Your SlideShare is downloading. ×
Iniciação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Iniciação

993
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
993
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
28
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ““O SABER NÃO OCUPAO SABER NÃO OCUPA LUGAR”LUGAR” Iniciação à Informática (TIC) para SENIORESIniciação à Informática (TIC) para SENIORES Formador: Sandra Marques
  • 2. TIC – Tecnologias da Informação e ComunicaçãoTIC – Tecnologias da Informação e Comunicação Vivemos na era digital: actualmente toda a informação, seja ela texto, imagem, som, vídeo, etc., está ou pode estar digitalizada. Desta forma, o computador (fruto da tecnologiatecnologia electrónica desenvolvida nas últimas décadas) pode processar rápida e eficazmente muita informaçãoinformação, capaz de ser transferida em expeditos sistemas de comunicaçãocomunicação.
  • 3. Tecnologias de Informação eTecnologias de Informação e ComunicaçãoComunicação A palavra TIC (tecnologias da informação e comunicação) temA palavra TIC (tecnologias da informação e comunicação) tem consequência das seguintes palavras:consequência das seguintes palavras: InformáticaInformática – tem origem na junção das palavras– tem origem na junção das palavras informaçãoinformação ee automática.automática. InformáticaInformática significa, portanto,significa, portanto, tratamento da informação por meiostratamento da informação por meios automáticos. (computadores)automáticos. (computadores) Tecnologias de informaçãoTecnologias de informação – processo de tratamento, controlo e– processo de tratamento, controlo e comunicação de informação, através do hardware e software;comunicação de informação, através do hardware e software; Tecnologias de informação e comunicaçãoTecnologias de informação e comunicação – transmissão de informação– transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação.através de redes de computadores e meios de comunicação.
  • 4. Áreas das tecnologias da comunicação eÁreas das tecnologias da comunicação e informaçãoinformação
  • 5. Áreas das tecnologias da comunicação e informaçãoÁreas das tecnologias da comunicação e informação 1 -1 - ComputadoresComputadores O computadorO computador é umaé uma máquina que serve para receber e processarmáquina que serve para receber e processar informação, gerando informação, e para armazenar e transmitir essainformação, gerando informação, e para armazenar e transmitir essa informação, num curto espaço de tempo, de uma forma segura e fiável.informação, num curto espaço de tempo, de uma forma segura e fiável. Dentro deste assunto temos aDentro deste assunto temos a informáticainformática (é a aplicação de(é a aplicação de computadores para o processamento de informação)computadores para o processamento de informação) A burótica é a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação de informação em escritórios e em tarefas do tipo administrativo (a origem da palavra «burótica» é a mesma da palavra «Burocracia»).
  • 6. ComunicaçãoComunicação efeito de comunicar, partilhar e participar. A comunicação éefeito de comunicar, partilhar e participar. A comunicação é uma interacção estabelecida entre dois intervenientes que transmitem euma interacção estabelecida entre dois intervenientes que transmitem e permutam informação.permutam informação. 2 - Comunicação Existem dois meios de comunicação através das tecnologias; asExistem dois meios de comunicação através das tecnologias; as telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite,telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite, etc.)etc.) E a telemática (comunicação mais informática) consiste na conjugaçãoE a telemática (comunicação mais informática) consiste na conjugação de meios de comunicação à distância (modens, linhas telefónicas, satélites,de meios de comunicação à distância (modens, linhas telefónicas, satélites, etc.) com meios de informação (videoconferências).etc.) com meios de informação (videoconferências).
  • 7. Controlo e automaçãoControlo e automação – transformação de um processo manual em– transformação de um processo manual em automático.automático. Todos estes processos são importantes na nossa sociedade, como puderam constatar seguidamente. 3 - Controlo e automação NaNa RobóticaRobótica procede-se ao desenvolvimento dos mais variados tipos deprocede-se ao desenvolvimento dos mais variados tipos de robots, através da utilização de processos informáticos. Este processo érobots, através da utilização de processos informáticos. Este processo é utilizado na robótica (ciência que estuda a projecção e construção deutilizado na robótica (ciência que estuda a projecção e construção de robots) por exemplo, nas linhas de montagem de carros;robots) por exemplo, nas linhas de montagem de carros; CAD/CAMCAD/CAM (desenho e fabrico de peças controladas por computadores).(desenho e fabrico de peças controladas por computadores). O CAD – desenho assistido por computador – permite criar e editar desenhosO CAD – desenho assistido por computador – permite criar e editar desenhos gráficos de engenharia, arquitectura, design e publicidade, de forma quasegráficos de engenharia, arquitectura, design e publicidade, de forma quase automática.automática. O CAM- fabrico assistido por computadores – é usado nas mais variadas indústrias:O CAM- fabrico assistido por computadores – é usado nas mais variadas indústrias: automóvel, electrónica, têxteis, etc.automóvel, electrónica, têxteis, etc.
