Conferencia infantojivenil pelo meio ambiente 2013 cepmbb - versão final

763 views
705 views

Published on

Conferência no Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão
PROGRAMAÇÃO

As Conferências nas escolas de todo o Brasil tem até o dia 31 de agosto para serem realizadas como etapa preparatória para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). No Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão a conferência será realizada no dia 28 de agosto de 2013 buscando favorecer a participação infanto-juvenil na construção de um Espaço Educador Sustentável.
O evento será dividido em duas partes. Durante a manhã, no primeiro momento haverá oficinas temáticas em sala de aula mediada pelos professores sobre Água, Terra, Ar e Fogo. Nesse momento haverá a construção de planos pelos estudantes do ensino fundamental, seguida da escolha de projeto por tema, assim como eleição do delegado(a) da turma. No segundo momento, os delegados eleitos nas turmas irão socializar os planos com outras turmas, onde será escolhido um plano de ação para o colégio e eleito(a) um(a) delegado(a) e suplente que representará a escola na conferência municipal.
No período da tarde, será realizado o registro do plano de ação do colégio escolhido coletivamente, no site da Conferência, por uma equipe de professores(as), também será elaborado um produto de educomunicação para divulgação do plano de ação escolhido e assim como será realizado o registro do(a) delegado(a) e suplente eleitos, no site da Conferência.
Todas essas atividades ambientais visam propiciar a discussão, na unidade escolar, dos problemas ambientais da comunidade local e global através da temática de Educação Ambiental, buscando descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe na resolução dos problemas ambientais.

Mais informações na página Conferencia pelo Meio Ambiente do Blog do Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão.
Publicado em http://blogdocepmbb.blogspot.com.br/2013/08/conferencia-no-colegio-est-profa-maria.html

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
763
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
379
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Conferencia infantojivenil pelo meio ambiente 2013 cepmbb - versão final

