Your SlideShare is downloading. ×
0
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Analista de negocios
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Analista de negocios

1,712

Published on

Published in: News & Politics
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,712
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
90
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  1. O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS EM SOLUÇÕES DE BI Gustavo Olsen – Analista de Negócios
  2. ANÁLISE DE NEGÓCIOS “...Segundo o BABoK, Análise de Negócios é o conjunto de tarefas e técnicas utilizadas para o trabalho como um elo entre as partes interessadas, com o objetivo de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização, possibilitando assim a recomendação de soluções que permitam a empresa alcançar seus objetivos...”
  3. O ANALISTA DE NEGÓCIOS “...O Analista de Negócios é o profissional que busca as melhores oportunidades de negócio, analisa novas tendências, cria novos produtos, recria produtos existentes, está sempre preocupado em encontrar novos caminhos para a empresa, e principalmente é quem mantém o contato permanente com o cliente e os donos do negócio...”
  4. O ANALISTA DE NEGÓCIOS
  5. ANALISTA DE SISTEMAS VS. ANALISTA DE NEGÓCIOS “...A principal diferença entre ambos é que o Analista de Sistemas deve conhecer as melhores técnicas e práticas de desenvolvimento e levantamento de requisitos, mas não precisa conhecer todos os ramos e nichos de mercado; Isso é para o Analista de Negócios...”
  6. ENTÃO, QUE TIPO DE CONHECIMENTO O ANALISTA DE NEGÓCIOS PRECISA TER??? * Visão de Gestão de TI; * Não precisa conhecer Infra-estruturar; * Preocupação com a Segurança da Informação; * Não precisa saber configurar um firewall; * Usar a Informação de forma Inteligente; * Não precisa escrever em linguagem Java; * Conhecimento dos Recursos da Internet e Suas Oportunidades; * Não precisa ter entendimento de XML;
  7. ÁREAS DE CONHECIMENTO PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DA ANÁLISE DE NEGÓCIOS: - Identificar atividades, selecionar técnicas de análise, definir as partes interessadas e avaliar o andamento do projeto... - O que eu preciso fazer?
  8. ÁREAS DE CONHECIMENTO ELICITAÇÃO: - Levantar e detalhar requisitos das partes interessadas... - Do que as partes interessadas precisam?
  9. ÁREAS DE CONHECIMENTO GERENCIAMENTO E COMUNICAÇÃO DE REQUISITOS: - Comunicar resultados e identificar e gerenciar mudanças... - Todo mundo entende e concorda?
  10. ÁREAS DE CONHECIMENTO ANÁLISE CORPORATIVA: - Entender o contexto para definir a necessidade e definir o escopo da solução... - Porque estamos fazendo isso?
  11. ÁREAS DE CONHECIMENTO ANÁLISE DE REQUISITOS: - Analisar as necessidades e atual situação para detalhar e validar os requisitos... - O que a solução deve ser capaz de fazer?
  12. ÁREAS DE CONHECIMENTO ANÁLISE E VALIDAÇÃO DA SOLUÇÃO: - Assegurar que a melhor solução será escolhida e avaliá-la... - A solução faz o que devia fazer?
  13. COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS DO ANALISTA DE NEGÓCIOS Capacidade Analítica Características Comportamentais Conhecimento de Negócios Habilidades de Comunicação Habilidades Interpessoais Aplicativos e Softwares Criatividade Ética Princípios e Práticas de Negócio Comunicação Oral Facilitação e Negociação Aplicativos Genéricos Habilidade para Tomar Decisões Organização Pessoal Habilidade de Ensinar Liderança e InfluenciaCapacidade de Aprender Conhecimento da Organização Habilidade para Resolver Problemas Confiabilidade Trabalho em Equipe Aplicativos Específicos Conhecimento da Solução Comunicação EscritaPensamento Sistêmico
  14. ONDE ESTÁ O ANALISTA DE NEGÓCIOS NO FLUXO DE TRABALHO DA SOL7??? Com exceção ao momento da proposta comercial o Analista de Negócios está presente em todas as etapas de um projeto de BI, mesmo que sendo indiretamente... Podemos visualizar a participação do AN no Ciclo de Vida e Gestão de Projetos de Software adotado pela SOL7...
  15. CICLO DE VIDA E GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE
  16. PODEMOS CONCLUIR QUE... “...Um Analista de Negócios tem que aprender sobre o negocio do seu cliente para lhe fornecer a melhor solução a ser contratada. Projetar, criar, acompanhar, homologar e treinar são as tarefas que um Analista de Negócios deve desempenhar no seu dia-a-dia. Aprender para Fazer é a rotina deste profissional...”
  17. DÚVIDAS E COMENTÁRIOS

×