Reciclagem de resíduos orgânicos

2,521 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,521
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
67
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Reciclagem de resíduos orgânicos

  1. 1. A grande maioria das terras brasileiras possuibaixos teores de matéria orgânica, tão importantepara a fertilidade dos solos tropicais. O Brasiljoga fora cerca de 100 mil toneladas diárias delixo, dos quais mais de 50% desses resíduos sãoprovenientes de restos de alimentos urbanos. Oaproveitamento da fração orgânica para aprodução de adubo, além de melhorar afertilidade do solo, pode reduzir os custos da
  2. 2.  Aproveitamento dos resíduos orgânicosdomiciliares como adubo para a produçãoagrícola, reduzindo a quantidade de resíduosdepositados em aterros sanitários e lixões. O uso do fertilizante orgânico aumentaquantidade de nutrientes no solo, reduzindo ouso de fertilizantes químicos.
  3. 3.  Aumenta a capacidade das plantas naabsorção de nutrientes (macro e micro),fornecendo substâncias que estimulam seucrescimento; Melhora a aeração e a retenção da água nosolo, reduzindo a erosão provocada pelaschuvas;
  4. 4.  Mantém mais estáveis a temperatura e osníveis de acidez do solo (pH). Dificulta ou impede a germinação desementes de plantas invasoras (daninhas). Ativa a vida do solo, favorecendo areprodução de microorganismos benéficos àsculturas agrícolas.
  5. 5. Resíduos orgânicos são restos de alimentos eoutros materiais que degradam rapidamente nanatureza, tais como: cascas, folhas, restos frutose vegetais, pó de café, esterco de animais, aparasde gramas, galhos, papel, restos de culturasagrícolas, etc.
  6. 6. Reciclar é importante para preservação do meioambiente e o produto da reciclagem pode serutilizado como adubo para as plantas. Assimdiminuí-se a quantidade de lixo depositado ematerros sanitários e lixões.
  7. 7. A coleta seletiva é apontada como a primeira etapapara o processo de reciclagem dos resíduosorgânicos, este processo consiste na separação dosresíduos orgânicos do resto do lixo direto na fonte,ou seja, na nossa própria casa. Isso porquemisturar os materiais recicláveis com o restante dolixo prejudica o reaproveitamento.
  8. 8. Trata-se do processo de separação manual oumecanizada de resíduos potencialmenterecicláveisoriundos de uma coleta seletiva, onde é precisoavaliar, quantitativamente e qualitativamente osresíduos orgânicos coletados antes de seremutilizados no processo de compostagem eVermicompostagem.
  9. 9. A principal forma de se reciclar resíduos orgânicosé a compostagem. Este processo envolvetransformações (decomposição biológica)promovidas por microorganismos do solo que têmna matéria orgânica sua fonte de energia,nutrientes minerais e carbono.Por essa razão uma pilha de composto não éapenas um monte de lixo orgânico empilhado ouacondicionado em um compartimento.
  10. 10. É um modo de fornecer as condições adequadas a essesmicroorganismos para que degradem a matériaorgânica e disponibilizem nutrientes para asplantas.No final da decomposição, origina-se um materialrico em nutrientes, com estrutura fofa, cheiroagradável, temperatura ambiente, pH próximo de7, livre de agentes patogênicos e de sementes deervas daninhas.
  11. 11.  Cristiane Braun Janaína Moreira Série: 2ºA Professora: Dinda

×