  • 8. A Importância das TIC na sociedadeA Importância das TIC na sociedade As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias eAs TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.indivíduos. A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. AssumeA rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actualimportância na vida colectiva e individual actual.. A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seuA tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, nadesenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa.administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa. A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos eA vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também aproporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas. A principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canaisA principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento dedireccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.formulários/declarações. As TIC são importantes em muitos sectores, como iremos explicar seguidamente.As TIC são importantes em muitos sectores, como iremos explicar seguidamente.
  • 9. O uso das TIC pelasO uso das TIC pelas empresasempresas  Todas as empresas usufruem das TIC para controlar oTodas as empresas usufruem das TIC para controlar o fabrico, as acções, a gestão, entre muitas actividades.fabrico, as acções, a gestão, entre muitas actividades. Os computadores gerem grandes complexos eOs computadores gerem grandes complexos e efectuam cálculos em segundos que demorariamefectuam cálculos em segundos que demorariam muitos anos para os humanos, sendo estes usadosmuitos anos para os humanos, sendo estes usados para controlar electricidade, redes telefónicas, satélitespara controlar electricidade, redes telefónicas, satélites e até a bolsa, controlando e movendo assim milharese até a bolsa, controlando e movendo assim milhares de euros.de euros.  Actualmente todas as empresas são compostas àActualmente todas as empresas são compostas à base de computadores, reduzindo assim o número debase de computadores, reduzindo assim o número de trabalhadores e trabalho, exemplo da robótica e CAD--trabalhadores e trabalho, exemplo da robótica e CAD-- CAM.CAM.
  • 10. O uso das TIC na EducaçãoO uso das TIC na Educação As TIC têm um papel profundo na educação.As TIC têm um papel profundo na educação. Elas proporcionam:Elas proporcionam:  Novos objectivos para a educação que emergem uma sociedade deNovos objectivos para a educação que emergem uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa,informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, critica e interveniente;critica e interveniente;  Novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando oNovas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo;trabalho cooperativo;  Novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento deNovas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus,interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, entre outros;associações de apoio à juventude, entre outros;  Novas investigações cientificas em desenvolvimento no ensino superior,Novas investigações cientificas em desenvolvimento no ensino superior, entre outros.entre outros. È indispensável ter presente a utilização das TIC na educação porqueÈ indispensável ter presente a utilização das TIC na educação porque estas consistem em escolarizar as actividades que têm lugar naestas consistem em escolarizar as actividades que têm lugar na sociedade, procurando adapta-las aos seus objectivos.sociedade, procurando adapta-las aos seus objectivos. As TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundoAs TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimentoem que vivemos enriquecendo o conhecimento
  • 11. O uso das TIC nos meios deO uso das TIC nos meios de transportetransporte Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a- dia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir semdia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações.ajuda da tecnologia e das comunicações. Os aviões estão sempre controlados através de complexosOs aviões estão sempre controlados através de complexos radares em conjunto com os operadores de controlo que atrás deradares em conjunto com os operadores de controlo que atrás de complexos sistemas informáticos "guiam" os aviões para as pistascomplexos sistemas informáticos "guiam" os aviões para as pistas correctas sendo avisados pelos sistemas quando existe algumcorrectas sendo avisados pelos sistemas quando existe algum perigo. Os computadores efectuam os cálculos necessáriosperigo. Os computadores efectuam os cálculos necessários evitando que haja alguma colisão entre aviões.evitando que haja alguma colisão entre aviões. Este sistema é também utilizado nos metros e nos comboios ondeEste sistema é também utilizado nos metros e nos comboios onde os sistemas tecnológicos disponíveis auxiliam os humanosos sistemas tecnológicos disponíveis auxiliam os humanos facilitando o seu trabalho.facilitando o seu trabalho.
