Trabalho poluição sonora

10,933 views
10,613 views

Published on

trabalho ap12ºB. o som e a música. escola secundária de porto de mós

Published in: Education, Technology, Sports
2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
10,933
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
260
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho poluição sonora

  1. 1. Poluição sonora
  2. 2. Existem vários tipos de poluição e uma delas é a poluição sonora que está presente na vida de toda a população. Poluição sonora - é o efeito provocado pela propagação do som num tom demasiado alto, acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade causa danos irreversíveis nos seres humanos. Poluição sonora - O que é?
  3. 3. Existem algumas regras sobre o som tais como os sons permitidos e os sons não permitidos: Som não permitido – amplificadores do som instalados em veículos. Som permitido – música ao vivo em estabelecimentos.
  4. 4. • 65 dB – limite tolerável da intensidade do som ao ouvido humano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). • >85 dB – risco de dano auditivo permanente, se exposto durante mais de 8horas. • Este tipo de poluição causa vários efeitos negativos na vida das pessoas e os mais comuns são: -Insónias; -Stress; -Depressão; -Dores de Cabeça -Cansaço -Perda de audição; -Agressividade (alteração do sistema nervoso); -Falta de atenção e concentração; -Perda de memória; -Aumento da pressão arterial; -Gastrite e úlcera; -Queda de rendimento escolar e no trabalho; -Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído); -Alucinação; -Doenças psíquicas.
  5. 5. O ouvido é formado por três canais semicirculares que nos ajudam a manter o equilíbrio e auxiliam a visão. A poluição sonora causa danos permanentes na audição e também no equilíbrio e na visão. A poluição sonora pode provocar também:  Enfartes  Doenças circulatórias  Aumento de pressão sanguínea  Úlcera estomacais Actualmente, os centros psiquiátricos acolhem não só alcoólicos e intoxicados, mas também um grande número de vítimas da poluição sonora.
  6. 6. Fontes Geradoras de som e seus efeitos Fonte Decibéis Sensação Tempo de Exposição* Vuvuzelas/bombas recreativas 140 Perda auditiva/fadiga/ incomodo 08 horas Turbina de avião 130 Dor - Martelo pneumático 120 Dor auditiva 3minutos Concerto de rock 110 Perda auditiva 15 minutos Buzina/Discoteca 100 Perda auditiva 01 hora Trânsito pesado 90 Fadiga 04 horas Trânsito 85 Pressão auditiva 08 horas Escritório 60/70 Incómodo/suportável - Sala de estar 30/40 Confortável - Agitar das folhas 10/30 Silencioso/não prejudicial - (*) Tempo de exposição é o tempo máximo que uma pessoa pode ficar exposta ao som sem sofrer dano físico.
  7. 7. Curiosidades: • Segundo um estudo da Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (FETA), o excesso de ruído rodoviário e ferroviário provoca todos os anos, cerca de 50 mil mortes por ataque cardíaco na União Europeia (UE) e doenças de coração a mais de 200 mil cidadãos europeus; • Ao todo a poluição sonora custa cerca de 40 mil milhões de euros em cuidados de saúde aos contribuintes europeus; • A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o ruído provocado pelo tráfego automóvel na União Europeia provoca 40% mais mortes por ataques de coração e hipertensão do que a poluição do ar. • Perda de 30% da audição ao utilizar mp3, mp4 ou iPod durante duas horas por dia durante dois anos em níveis próximos de 80 decibéis. • Actualmente, cerca de 5% das insónias são causadas pela poluição sonora.
  8. 8. Nova York – Uma das cidades com níveis de poluição sonoras mais altos: http://www.youtube.com/watch?v=qbvMgrxyJwQ&feature=related
  9. 9. Vietnam: http://www.youtube.com/watch?v=mr5Gssaxl6g&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=0-1IdFu8N_Q&feature=related

×