Your SlideShare is downloading. ×
0
Simbolos Pascais
Simbolos Pascais
Simbolos Pascais
Simbolos Pascais
Simbolos Pascais
Simbolos Pascais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Simbolos Pascais

562

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
562
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PÁSCOA (Ana Silva, nº3 – 7ºE)O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach"("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidãoe o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia doMar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aosfilhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da mortepara a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e anossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas e nãose celebra dignamente senão na alegria. Celebra-se no dia 31 deMarço.
  • 2. SÍMBOLOS DA PÁSCOAExiste muitos símbolos da páscoa tais como: a cruz, os ovos daPáscoa, o coelho da Páscoa, o cordeiro, o círio pascal, o girassol, opão e o vinho, a colomba pascal, o sino, a quaresma, os óleos santos,o peixe, mas eu vou falar-vos dos 5 símbolos mais importantes!
  • 3. A cruz é o principal símbolo do cristianismo, dizemos que ela temvários sentidos, mais ou menos secundários e contingentes e énatural que seja assim, dada a pluralidade de sentidos que cabemem qualquer símbolo. A Cruz, pode ser encontrada em um númeromuito grande de variações, porém o modelo básico é sempre ainterseção de dois segmentos retos, quase sempre na vertical ehorizontal. O significado do símbolo da cruz é sempre a conjunçãodos opostos: o eixo vertical (masculino) e o eixo horizontal(feminino); o positivo e o negativo; o homem e a mulher; o superiorcom o inferior; o tempo com o espaço; o ativo com o passivo; o Solcom a Lua; a vida com a morte…etc
  • 4. O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida maiscomum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dosalimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e naspessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliançaeterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam paraanunciar as celebrações. O sino é um símbolo da páscoa. No domingo depáscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração daressurreição de cristo.
  • 5. É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significaque "Cristo é a luz dos povos". Nesta vela, estão gravadas as letras doalfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Osalgarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascalsimboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.Os cristãos são reconhecidos pelo símbolo do peixe há muitos anos. Arelação com a Páscoa está no fato de as aparições de Jesus, após aressurreição, estarem sempre ligadas à presença de peixe.
  • 6. Para terminar eu desejo uma boa páscoa cheia de paz amor efelicidades a todas as pessoas, que a festejem em família poisafinal a páscoa é uma época de iluminar as nossas vidas com amore paz!!!

×