Mitologia greco-romana

5,060 views

Published on

Projeto desenvolvido em 2010 sobre Mitologia Greco-romana.

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
5,060
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
545
Actions
Shares
0
Downloads
204
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Mitologia greco-romana

  1. 1. Mitologia: ontem, hoje e sempre.
  2. 2. PROJETO INTERDISCIPLINAR RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: Professores do Ensino Fundamental (séries finais) ASPECTOS ABORDADOS POR SÉRIE: 5ª e 6ª séries: Mitologia greco-romana 7ª série: Mitologia egípcia 8ª série: Mitologia vicking
  3. 3. Primórdios da presença humana na Terra:⇒busca de respostas para o enigma da existência do homem / Universo;⇒sentido da vida terrena e após a morte; Caminhos nessa busca:⇒diferentes concepções sobre a vida e o mundo;⇒daí se originam as concepções sobre Deus(es),
  4. 4. As religiões:parte da cultura humana,presentes em todos os povos, em todas as épocashistóricas;busca de uma relação com o mundo metafísico; Conceito de Religião: Conjunto de crenças, mitologias, doutrinas ouformas de pensamento relacionadas com a esfera dosobrenatural, divino, sagrado e transcendental, alémde rituais e códigos morais;
  5. 5. Mito• Mito – mithos – palavra grega significa contar, falar alguma coisa para os outros.• Mito é uma narrativa para explicar a origem do universo, funcionamento da natureza e surgimento dos valores básicos da sociedade.
  6. 6. • O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.• A Mitologia seria a união de todos os mitos criados por uma determinada cultura, religião ou povo na tentativa de explicar o mundo e sua sociedade. Por exemplo: A mitologia grega e a mitologia egípcia.
  7. 7. Na tentativa de explicar o mundo e osseus fenômenos naturais o homemcomeçou a criar os mitos e as lendas. Com o passar do tempo esses mitos setransformaram nas primeiras religiões.Essas religiões eram denominadasanimistas, pois as forças das natureza eramos seus principais deuses.
  8. 8. Características das religiões:a)Um sistema de princípios ou crenças no sobrenatural: concepções sobre o Universo, a Terra, o Homem, o Criador, a vida após a morte;c)Divindade(s) ou ser(es) superior(es): com poder sobre o destino humano: deuses, anjos, demônios, elementais, semideuses, etc. ou em outras - valores morais e códigos de conduta;⇒Rituais (do latim ritualis), ritos ou cerimônias: procedimentos ou atos que os seres humanos praticam, de religação ou contato com a(s) divindade(s) (individuais ou coletivas);
  9. 9. Antigas sociedades:• força poderosa e superior - Natureza;• elementos naturais divinizados (vento, água, fogo, animais);• totens e fetiches (vegetais, ossos, animais vivos ou mortos);
  10. 10. Religiões Politeístas:⇒Antiguidade: na África (Egito); na Europa (Grécia, Roma, Escandinávia, Ibéria, Ilhas Britânicas e regiões eslavas); na Índia (Hinduísmo); na América pré-colombiana (Asteca, Maia, etc.);⇒base na crença em muitas divindades; cada uma com seu significado;⇒mais elaboradas (registros literários).Ex: mitologia grega;
  11. 11. Mitologia Grega
  12. 12. Cerca de 14 séculos antes de Cristo, ospoetas gregos começaram a narrar o que setornaria uma das mais ricas mitologias dessacivilização especial. Nessa época tão distante,deuses e semideuses, monstros e heróispovoavam a imaginação das pessoas paraexplicar coisas incompreensíveis, como acriação do mundo e os mistérios da vida e damorte. Surgiram assim os mitos gregos, fonteinfinita de inspiração para a arte e a literaturaaté hoje.
  13. 13. Ai, meus deuses! Imaginação era o que nãofaltava na Grécia Antiga! Além defilósofos incríveis e artistashipertalentosos, os gregostambém tinham uma dasmitologias mais ricas de todos ostempos! Esse negócio de ter umúnico deus, como no catolicismo,devia parecer muita falta decriatividade para os gregos: é queeles eram politeístas, ou seja,acreditavam em um montão dedeuses. A mitologia grega é tãorica que, na hora de rezar, deviadar um nó na cabeça dos gregos !