  • 12. O uso das TIC a nível deO uso das TIC a nível de satélitessatélites  Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes,Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes, como tornados, evacuando pessoas dessas áreas salvando vidas. Acomo tornados, evacuando pessoas dessas áreas salvando vidas. A previsão do tempo é também realizada a através dos satélites.previsão do tempo é também realizada a através dos satélites. O uso das TIC no dia-a-diaO uso das TIC no dia-a-dia Actualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre os meios de comunicação. Entre eles destacam-se o telefone, fax, e-mail, entre outros. Estes meios são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.
  • 13. O uso das TIC noO uso das TIC no trabalhotrabalho  Como referido anteriormente, todas asComo referido anteriormente, todas as empresas utilizam as novas tecnologias,empresas utilizam as novas tecnologias, estando estas presentes no trabalho. Elas sãoestando estas presentes no trabalho. Elas são precisas quer para quem trabalhe, como paraprecisas quer para quem trabalhe, como para quem esta à procura deste. Hoje em dia, aquem esta à procura deste. Hoje em dia, a maioria dos trabalhos é gerado a partir dasmaioria dos trabalhos é gerado a partir das novas tecnologias. As TIC promovem não só anovas tecnologias. As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novosglobalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novasempregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação eformas de trabalho, organização, negociação e pagamentopagamento
  • 14. O uso das TIC pelos indivíduos eO uso das TIC pelos indivíduos e famíliasfamílias  A maioria das famílias, tem em casa umA maioria das famílias, tem em casa um computador, e a maior parte decomputador, e a maior parte de indivíduos já trabalho nestes.indivíduos já trabalho nestes.  Eles são muito úteis no âmbito deEles são muito úteis no âmbito de pesquisa, trabalhos, lazer epesquisa, trabalhos, lazer e comunicação (Internet).comunicação (Internet).
  • 15. O uso das TIC naO uso das TIC na informaçãoinformação  A informação é útil para quem a possui, estando presente em todas asA informação é útil para quem a possui, estando presente em todas as actividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursosactividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologias, entre outros.financeiros, tecnologias, entre outros.  As tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçandoAs tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo. As tecnologias de informação sãoo reconhecimento do valor do indivíduo. As tecnologias de informação são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo docada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da sociedade actual.comportamento da sociedade actual.  Uma das características fundamentais das tecnologias de informaçãoUma das características fundamentais das tecnologias de informação consiste no facto, de um único meio electrónico de comunicação suportarconsiste no facto, de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde ostodo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os “tradicionais” documentos de texto, passando por imagens, áudio e vídeo.“tradicionais” documentos de texto, passando por imagens, áudio e vídeo.  A transmissão de informação é realizada em poucos segundos e é enviadaA transmissão de informação é realizada em poucos segundos e é enviada para vários locais, ficando assim a ser útil para muita gente, temos o casopara vários locais, ficando assim a ser útil para muita gente, temos o caso de um telejornal mencionado anteriormente.de um telejornal mencionado anteriormente.  As TIC desempenham um papel cada vez mais importante para oAs TIC desempenham um papel cada vez mais importante para o desenvolvimento do mundo.desenvolvimento do mundo.
  • 16. A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez maisA cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. A sua utilização já é vista comorelevância na vida das pessoas. A sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e a sua acção no meio social vêminstrumento de aprendizagem e a sua acção no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número deaumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem nas suas residências um computador.famílias que possuem nas suas residências um computador. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes seQuando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.abrem na vida do usuário. Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos:Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, académico, domiciliar, o computador veio para inovar eempresarial, académico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidadefacilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica.tecnológica. Vivemos num mundo tecnológico, onde a Informática não pode serVivemos num mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “novavista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer atecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional naformação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não comosociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentaruma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos comoum conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos a ser modificados por ela e transformamo-nosconhecimento, estamos a ser modificados por ela e transformamo-nos em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado deem pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho.trabalho.
  • 17.  O mundo está informatizado. A informática talvez seja aO mundo está informatizado. A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hojeárea que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto deve-se ao avançovivemos na Era da Informação, isto deve-se ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novastecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação, ambos impensáveis sem afacilidades de comunicação, ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.evolução dos computadores.  O fruto maior da informática na nossa sociedade é o deO fruto maior da informática na nossa sociedade é o de manter as pessoas devidamente informadas, através demanter as pessoas devidamente informadas, através de uma melhor comunicação, possibilitando assim, que elasuma melhor comunicação, possibilitando assim, que elas decidam pelos seus rumos e os de nossa civilização.decidam pelos seus rumos e os de nossa civilização.  Existe informática em quase tudo que fazemos e emExiste informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícilquase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças, em transformações,pensar em mudanças, em transformações, inovaçõesinovações numa empresa sem que em alguma parte do processo anuma empresa sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.informática não esteja envolvida.