  1. 1. Profas Colaboradora: Soraia Jesus de Oliveira (soraiaoliveir@gmail.com) e Deize Dias Moreira (trigonometria@zipmail.com.br) Discente Colaboradora: Bruna Ribeiro Silva (turma 2AM) Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 2013 "Vamos Cuidar da Bahia com Escolas Sustentáveis” Introdução A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local. Sendo assim a Conferência na Escola é um processo democrático de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expõem diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos. Sendo que a Conferência na Escola possibilitará a abordagem de temas geradores como Água, Terra, Fogo e Ar quais estão relacionados às mudanças ambientais globais, como biodiversidade, energia, mobilidade, mudanças climáticas, saneamento básico, entre outros. Justificativa O Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão (CEPMBB) fica em Barreiras, bairro associado ao Cabula (GOUVEIA, 2010; SANTOS e outros, 2010). As delimitações territoriais entre os bairros existem apenas do ponto de vista cultural (NUNES; SOUZA, 2007), pois o Município de Salvador está situado em região de topografia acidentada, com áreas de difícil acesso e ocupado por inúmeras comunidades vivendo em residências precárias (favelas). Sendo que Barreiras é uma região de acessibilidade difícil devido às características da região, conforme dados da Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência da Prefeitura Municipal de Salvador (SESP, 2012). Essa região necessita de estratégias de desenvolvimento local que contribuam para a cidadania, a igualdade social e a preservação do meio ambiente (NUNES; SOUZA, 2007). Sendo que a
  2. 2. Profas Colaboradora: Soraia Jesus de Oliveira (soraiaoliveir@gmail.com) e Deize Dias Moreira (trigonometria@zipmail.com.br) Discente Colaboradora: Bruna Ribeiro Silva (turma 2AM) realização da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão possibilita a abordagem e a busca de estratégia para a construção de um Espaço Educador Sustentável, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento local através de planejamento e ações socioambientais. Objetivo  Favorecer a participação infanto-juvenil na construção de um espaço educador sustentável.  Propiciar a discussão, na unidade escolar, dos problemas ambientais da comunidade local e global através da temática de Educação Ambiental.  Buscar descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe na resolução dos problemas ambientais. Público Alvo  Alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão, porém todos demais segmentos (EJA e Ensino Médio) podem participar ativamente. Data do Evento  Dia 28/agosto/2013, QUARTA-FEIRA, na última semana devido à data limite de acordo com o MEC e os projetos em andamento do Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão (CEPMBB).
  3. 3. Profas Colaboradora: Soraia Jesus de Oliveira (soraiaoliveir@gmail.com) e Deize Dias Moreira (trigonometria@zipmail.com.br) Discente Colaboradora: Bruna Ribeiro Silva (turma 2AM) Metodologia Os estudantes do Ensino Fundamental II são os protagonistas deste processo que juntamente com professores e demais interessados (estudantes do ensino médio, pais/responsáveis, dentre outros) reúnem-se para dialogar sobre como transformar a escola em um espaço educador sustentável. Dessa forma, a escola buscará construir a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA. Através de oficinas temáticas com os estudantes a escola construirá e elegerá um plano de ação coletivo, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento. Como material de educomunicação do plano de ação da unidade escolar utilizará como estratégia de divulgação do projeto as redes sociais e o blog da unidade escolar (http://blogdocepmbb.blogspot.com.br/). Poderá ser criado outros materiais de educomunicação pelos estudantes e/ou professores. Durante a conferência será eleito um delegado ou delegada (e suplente); que compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade. Para entender como realizá-la consulte a publicação "Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola". A escolha do delegado seguirá alguns critérios:  Estar matriculado em uma turma de 6º a 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental.  Ter entre 11 e 14 anos (no período da Conferência Nacional).  Gostar de debates sobre o meio ambiente.  Comunicar-se bem e ser claro.  Ter participado de maneira significativa no processo da conferência, na construção do projeto e na formação e fortalecimento da Com-Vida.