  14. 14. E como eram ativos os tais deusesgregos: casavam, tinham filhos,descasavam, brigavam. Para o antigo povo grego, os deusesnão eram perfeitos, não: eles tinham ummonte de sentimentos humanos, comoraiva, inveja e paixão. Mas vamoscomeçar essa história do começo…
  15. 15. Entendendo a Mitologia Grega Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercava, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Os gregos consultavam os oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa ou sacerdotisa, buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.
  16. 16. Ruínas do Oráculo de Delfos O Oráculo de Delfos foi um grande local sagrado da GréciaAntiga, dedicado ao deus Apolo (deus da luz, sol, profecia e verdade). Elese localizava no pé do Monte Parnaso (região central da Grécia). OOráculo de Delfos tornou-se, na antiguidade clássica, um dos maisimportantes centros religiosos da Grécia Antiga. Hoje, suas ruínas atraemmuitos turistas do mundo todo.
  17. 17. Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram : - Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles. - Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Sátiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos. -Górgonas: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes.Medusa: mulher com serpentes na cabeça Exemplo: Medusa. -Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
  18. 18. O mundo nasceu do Caos! Para a mitologia grega, tudo começou com o Caos. OCaos era uma massa cheia de forças, uma fonte geradora devida. E, um belo dia, essa fonte deu origem a dois deuses: Gaia, a Terra Urano, o Céu. Do casamento entre Céu e Terra, nasceram os Titãs, queapesar do nome, não eram uma banda de rock, mas simcriaturas superpoderosas. Mas não foram só esses o"filhotes" de Urano e Gaia, não: eles também deram à luz asTitânias, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Só que Urano, que não era lá um pai muito bonzinho,resolveu prender os Ciclopes e Hecatônquiros no interior daTerra, e não deixar nenhum deles ver a luz do Sol!
  19. 19. A mamãe Gaia, inconformada com a maldadede Urano, se juntou a um dos seus filhos-titãs, oCronos (deus do tempo), para se vingar do paimalvado. Depois de muita luta, Cronos vence! Mas, quem diria…vira malvado também!Sabe-se lá por que, ele resolve que vai sairdevorando tudo…até os próprios filhos! Da"comilança", só um filhote de Cronos escapou:Zeus!
  20. 20. Valha-me, Zeus! Para fugir do paiguloso, Zeus foi criado emuma ilha grega chamadaCreta, e alimentado com mele leite de cabra. Quandoficou grande e forte, lá se foio deus acabar com a farra dopapai Cronos. De mansinho,Zeus deu para Cronos umbebida mágica, que fez odeus do tempo "vomitar"todos os filhos que tinhadevorado!
  21. 21. Depois dessa supervalentia, Zeus virou o maioral, ochefão supremo dos deuses gregos e teve um batalhãode filhotes-deuses: Ares, o deus da Guerra, Apolo, deusdo Sol, Dionísio, deus do vinho e do teatro, Artêmis,deusa da caça, Atena, deusa da sabedoria… ufa, comtanto deus assim, os gregos deviam estar muito bemprotegidos! Ah, a mitologia grega também explica a origem daVia Láctea, em uma imagem muito bonita.
  22. 22. Hera Hefesto Zeus ArtemisAtena ApoloAres HéstiaHermes Posêidon Afrodite Deméter
  23. 23. ZEUS• Zeus era o mais forte e poderoso dos deuses.• Ele teve várias esposas e foi pai de heróis famosos como Hércules e Perseu. Por fim, casou-se com Hera.• Ele era generoso com as pessoas boas e impiedoso com aqueles que faziam coisas erradas ou tentavam enganar.• Zeus governou o mundo com o poder do trovão e do raio, usados para destruir seus inimigos.
  24. 24. Posêidon• Deus dos mares e oceanos, vivia num palácio no fundo do mar.• Controlava as tempestades e terremotos batendo o seu tridente no fundo do mar.• Como ele não gostava do herói Ulisses (Odisseu), provocou maremotos e destruiu seus barcos quando ele voltava da guerra de Troia, como vingança por ele ter machucado seu filho, o Ciclope Políferno.