  • 18.  Parte física de um Sistema Informático. Conjunto de equipamentos e peças que constituem fisicamente o computador. Tudo que é visível e palpável. Componentes de um Computador (Sistema Informático) Parte lógica de um Sistema Informático. Conjunto de programas (instruções lógicas) que servem para comandar e programar o computador.  HARDWARE  SOFTWARE  FIRMWARE Conjunto de Hardware e Software que se destina a gestão de operações de entrada e saída de dados do computador
  • 19. PRINCIPAIS COMPONENTES DE UMPRINCIPAIS COMPONENTES DE UM COMPUTADORCOMPUTADOR    Um sistema informático é constituído,Um sistema informático é constituído, simplificadamente, por:simplificadamente, por:  Unidade Central de Processamento ( CPU )Unidade Central de Processamento ( CPU )  Periféricos de Entrada ( Input )Periféricos de Entrada ( Input )  Periféricos de Saída (Output )Periféricos de Saída (Output )  Periféricos de Entrada/Saída (Input/Output)Periféricos de Entrada/Saída (Input/Output)  Dispositivos de Armazenamento ( Memórias )Dispositivos de Armazenamento ( Memórias )
  • 20. Esquema dos principais componentes de Hardware que compõem um Sistema Informático CPU CPU  OutputOutput PERIFÉRICOS DE  SAIDA PERIFÉRICOS DE  SAIDA PERIFÉRICOS DE  ENTRADA PERIFÉRICOS DE  ENTRADA InputInput DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTODISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
  • 21. Estrutura básica de um SistemaEstrutura básica de um Sistema InformáticoInformático (considerando apenas o Hardware )(considerando apenas o Hardware )
  • 22. Unidade Central de ProcessamentoUnidade Central de Processamento (CPU)(CPU)  A Unidade Central de Processamento ouA Unidade Central de Processamento ou CPU ( Central Processing Unity )CPU ( Central Processing Unity ) corresponde ao microprocessador noscorresponde ao microprocessador nos computadores pessoais e constitui o "computadores pessoais e constitui o " coração " do computador, em torno docoração " do computador, em torno do qual tudo funciona.qual tudo funciona.
  • 23. Periféricos de Entrada Dispositivos (Peças e equipamentos) que apenas permitem fazer a introdução  de dados no computador. Dispositivos que permitem a comunicação entre o utilizador ==> computador • Rato •Teclado •Scanner • Caneta Óptica • Microfone • Leitores Magnéticos (leitores de  códigos de barras) • Joystick • Câmaras digitais
  • 24. O RatoO Rato  O rato é um dispositivo que permite seleccionar qual a opção da tela que desejaO rato é um dispositivo que permite seleccionar qual a opção da tela que deseja executar, movimentando-o sobre uma superfície plana. Além deste procedimentoexecutar, movimentando-o sobre uma superfície plana. Além deste procedimento de movimentação, é necessário saber como efectuar um clique (pressionar umde movimentação, é necessário saber como efectuar um clique (pressionar um dos botões do mouse).dos botões do mouse).  Existem três formas de se efectuar o clique do rato:Existem três formas de se efectuar o clique do rato:  Dar um clique:Dar um clique: Posicione o ponteiro do rato em algum item e em seguidaPosicione o ponteiro do rato em algum item e em seguida pressione uma vez o botão esquerdo do rato. Esta acção permite seleccionar opressione uma vez o botão esquerdo do rato. Esta acção permite seleccionar o item desejado, ou então, pressionar um botão na tela.item desejado, ou então, pressionar um botão na tela.  Duplo clique:Duplo clique: Posicione o ponteiro do rato em algum item e em seguida dê doisPosicione o ponteiro do rato em algum item e em seguida dê dois cliques rápidos no botão esquerdo do rato. Esta acção permite carregar umcliques rápidos no botão esquerdo do rato. Esta acção permite carregar um programa, activar um item de uma lista ou seleccionar uma palavra.programa, activar um item de uma lista ou seleccionar uma palavra.  Clique + Arraste:Clique + Arraste: Posicione o ponteiro do rato em algum item, mantenha oPosicione o ponteiro do rato em algum item, mantenha o botão esquerdo pressionado e movimente o rato. Ao utilizar esta acção de cliquebotão esquerdo pressionado e movimente o rato. Ao utilizar esta acção de clique + arraste, poderá destacar um texto ou mover uma caixa de diálogo ou uma+ arraste, poderá destacar um texto ou mover uma caixa de diálogo ou uma janela.janela.  O botão padrão de acção do rato a ser utilizado no Windows, é o botão esquerdo.O botão padrão de acção do rato a ser utilizado no Windows, é o botão esquerdo. Esta configuração é recomendada para usuários destros. Pode-se tornar o ratoEsta configuração é recomendada para usuários destros. Pode-se tornar o rato mais confortável de ser utilizado por pessoas canhotas.mais confortável de ser utilizado por pessoas canhotas.