  4. 4. Profas Colaboradora: Soraia Jesus de Oliveira (soraiaoliveir@gmail.com) e Deize Dias Moreira (trigonometria@zipmail.com.br) Discente Colaboradora: Bruna Ribeiro Silva (turma 2AM) Atividades a serem desenvolvidas As atividades no dia da Conferência no Colégio Professora Maria Bernadete Brandão serão realizadas coletivamente por grupos de estudantes que construirão um plano de ação (projeto) sobre como tornar a escola mais sustentável. O tema será estudado juntamente com os professores do primeiro horário da data de realização, conforme programação da unidade escolar do dia 28/agosto/2013 (quarta-feira). Sendo desenvolvidas oficinas temáticas Água, Ar, Terra e Fogo, seguindo orientações da cartilha “Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola" e dividida por séries: (i) 5ª série - Água (Hidrosfera, Recursos Hídricos, Desertificação), (ii) 6ª série - Terra (Biosfera, Biodiversidade, Desflorestamento), (iii) 7ª série - Ar (Atmosfera, Ar e Clima, Mudanças Climáticas) e (iv) 8ª série - Fogo (Sociosfera, Energia e Mobilidade, Matriz Energética e Transportes). De modo a atender os turnos matutino e vespertino, os estudantes do Programa Mais Educação participarão das oficinas temáticas juntamente com o professor do programa, o qual poderá ser sugerido/combinados outros temas. A análise e a escolha do plano ação do colégio, assim como a eleição do delegado(a) deverá ser realizada pelos estudantes mediado pelos professores atendendo ao princípio “Jovem escolhe Jovem” e garantindo o equilíbrio de gênero (meninos e meninas). A Tabela 1, abaixo, mostra a programação das atividades na conferência do CEPMBB: Tabela 1 - Programação das Atividades na Conferência do CEPMBB. Horário Atividades a serem desenvolvidas Manhã 1ª aula  Realização de oficinas temáticas (Água, Terra, Ar e Fogo) em sala de aula  Análise e escolha dos planos de ação da turma e  Eleição do delegado (a) da turma  Registro de fotos das oficinas 2ª aula 3ª aula Intervalo para lanche 4ª aula  Socialização dos projetos com outras turmas, na sala 08.  Escolha do plano de ação do colégio e  Eleição do delegado (a) e suplente do colégio registrando com fotos5ª aula Intervalo para almoço Tarde 1ª aula  Registro do plano de ação do colégio, no site da Conferência.  Criação um produto de educomunicação para divulgação do plano de ação, por ex.: (i) Produção de cartaz em cartolina ou papel metro, (ii) Produção de texto na forma de Lide para postar nas redes sociais e blog do colégio, dentre outros.  Registro do(a) delegado (a) e suplente eleitos, no site da Conferência. 2ª aula
  5. 5. Profas Colaboradora: Soraia Jesus de Oliveira (soraiaoliveir@gmail.com) e Deize Dias Moreira (trigonometria@zipmail.com.br) Discente Colaboradora: Bruna Ribeiro Silva (turma 2AM) Tabela 2 – Relação das turmas versus oficinas temáticas a ser desenvolvida com os estudantes do Ensino Fundamental e do Mais Educação do CEPMBB em diferentes salas. Série Turmas – Docente do primeiro horário de 4a feira Tema Observações 5a série (6o ano) 5AM – 5BM – ÁGUA  Hidrosfera  Recursos hídricos  Desertificação 6a série (7o ano) 6AM – 6BM – TERRA  Biosfera  Biodiversidade  Desflorestamento 7a série (8o ano) 7AM – AR  Atmosfera  Ar e clima  Mudanças Climáticas 8a série (9o ano) 8AM – 8MB – 8MC – FOGO  Sociosfera  Energia e Mobilidade  Matriz energética e transportes 1a série (1o ano) 1AM – 1BM – 1CM – ÁGUA  Hidrosfera  Recursos hídricos  Desertificação TERRA  Biosfera  Biodiversidade Desflorestamento 2a série (2o ano) 2AM – 2BM – 2CM – AR  Atmosfera  Ar e clima  Mudanças Climáticas FOGO  Sociosfera  Energia e Mobilidade Matriz energética e transportes 3a série (3o ano) 3AM – 3BM – ÁGUA/TERRA/AR/FOGO Mais Educação ÁGUA/TERRA/AR/FOGO
  6. 6. Profas Colaboradora: Soraia Jesus de Oliveira (soraiaoliveir@gmail.com) e Deize Dias Moreira (trigonometria@zipmail.com.br) Discente Colaboradora: Bruna Ribeiro Silva (turma 2AM) Considerações Finais A Conferência no Colégio Professora Maria Bernadete Brandão (CEPMBB) com o tema "Vamos Cuidar da Bahia com Escolas Sustentáveis”, tem com objetivo colaborar no desenvolvimento de forma participativa de um projeto de ação - que promova a sustentabilidade socioambiental a partir da gestão, do currículo e/ou do espaço físico - e a criação um produto de educomunicação para divulgar o projeto. Assim como, eleger um(a) delegado(a) e um(a) suplente para participar da etapa seguinte, na Conferência Municipal. Referências Bibliográficas GOUVEIA, A. T. A. Um olhar sobre o bairro: aspectos do cabula e suas relações com a cidade de Salvador. Dissertação. Salvador, 2010, 158f. Disponível em: <http://www.posgeo.ufba.br/disserta%C3%A7oes/ANNEZA.pdf> Acesso em em 22 fev 2012, às 17h30min. NUNES, E. J. F.; SOUZA, D. M. Educação e território: estratégias de desenvolvimento local na periferia de Salvador. IX Coloquio Internacional de Geocrítica. 28 mai - 01jun 2007. Porto Alegre, UFRS. Disponível em: < http://www.ub.edu/geocrit/9porto/enunes.htm> Acesso em 22 fev 2012, às 17h50min. SANTOS, Elisabete; PINHO, José Antonio Gomes de; MORAES; Luiz Roberto Santos, FISCHER, Tânia, (organizadores). O Caminho das Águas em Salvador: Bacias Hidrográficas, Bairros e Fontes. Salvador: CIAGS/UFBA; SEMA, 2010. 486p.(Coleção Gestão Social). Disponível em: http://www.meioambiente.ba.gov.br/publicacoes/livros/caminho_das_aguas.pdf. Acesso em 12 maio 2013 às 17h29min. SESP - Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência. Prefeitura Municipal de Salvador, Plano Básico de Limpeza Urbana: Revisão 01, Junho de 2012. Disponível em: <http://www.servicospublicos.salvador.ba.gov.br/consultapublica/arquivos/pblu.pdf> Acesso em 22 fev 2012, às 17h20min.

×