Jk e Jânio - Resumo

4,204 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,204
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
137
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Jk e Jânio - Resumo

  1. 1. Aula 37 (Apostila 3) Resumo 1956 a 1961 O PRESIDENTE BOSSA NOVA
  2. 2. GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK , O NACIONAL DESENVOLVIMENTISMO (1956 A 1960) CARACTERÍSTICAS:  Desenvolvimento, inflação e endividamento;  Prosperidade econômica + tranqüilidade política (Plano de Metas: energia, transporte, indústria, educação e alimentação → voltado sobretudo para a industrialização acelerada e obras de infraestrutura; Industrialização desenvolveu-se atrelada ao capital estrangeiro;  Multinacionais;   SÓ CUMPRIU 3 METAS: energia, transporte e indústria
  3. 3. Construção de Brasília
  4. 4. Fusca para alavancar a indústria nacional
  5. 5. “50 anos em 5” Essa frase era como JK resumia seu governo: a construção de Brasília em 5 anos, segundo ele faria o Brasil se desenvolver 50!!
  6. 6. Mas pro povo as coisas iam mal...
  7. 7. Ser industrializado não é mesma coisa que ser desenvolvido. • Concentração de renda. • Mecanização do campo – êxodo rural. • Achatamento salarial. • Aumento da divida externa, pois foi feita com base em empréstimos do capital estrangeiro. • Alta inflação e recessão no início dos anos 60. • Muitas acusações de corrupção.
  8. 8. Charge denunciando os problemas do Governo JK, ente eles, a corrupção
  9. 9. Jânio Quadros (UDN) - 48% Marechal Lott (PSD PTD) - 28% Ademar de Barros (PSP) - 23%
  10. 10. “Varre, varre vassourinha”...
  11. 11. Jânio Quadros se elegeu prometendo resolver os problemas deixados por JK...
  12. 12.  Promessa de “varrer a corrupção” e a inflação;  Política Interna:  Falta de projetos e medidas de real importância para o país;  Proibição de:  briga de galo;  Uso de lança-perfume;  Biquínis em praias;  Economia:  Herdou uma grande dívida externa (3,8 bilhões de dólares) e um alto custo de vida;  Diminuiu crédito aos empresários;  Congelou salários;  Cortou ajuda governamental às importações de trigo e petróleo.
  13. 13. Política externa:  Quis ser independente, recusando-se a obedecer à orientação dos Estados Unidos ou da União Soviética;  Restabeleceu relações diplomáticas e comerciais com a URSS e a China:  Enviou o vice-presidente à China comunista;  Condenou o episódio da Baía do Porcos e a interferência norte-americana que provocou o isolamento de Cuba;  Recebeu no Brasil e deu a Che Guevara uma alta condecoração, a Ordem do Cruzeiro do Sul, o que irritou seus aliados, sobretudo os da UDN;
  14. 14.  Renúncia – Tentativa de Golpe?  25 de agosto de 1961 – Encaminhou sua Carta-Renúncia ao Congresso Nacional.  Redigiu uma Carta Aberta ao povo brasileiro;  Congresso aceitou a renúncia de Jânio.
  15. 15. Por não ter cumprido suas promessas e ainda ter renunciado, Jânio ficou para a História do Brasil como um louco, falastrão, uma grande farsa da política nacional...
  16. 16. “Em 1990, logo depois de sua eleição, Fernando Collor encontrou-se com o ex-presidente Jânio Quadros na casa de um embaixador brasileiro na Europa. Ao vê-lo, o grande bobalhão da política nacional disparou: "Cumprimento-o, mas devo dizer-lhe que o senhor é muito moço". Collor: "Presidente, quando o senhor foi eleito tinha 43 anos. Era apenas três anos mais velho que eu". Jânio: "E deu no que deu". http://www1.folha.uol.com.br/fsp/bra sil/fc0103200912.htm (adaptado)
  17. 17. Jango estava na China quando da renúncia de Jânio Quadros; Militares tentaram impedir sua posse, mas como várias forças da sociedade uniram-se em torno da legalidade do mandato de Jango, aceitaram a posse desde que uma “pequena emenda” fosse feita à Constituição: O Brasil se tornou uma República Parlamentarista!!
  18. 18. Em janeiro de 63, 9 milhões de brasileiros votaram NÃO ao parlamentarismo contra 2 milhões de favoráveis (SIM).
  19. 19. Preparando o golpe A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso.
  20. 20. E em 1º de Abril como uma reação às Reformas de Base propostas por Jango para dinamizar a economia nacional e superar diferenças sociais históricas... veio o golpe militar que por 24 anos governaria o Brasil com mãos de ferro.

×