  • 25.  Um teclado é também um dispositivo deUm teclado é também um dispositivo de entrada indispensável num computador,entrada indispensável num computador, pois é através dele que os utilizadorespois é através dele que os utilizadores podem introduzir caracteres, para darpodem introduzir caracteres, para dar instruções ou fornecer dados ao sistema,instruções ou fornecer dados ao sistema, para escrita de documentos, ...para escrita de documentos, ... O TecladoO Teclado
  • 26. O TecladoO Teclado
  • 27. Um teclado é constituído por diversas partes ou grupos de teclas com finalidades distintas. A parte principalparte principal de um teclado corresponde aos caracteres alfanuméricos (letras e algarismos), sinais de pontuação, barra de espaços,.. Para além desta secção principal, os teclados têm ainda, habitualmente, outras secções:  o conjunto das teclas de funçõesteclas de funções (F1, F2,..) – que podem ser utilizadas para funções específicas, consoante aquilo para que foram programadas ao nível do sistema operativo ou dos ambientes de trabalho dos programas;  a secção do teclado numéricoteclado numérico – cujas teclas podem ser utilizadas para uma mais fácil introdução de valores numéricos (à maneira de uma máquina de calcular);  a secção das teclas de navegaçãoteclas de navegação (setas, teclas Home, End, page up, page down,…)
  • 28. Existem ainda outras teclas de funções especiais, como as que seExistem ainda outras teclas de funções especiais, como as que se seguem:seguem:  tecla Enter – destina-se a finalizar a introdução de um dado ou atecla Enter – destina-se a finalizar a introdução de um dado ou a mudar de linha;mudar de linha;  tecla Esc (de escape) – costuma ser utilizada para sair detecla Esc (de escape) – costuma ser utilizada para sair de determinada situação;determinada situação;  Tecla Shift – utilizada em combinação com outras teclas para,Tecla Shift – utilizada em combinação com outras teclas para, entre outras coisas, escrever maiúsculas;entre outras coisas, escrever maiúsculas;  tecla Alt Gr – utilizada também em combinação com outras teclastecla Alt Gr – utilizada também em combinação com outras teclas para diversas funções;para diversas funções;  tecla Ctrl – utilizada par finalidades diversas;tecla Ctrl – utilizada par finalidades diversas;
  • 29. Um scanner ou digitalizador de imagens é um dispositivo de entrada que permite captar, através de processos ópticos, imagens e/ou texto contidos em folhas de papel, livros, etc.; essa captação faz-se convertendo a informação para um formato digital adequado à sua visualização no monitor do sistema informático, gravação em disco ou passagem à impressora. Digitalizador de Imagens ( Scanner )
  • 30. Joystick é um periférico de computador e videogame pessoal ou um dispositivo geral de controle que consistem numa vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem o seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador. O joystick é usado frequentemente para controlar os jogos de vídeo, e têm geralmente um ou mais botões de pressão cujo estado pode também ser lido pelo computador. O termo joystick transformou-se num sinónimo para controladores do jogo que podem ser conectados ao computador desde que o computador. Além de controlar jogos, os manches são usados também para controlar máquinas tais como elevadores, guindastes, caminhões. O JoystickO Joystick
  • 31.  Câmara digitalCâmara digital – capta as imagens do exterior pelos mesmos processos ópticos de uma câmara fotográfica tradicional, mas, em vez de reter a imagem numa película, procede de imediato à sua conversão para formato digital.  Leitor de códigos de barras -Leitor de códigos de barras - é um equipamento óptico que faz a leitura das barras impressas sobre uma superfície plana. Outros dispositivos de entrada  Caneta ópticaCaneta óptica – é um dispositivo que tem a forma de uma caneta ou lápis, mas que possui, no seu interior, um mecanismo fotossensível que lhe permite captar e enviar sinais luminosos de e para o ecrã.  MicrofoneMicrofone - O microfone é um transdutor que converte o som em sinais eléctricos. Microfones são usados em muitas aplicações como telefones, gravadores, aparelhos auditivos, na transmissão de rádio e televisão e actualmente também na conversação através da Internet.
