ficando o restante com o dono da propriedade rural.
    •  Assalariados permanentes: Trabalho com certa estabilidade. Isso quer dizer que o serviço não tem um prazo determinado para terminar, ou seja, é fixo. Assalariados temporários: Trabalhadores rurais que desempenham atividades por um período determinado. Essa relação de trabalho pode acontecer por dia, empreitadas, períodos de colheitas. Isso é comum no corte de cana; os boias-frias trabalham por alguns meses do ano.
    •  A agricultura orgânica e a agricultura de conservação: São práticas agrícolas que diferem entre si, porém ambas buscam causar danos mínimos ao meio ambiente. Enquanto a agricultura de conservação busca práticas de perturbação mínima ao solo, como a rotação de culturas; a agricultura orgânica tem como premissa o uso de recursos naturais para o manejo agrícola e a conservação deles, como a produção de alimentos sem agrotóxicos.
    •  1 Qual a diferença entre agricultura comercial e agricultura de subsistência? 2 Quais as vantagens da agricultura orgânica? 3 Será que podemos plantar qualquer tipo de vegetal em qualquer lugar? Explique sua resposta: 4 Faça uma pesquisa e responda: Qual a diferença entre questões agrícolas e questões agrárias no Brasil? 5 Será que um trabalhador rural tem os mesmos direitos que um trabalhador urbano? Faça uma pesquise e explique: