Your SlideShare is downloading. ×
Pensamento educacional de platão e aristóteles
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Pensamento educacional de platão e aristóteles

14,637
views

Published on


0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
14,637
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
120
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Considerações sobre a influência ou nãodestes filósofos na Educação atual Zilda Soares Cursista do 5º Período em Licenciatura em Informática UEG
  • 2. “Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poetaquando o Amor toma conta dele.”
  • 3. Platão (428 – 347 a.C.)Platão exerceu uma grande influência na educação grega, tendo sido o maisimportante discípulo de Sócrates. Ele o principal responsável pelatransmissão escrita dos ensinamentos do seu mestre. Além disso, criou assuas próprias ideias, demonstrando possuir um notável zelo pelo saber. Ateoria dos dois mundos (“mundo sensível e mundo inteligível ou mundo dasideias”) destacasse como o cerne do pensamento platônico e se encontraexplicitada no famoso “Mito da Caverna”.
  • 4. Platão defendia que toda educação era de responsabilidade estatal e,ainda, reivindicava o acesso universal à educação e a mesma instrução parameninos e meninas. Platão defendia essas ideias por ser opositor ao sistemademocrático que vigorava em Atenas, principalmente porque ele dava poder apessoas despreparadas para governar.
  • 5. Platão promulgava que a educação tinha o objetivo final deformar moralmente o homem para viver em estado justo. Rejeitava e educaçãogrega praticada pelos sofistas que eram encarregados de transmitirconhecimentos técnicos, principalmente de oratória, para os jovens da elite, quedeveriam se tornar aptos para ocupar as funções públicas.
  • 6. "Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia deloucura."
  • 7. Aristóteles (384-322 a.C)Aristóteles frequentou a Academia de Platão, tornando-se seu discípulo. Maistarde contraria o seu próprio mestre, sobretudo ao desprezar a teoria do mundodas ideias, fazendo a síntese do mundo sensível e do inteligível a partir doconceito de “substância”, ou seja, “aquilo que é em si mesmo”. Um dos seusgrandes feitos filosóficos foi sistematizar a Lógica através do seu tratadointitulado Organon. Além disso, escreveu vários trabalhos científicos, a saber, Afísica, História Natural, As partes dos animais, etc. Sobre estética produziuduas grandes obras, intituladas Retórica e Poética. É autor também de Ética aNicômaco, Política e Metafísica, esta última exerceu uma grande influência nasconcepções filosóficas e teológicas da Idade Média.
  • 8. “Eugénia é a ciência que estuda as condições mais propícias àreprodução e melhoramento da raça humana”. Na visãoaristotélica a eugenia é responsabilidade do legislador,entendendo-se este como o poder social supremo, cuja atribuiçãocentral, sob o prisma da eugenia, deve ser a de “cuidarprincipalmente de formar pessoas honestas, procurar saber porquais exercício tornará honestas os cidadãos e, sobretudoconhecer bem qual é o ponto capital da vida feliz”.
  • 9. A parte de um entendimento dicotômico do homem (alma,mente, razão) e somata (corpo). Aristóteles justifica a relaçãoimplícita da eugenia com a educação. A primeira enfocada como“ponto chave” no desenvolvimento das virtudes do homem de bem ea segunda como instrumento ou processo subordinado que levaria a“cabo” o objetivo da primeira (neste contexto poderíamos afirmarque a “eugenia” possui a “razão” enquanto que a educação“obediência”).
  • 10. “… Dizer que a poesia é imitação, para a teoria apresentada naRepública, é distanciá-la duplamente da verdade, pois em primeirolugar está a verdade na ideia em si mesma de algo; se um artesãovislumbra esta ideia e produz um objeto, este é gerado a certadistância da verdade, e se um poeta canta nos seus versos esteobjeto, então ele está afastado mais ainda da verdade.A ARTE NO CONCEITO DE PLATÃO E ARISTÓTELES porFernando Santoro
  • 11. Considerações sobre a influência ou não destes filósofos na Educação atual. Os dois pensadores foram e sempre será importante em nossa educação,porém, a visão dois era uma educação para todos (Platão) e o estado possuindo suaresponsabilidade (Aristóteles). Infelizmente na nossa atualidade existe ou permaneceessa mesma concepção pena que seja para muitos simplesmente um utopia, pois, naverdade existe somente no papel. Para poucos ou para a minoria e oferecido umaeducação de qualidade formando cidadão justos e o estado cumprindo seus direitos edeveres.
  • 12. Bibliografia:Pesquisas na InternetMaterial Didático de Filosofia