  • 32. Periféricos de Saída Dispositivos (Peças e equipamentos) que apenas permitem apresentar os resultados dos processamentos efectuados • Monitor • Impressora •Projector de Vídeo (Data show) •Colunas Dispositivos que permitem a comunicação entre o computador ==> utilizador
  • 33. O MonitorO Monitor  O monitor é por excelência o dispositivo de comunicação do computador para com o utilizador, neste é apresentada a informação recebida.
  • 34. A ImpressoraA Impressora  As impressoras são dispositivos de saída fundamentais sempre que se pretende passar para o papel determinada informação ou resultado de um trabalho feito no computador.
  • 35.  É através das colunas que o computador comunica com o utilizador, usando outro dos nossos sentidos - a audição. As ColunasAs Colunas
  • 36. Projector de Imagem (Data Show)Projector de Imagem (Data Show)  Os projectores de imagem de computador ou projectores de vídeo são dispositivos que se ligam ao computador através do mesmo conector a que se liga o monitor e assim permitem projectar o conteúdo do ecrã.
  • 37. Periféricos de Entrada e Saída Dispositivos (Peças e equipamentos) que permitem fazer a introdução de dados no computador e apresentar os resultados dos processamentos efectuados. Dispositivos que permitem a comunicação entre o computador <==> utilizador • Monitor TouchScreen • Multifunções • Modem • Pen drive • Drives de unidades de disco • Disquetes
  • 38. Monitor TouchScreen -- Ecrãs sensíveis ao toque  Um ecrã de computador, sendo a parte onde aparecem as imagens, faz parte de um dispositivo de saída, no entanto, existem ecrãs especiais que podem funcionar como dispositivos de entrada – os ecrãs sensíveis ao toque (touch screens).
  • 39. Multifunções -Multifunções - acumulam as funções de vários periféricos, uns de entrada (scanner), uns de saída (impressora e copiadora), e outros de entrada/saída (fax). MultifunçõesMultifunções
  • 40. Modem –Modem – é um dispositivo que pode ser instalado no interior do gabinete ou externamente (logo, torna-se um periférico). O seu nome vem de Modulador e Demodulador de sinais, ou seja, transforma tipos de sinais para o tráfego de dados. Um modem ADSL (de internet de alta velocidade) é capaz de demodular o sinal analógico do telefone e modular o sinal digital do computador, para troca de dados através do cabo do telefone. ModemModem
  • 41. Drives – Pen drive - Disquetes Dispositivos que permitem efectuar entrada e saída de dados.
  • 42. Dispositivos de Armazenamento ( Memórias )Dispositivos de Armazenamento ( Memórias ) Existem dois tipos principais de memórias informáticas: Memórias Primárias ou Principais - memórias que se encontram em contacto directo com a CPU Memórias Secundárias ou Externas - memórias constituídas em suportes de armazenamento com a capacidade de guardar a informação para além do tempo em que é utilizada na memória primária
  • 43. MEMÓRIA PRINCIPAL – que se encontra em contacto directo com a CPU, fornecendo-lhe os dados e recebendo-os para os processar. ROM – Read Only Memory. Memória apenas de leitura. Armazena os programas que o computador necessita para poder funcionar. Memória permanente, dado os seus programas permanecem em memória quer o computador esteja ligado ou desligado. RAM – Memória de acesso aleatório. Onde são introduzidos e guardados temporariamente os programas e os dados com que o computador trabalha cada vez que é ligado. Memória volátil, pois perde a sua informação quando se desliga o computador.
  • 44. MEMÓRIA SECUNDÁRIA – consistem em suportes de armazenamento de informação que interessa guardar para além do tempo em que é utilizada na memória principal. Disco Rígido – conjunto de discos metálicos revestidos por uma camada magnética. Estes discos movem-se em torno de um eixo e estão no interior de uma caixa, para que as suas cabeças de leitura/gravação sejam protegidas.
  • 45. Disquete – constituída por um disco de uma película fina, protegido por uma capa plástica, semi-rígida, serve para armazenar dados. Pen drive - é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo aparência semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. CD-ROM – disco que funciona por processos ópticos (e não magnéticos). É constituído por sectores mas as pistas são abertas e não fechadas (como na disquete), proporcionando assim uma maior velocidade de acesso à informação.