  25. 25. HADES• Deus dasalmas dos mortos,dos cemitérios edo subterrâneo.• É o deus doinferno
  26. 26. Hermes• Era o mensageiro dos deuses.• Deus do comércio, dos viajantes, dos ladrões e o protetor dos comerciantes e dos rebanhos.• Tinha um capacete e uma sandália com asas.• Conduzia as almas dos mortos ao mundo inferior e possuía poderes mágicos para controlar o sono e os sonhos.
  27. 27. • Hefesto Era o deus do fogo e vivia em uma caverna aos pés do vulcão Etna, na Itália, fabricando armas e outros objetos de metal.• Ele construía as armaduras, cedros e armas de Zeus, inclusive seus raios.• Como nasceu manco e feio, sua mãe, Hera, atirou-o do alto do Monte Olimpo.• Ele caiu no mar e foi criado por duas deusas que lá viviam.• Já adulto, vingou-se de Hera enviando-lhe de presente um trono de ouro que ele mesmo fizera.• Ao sentar-se, Hera foi presa por correntes mágicas que ninguém, nem mesmo os deuses, conseguiam quebrar.• Hefesto só libertou sua mãe muito tempo depois, convencido pelo deus Dionisio.• Apesar de feio e manco, era muito forte e se casou com a mais bela das deusas: Afrodite.
  28. 28. Ares• Ares, o deus da guerra, era filho de Zeus e Hera.• Ele era alto e muito forte e temido por todos por ser muito bravo e não pensar duas vezes antes de brigar com qualquer deus ou mortal que o contrariasse.• Mesmo sendo forte, Ares nem sempre ganhava suas lutas.• Ares teve uma grande paixão em sua vida, a deusa Afrodite, com quem teve vários filhos, entre eles Eros.• Mesmo depois do casamento de Afrodite com Hefesto, Ares continuou a amá-la.• Ele sempre usava seu elmo e sua roupa de batalha e nunca deixava sua lança ou espada muito longe, pois estava sempre pronto para uma boa briga.
  29. 29. Apolo• Era o deus do sol, da luz, da verdade, da música e da medicina.• Filho de Zeus, Apolo era o mais amado dos deuses.• Era também deus da profecia, transmitindo aos seus sacerdotes respostas para dúvidas dos humanos.• O templo mais famoso da Grécia era dedicado a Apolo.• Para construir esse templo, Apolo teve que matar um serpente chamada Píton que morava em uma caverna próxima e amedrontava os moradores da região.• Apolo é o inventor da adivinhação, da música e da poesia.• Era frequentemente visto com sua lira e com as Musas, as mulheres que davam inspiração aos poetas, escritores e músicos para comporem suas obras.
  30. 30. Hera• A rainha dos Deuses, era também irmã de Zeus e protetora dos casamentos e das mulheres.• Era a mãe de Ares, deus da guerra; Hefesto, deus do fogo; Hebe, deusa da juventude; e Ilícia, deusa do parto.• Hera sempre foi uma esposa ciumenta, e frequentemente perseguia as antigas esposas de Zeus e seus respectivos filhos.• Ela era vingativa e nunca esquecia uma ofensa.
  31. 31. Atena• Era a deusa da sabedoria e da guerra, patrona da cidade de Atenas.• Vestia uma armadura de ouro e era invencível em uma luta.• Saiu da cabeça de Zeus, já adulta e vestindo sua armadura dourada.• Disputou com Posêidon, seu tio, o título de patrono da cidade de Cécrope.• Atena ganhou a competição e ofereceu ao povo uma muda de oliveira, que se tornou o símbolo da cidade que recebeu seu nome.
