Your SlideShare is downloading. ×
A pesquisa exploratoria
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

A pesquisa exploratoria

11,117

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
11,117
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA COMEÇA PELA PESQUISA EXPLORATÓRIA Solange Toldo SoaresPara a elaboração do projeto de pesquisa iremos iniciar com uma pesquisaexploratória sobre o tema escolhido, para facilitar a delimitação do tema eelaboração do projeto.Mas você já escolheu um tema para pesquisa? Pese em algo que para você éimportante conhecer, seja por identificação pessoal com o tema ou mesmonecessidade no seu momento de trabalho ou estudos. A partir desta escolhadefina alguns descritores (palavras-chave) de sua pesquisa. Com essadefinição em mãos inicie a pesquisa exploratória.PESQUISA EXPLORATÓRIAPRIMEIRA ETAPA – SELEÇÃO DOS TÍTULOS E RESUMOS PARA LEITURA INICIALFaça uma pesquisa exploratória nos seguintes sites para a seleção inicial dostítulos a partir dos descritores. a) SCIELO Acesse o link http://www.scielo.org e proceda da seguinte forma:1. Em Pesquisa artigos, verifique se o método é: método2. Na caixa das palavras-chave deigite um dos descritores escolhidos:Entre com uma ou mais palavras3. Em “onde” selecione:onde4. Então clique em pesquisar: Enviar5. Após clicar em pesquisar, leia os títulos que você julgue trazer algumainformação importante para o seu tema e copie os resumos.
  • 2. b) ANPEDAcesse o link http://www.anped.org.br/novo_portal e proceda da seguinteforma: 1. Clique em Reuniões anuais, entre em uma reunião de cada vez. Você deverá pesquisa em no mínimo 4 reuniões anuais. 2. Clique em trabalhos. 3. Escolha o Grupo de Trabalho que vai de encontro ao seu tema. 4. Faça a seleção dos resumos a partir dos títulos. 5. Copie e cole os resumos escolhidos para leitura. c) CAPES 1. Acesse o link http://capesdw.capes.gov.br/capesdw 2. Em “assunto” digite o descritor escolhido. 3. Em nível e ano base pesquise nos anos de 2009 e 2008, mestrado e doutorado. 4. Clique nos títulos que te interessar para selecionar os resumos. Depois desta pesquisa exploratória inicial, sistematize no word uma lista de resumos para sua leitura. (mínimo 15 resumos). SEGUNDA ETAPA – LISTA DE ARTIGOS E CAPÍTULOS DE LIVRO PARA LEITURA COMPLETA A partir da leitura dos resumos (para isso verifique o texto “Como ler resumos” identifique e sistematize no word uma lista de artigos para sua leitura completa. (mínimo 8 artigos). TERCEIRA ETAPA – FICHAMENTO DOS ARTIGOS LIDOS È importante realizar um fichamento dos artigos lidos, segue modelo para elaboração:
  • 3. MODELO DE FICHAMENTO: CAPES 1° descritor: Diretrizes da Pedagogia RODRIGUES, M. de F. Da racionalidade técnica à “nova” epistemologia da prática: A proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais, 2005. 228p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Problematiza as concepções que estão presentes nas políticas governamentais de formação de professores e pedagogos no contexto de formulação das políticas brasileiras, revelando segundo a autora o projeto que foi vitorioso. Para superar esta limitação, além de análise da legislação, busca analisar material de autores que têm contribuído para a crítica e reflexão sobre a temática. Nota: Evidencia que a base epistemológica que sustenta as políticas de formação de professores e pedagogos nasce no contexto do pensamento neoliberal, pela ênfase na dimensão instrumentalizadora do conhecimento, define essa base como “nova epistemologia da prática”. Traz importante análise do Parecer CNE/CP n° 05/2005, amplamente discutido na academia.QUARTA ETAPA: ELABORAÇÃO DA REVISÃO DE LITERATURA E DELIMITAÇÃODO TEMA A partir da leitura e fichamento dos 8 artigos ou capítulos de livro sistematize no word um texto de revisão de literatura que orientará a delimitação do seu tema de pesquisa. Após você irá conseguir com maior facilidade delimitar o problema de pesquisa. Feito isto, verifique as normas formais para elaboração do projeto de pesquisa e elabore os demais itens. Hoje entregue a fase que você conseguiu alcançar por e-mail no endereço solange_tsoares@yahoo.com.br Antes da elaboração do projeto procure cumprir todas as fases, se houver dúvidas não exite em entrar em contato.

×