China

2,336 views
2,107 views

Published on

Um panorama histórico da China atual e do Antigo Império chinês

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,336
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
52
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

China

  1. 1. Ficha Técnica Área: 9.596.961 km². População: 1.305.200.000. Capital: Pequim. Idiomas: Chinês, Mandarim e Cantonês. Religiões: Budismo, confucionismo, taoísmo, islamismo. Moeda: Yuan. Atividades principais: Agricultura e indústria.
  2. 2. Ficha TécnicaExportação: produtos têxteis, aparelhoselétricos, produtos agrícolas, minérios.Importações: máquinas industriais, grãos eferro.Principais produtos agrícolas: arroz, milho,trigo, algodão, batata, soja, sorgo e cana-de-açúcar.Pecuária: suínos, equinos, e aves, gado ecaprinos .Minérios: Petróleo, Carvão Mineral, Tungstênio,Manganês e Zinco.
  3. 3. Você sabia?? Que na China vivem mais de um bilhão de pessoas? E que a China é um dos maiores exportadores de produtos industrializados do mundo??
  4. 4. Você sabia?? Que na China tradição e modernidade caminham lado a lado?
  5. 5. A China no mundo China
  6. 6. China: da formação à era Chang A civilização chinesa nasceu às margens doRio Hoang-Ho, o chamado Rio Amarelo. Osprimeiros sinais de uma civilização datam de cercade 7000 a.C. Lá por volta de 6000 a.C começaram acultivar arroz e painço, ajudados pelo loess, umtipo de solo de calcário amarelo excelente para ocultivo.
  7. 7. China: Cultura Longshan Longshan significa “montanha do dragão” efoi o nome dado aos primeiros povos quehabitaram o território chinês. Praticavam aagricultura, criavam bois, porcos, ovelhas egalinhas e fabricavam uma cerâmica misturadacom cobre. Os primeiros registros escritos foramdeixados pela dinastia Chang que se iniciou porvolta de 1600 a.C e terminou em 1200 a.C
  8. 8. China: A vida dos nobres e dos camponeses A sociedade chinesa era dividida em doisgrupos: os nobres e os camponeses. Entre eleshavia grandes diferenças. Os nobres eram donos das terras e viviam deexplorar os camponeses. Cada família erachamada de “clã”. O homem era a autoridade:julgava, punia e podia ter várias esposas. Os camponeses viviam de acordo com asestações do ano: no verão trabalhavam nasplantações e no inverno iam para aldeias,esperando a primavera enquanto faziamartesanato.
  9. 9. China: A dinastia han e a expansão das letras e artes Em 250 a.C o clã Ch’in unificou todos osreinos e tornou a China um Império. O imperadorCh’in Che foi o mais poderoso. Mandou construir aMuralha da China e um exército de soldados deterracota (um tipo de barro) para serementerrados com ele. Nesse período surgiutambém a escrita chinesa e uma arte refinada eluxuosa.
  10. 10. Religião Chinesa O budismo foi introduzido na China no século IV começou a espalhar largamente, tornando-se a religião de maior influência.
  11. 11. Religião Chinesa Taoísmo se formou no século II. Se originou nas práticas feiticeiras e alquimistas em busca de imortais.
  12. 12. Religião Chinesa O Islamismo se introduziu na China no século VII. Não é tão difundido como o budismo.
  13. 13. Muralha da China Com 3.460 km de extensão, 12 metros de altura e 6 a 15 de largura, a Grande Muralha da China é a maior do mundo. Shih Huang Ti mandou construí-la para proteger o norte da China contra tribos hostis da Ásia Central.
  14. 14. Tangram “O Tangram surgiu na China e seu nome significa tábua das setes sabedorias” Conta-se que no século XII, um monge taiotista deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, em rolo de papel de arroz, pincel e tintas, e disse: - Vai e viaja pelo mundo. Anota tudo que vires e depois volta.
  15. 15. Tangram A emoção da tarefa fez com que o discípulo deixasse cair o quadrado de porcelana, que se fez em sete pedaços. O discípulo, tentando produzir o quadrado, viu formar uma imensidão de figuras belas e conhecidas a partir das setes peças. De repente percebeu que não podia mais correr pelo o mundo. Tudo de belo que existia podia ser formado pelo “Tangram”.

×