Projeto cabe na_mala

4,365 views
4,130 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
4,365
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
446
Actions
Shares
0
Downloads
136
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto cabe na_mala

  1. 1. ESCOLA ESTADUAL ... ADAPTAR CONFORME A ESCOLA PROJETO PARA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO “CABE NA MALA” Sugestão de sequência didática PÚBLICO ALVO: Alunos dos 1º e 2º anos RESPONSÁVEL: Professor regente LIVRO: CABE NA MALA GÊNERO: História AUTORA: ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS OBJETIVOS: - Desenvolver capacidades apropriadas a leitura e seu uso no cotidiano; - Reconhecer consciência fonológica; -Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura; - Construir habilidades para apropriar-se das características do gênero textual e o suporte. JUSTIFICATIVA: - Alfabetizar e letrar alunos, tendo como fio condutor um livro literário, desenvolvendo as capacidades referentes ao Ciclo Inicial de Alfabetização. EIXO Desenvolvimento da oralidade CAPACIDADES -Participar das interações cotidianas em sala de aula: Escutando com atenção e compreensão; Respondendo as questões propostas pelo professor; Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor. I-Desenvolvimento e Apresentação da capa do livro
  2. 2. Atividades de introdução Caixa de surpresa contendo um livro para que os alunos possam tentar adivinhar. Criar todo um clima de curiosidade. 1) O que vocês acham que tem dentro desta mala? 2) Se você for viajar, o que poderá levar nesta mala? 3) Eu também vou viajar. Mas na minha mala eu vou levar luvas. E você, o que vai levar? ( Só vale levar os objetos que cabem na mala, ou seja, objetos iniciados com a letra L ) 4) Assim que descobrirem que há um livro na mala, abrir o livro para os alunos e explorar bastante a capa. Analisar o suporte do texto (livro): características, formatação, material, tamanho, cor, tipo de letra, utilidade social (inclusive na escola), etc. I - INTRODUÇÃO (Oralmente) Pelo título, o que vocês acham que vai acontecer na história? Vamos observar a ilustração da capa do livro; Pela ilustração podemos imaginar qual é a história desse livro? Que tipo de gênero textual é esse? De acordo com a capa de que fala este gênero textual? Que animais você acha que aparecem na história? Onde você acha que acontece essa história? Além das ilustrações, o que você pode observar na capa do livro? Qual o nome da autora do livro? Vamos ler o nome da história? Identificar (todos ou um aluno de cada vez) a primeira e última palavra do título; Identificar as letras do alfabeto nas palavras do título do livro. II- APRESENTAÇÃO DO CARTAZ A VACA VAI A VILA. O CAVALO VAI A VILA. a) Cole o primeiro cartaz no quadro; b) Vejamos o cartaz, vocês conseguem ler? c) Ler para os alunos identificando cada palavra com o dedo ou régua; d) Pedir para lerem junto com os professores; e) Levá-los a perceberem que há 2 frases neste cartaz; f) Identificar cada frase junto com os alunos;
  3. 3. g) Contar quantas palavras tem no texto e também quantas palavras há em cada frase; h) Mostrar a pontuação (como termina cada frase); i) Observar as palavras iguais; j) Propor a contagem do número de letras que contém cada palavra. Mostrar que existem palavras que são representadas por poucas letras ( O, A, VAI); k) Quais palavras tem o mesmo número de letras? E de sílabas? l) Quais animais aparecem no texto? m) Quem sabe mostrar onde está escrito a palavra VACA e a palavra CAVALO; n) Aonde vão o cavalo e a vaca? III- ENTREGA DO TEXTO ( Cartaz) para cada aluno. a) Leitura pela professora apontando as palavras. b) As crianças acompanham apontando as palavras na sua folha. c) Leitura pelos grupos. d) Caça-palavra oral. Peça aos alunos para localizar no texto as palavras: VACA – CAVALO – VAI e) Conte o número de palavras, espaços, frases e letras. ATIVIDADES DE SISTEMATIZAR EIXO Leitura CAPACIDADES - Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura; -Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura: Saber decodificar palavras e textos escritos; Ler reconhecendo globalmente as palavras. Desenvolver capacidades necessárias leitura com fluência e compreensão. IV- REMONTAGEM DOS CARTAZES 1- Texto fatiado no quadro 2- Texto fatiado para cada aluno e montar V – ANÁLISE ORAL DAS PALAVRAS VACA –CAVALO –VILA - VAI Exemplo:
  4. 4. 1- VACA – formar a palavra com letras movéis; a- Nº de letras da palavra; b- Nome das letras que formam a palavra/fonemas; c- Letra inicial (outras palavras) / fonema inicial; d- Posição das letras e fonemas na palavra; e- VA-CA – formar palavras com sílabas movéis; f- VA – CA – sílabas orais (número); g- Sílabas escritas – registro no quadro: 1ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba); 2ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba); Nº de sílabas. EIXO Compreensão e valorização da cultura escrita CAPACIDADES - Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; -Conhecer os usos e funções sociais da escrita; - Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar; -Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar; - Desenvolver capacidades específicas para escrever. VI – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA VACA 1- Formar palavra com letras movéis; 2- Tirar a letra V e colocar as letras: J, M, P, F, T,S e ler as palavras formadas. Registrá-las no caderno; 3- Tirar a letra C e colocar as letras : S, L, V. Registrá-las no caderno; 4- Formar palavras novas a partir das sílabas movéis; 5- Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra VACA Desenhar o 1º cartaz da história do livro VII – ORGANIZAR COM A TURMA AS SÍLABAS E PALAVRAS ESTUDADAS. VIII- JOGOS Chicotinho queimado: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. O aluno retorna a sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra esta escondida. Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega esta quente, ao se afastar-se, a turma diz que ele esta frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queimado!
  5. 5. Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la automaticamente ou com a ajuda da turma. IX – CULMINÂNCIA: Os alunos do 1º ano deverão fazer o reconto do livro para a outra turma do 1º ano e os alunos do 2º farão para o outro 2º ano. (data final do projeto a combinar) X- RECURSOS: Livro, fichas, cartolinas, caixa surpresa. XI- AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua e em sequência observando o interesse, a participação nas atividades propostas e a compreensão das atividades.

×