  32. 32. • Afrodite Deusa do amor e da beleza, possuía um cinturão que a tornava irresistível.• Foi a causadora da guerra de Troia• Éris, a deusa da discórdia, foi a única deusa que não foi convidada para o casamento de Peleu e Tétis.• Para se vingar, arremessou uma maçã dourada na mesa onde se realizava o banquete.• Na maçã estava escrito "Para a mais bela“.• Atena, Hera e Afrodite começaram a brigar, cada uma dizendo que a maçã era sua.• Quando Zeus se recusou a julgar de quem seria a maçã, as três deusas pediram a Páris, príncipe de Troia, para decidir a questão.• Cada deusa ofereceu a Páris um presente para conquistar sua simpatia: Hera prometeu-lhe que seria um poderoso governante; Atena, a sabedoria e grande fama militar e Afrodite ofereceu-lhe a mulher mais linda do mundo; Helena, a esposa do rei grego Menelau. Então Páris declarou Afrodite a mais bela. E partiu para raptá-la, dando assim início à guerra de Troia.
  33. 33. Artêmis• Deusa da lua e da caça.• Era irmã gêmea de Apolo.• Protetora dos animais e das mulheres grávidas, era independente e impiedosa com quem a desrespeitasse.• Como punição por terem matado um cervo em seus bosques, Ártêmis impediu os gregos de navegar até Troia durante a guerra, parando os ventos que sopravam as velas, até que eles lhe oferecessem uma jovem em sacrifício.• Assim como Apolo, Artêmis usava um arco e flecha, com o qual ela punia mortais que a ofendessem.
  34. 34. Héstia• A mais amável das deusas do Olimpo, ela era a protetora dos lares e sempre procurava acabar com as brigas entre os outros deuses.• Para ela eram oferecidas orações antes e depois das refeições.• Como representava o fogo sagrado, a maioria das cidades tinha uma pira para que fosse feito seu culto; por isso sua imagem era encontrada em todos os altares onde eram realizados sacrifícios com fogo.
  35. 35. Deméter• Deusa da colheita, dos cereais e dos frutos.• Quando Zeus permitiu que Hades levasse Perséfone, sua filha, para o mundo inferior, impediu a chegada da primavera e prejudicou as colheitas.• Para que as estações e as colheitas voltassem, exigiu que Perséfone passasse um terço do ano no mundo inferior e o resto do ano com ela.• Quando Perséfone ia para o mundo inferior, Deméter ficava triste e o tempo mudava trazendo o inverno.• Quando chegava o momento de sua filha querida voltar, ela ficava tão alegre que fazia as flores nascerem trazendo a primavera e a colheita farta.
  36. 36. Monte Olimpo• É uma montanha do Norte da Grécia, com o cume sempre coberto de neve, onde os deuses se reuniam para discutir os negócios do mundo.• Era Zeus que presidia as reuniões.
  37. 37. A mitologia romana arcaicasofreu grandes modificações com aincorporação de grande parte damitologia grega. Isso fez com que,surgisse em Roma diversos deusese heróis muito semelhantes aosgregos, diferentes desses apenasno nome. Vejamos alguns deles:
  38. 38. • Zeus /Júpiter- deus de todos os deuses, senhor do Céu.• Afrodite / Vênus - deusa do amor, sexo e beleza.• Posêidon / Netuno- deus dos mares• Hades / Pluto (Plutão) - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo. É o deus do inferno• Hera / Juno- deusa dos casamentos e da maternidade.
  39. 39. • Ares / Marte- divindade da guerra;• Atena / Minerva- deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da c cidade de Atenas;• Cronos / Saturno- deus da agricultura que também simbolizava o tempo;• Demeter / Ceres – deusa protetora dos lares;• Hermes / Mercúrio - divindade que representava o comércio e as comunicações;• Hefestos / Vulcano - divindade do fogo e do trabalho;• Dionísio / Baco- Deus do vinho• Apolo / Febo - deus da luz e das obras de arte;• Artêmis / Diana - deusa da caça.
  40. 40. Para os gregos, a mitologia erareligião, os romanos também aconsideravam assim e estes seapoderaram da grega e a fizeram sua. Depois do cristianismo, passou-se aconsiderá-las como uma mitologiaúnica. Portanto greco-romano é oadjetivo utilizado para tudo o que forcomum aos gregos e aos romanos.
  41. 41. Fim, por enquanto... soniammcollares@hotmail.com 31/05/2010

×