Fazendo vcd com legenda embutida

  • 111 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
111
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Fazendo VCD com Legenda Embutida Nesse tutorial pretendo conseguir explicar como converter um AVI (DivX, XviD e etc...) ou OGM pra VCD (MPG). Vou explicar passo-a-passo como converter o áudio, inserir a legenda e converter pra VCD. Sei que muitos aqui não conseguem visualizar e/ou baixar arquivos da Kit.Net, mas como vi que a procura por pessoas querendo fazer VCD é muito grande postei os links assim mesmo, logo estarei hospedando os arquivos num servidor melhor. Programas necessários: MainConcept MPEG Encoder 1.4.1 SSA Script Converter 1.0 Subtitler 2.3 VirtualDub 1.5.5.10 VirtualDub MOD 1.5.1.1a Convertendo o Áudio com o VirtualDub MOD: 1º: Vamos configurar a compressão do "Áudio". No VirtualDubMod, clique em "Stream>Stream List" geralmente os vídeos tem apenas um áudio, mas atualmente e muito fácil de encontrar na internet filmes com 2 áudios. 2º: Clique com o botão direito em cima do áudio que aparece na lista, se for mais de um, escolha o áudio em português (geralmente o primeiro)e clique em "Full Processing Mode". Clique novamente com o botão direito em cima do áudio e clique em "Conversion", na parte "Sampling Rate" escolha as Hz do áudio, vamos marcar "No Change" para manter o padrão de áudio e marque a caixa "High Quality",não mecha no resto, clique em "OK".
  • 2. 3º: Clique novamente com Clique com o botão direito do mouse em cima do áudio que aparece na lista e clique em "Compression" e escolha o Codec de compactação de áudio, vamos usar o Lame MP3 ou qualquer outro codec de MP3. Clique em "Show All Formats" e depois escolha o Bitrate e as Hz, recomendo 320Kbps/s e as HZs deixe como o padrão no caso 44100Hz, Stereo, clique em "OK". 4º: Clique mais uma vez com o botão direito em cima do áudio e vamos em "Volume", para termos certeza de que o volume não irá ficar baixo, marque a caixa "Adjust volume of audio channels", na barra colque "200%", clique em Ok.
  • 3. 5º: Agora que acabamos de escolher as preferências do áudio clique em "Save WAV", selecione o local onde o áudio será salvo e clique em Ok. Se der algum erro é porque você fez algo errado, volte e faça novamente todo o processo. Quando o processo terminar feche o VirtualDub Mod. Convertendo a legenda com o SSA Script Converter 1.0: Se a legenda estiver no formato ".SRT" ou ".SUB" (extensão) você terá que converter a legenda com o SSA Script Converter 1.0 para o formato ".SSA" (extensão): 1º: Abra o SSA Script, na parte de "Source Filename" carregue a legenda com o formato .SRT (a que você já possui) e clique em abrir. 2º: Na parte "Target Filename" selecione o local onde a legenda será salva. 3º: Em "Subtitle Font Format" você deverá escolher tipo, estilo e tamanho da que a fonte da legenda terá. Eu recomendo fonte "Verdana", tamanho "20". 4º: Em "Subtitle Color Format" modifique as cores da fonte. Em "Primary" escolha a cor da legenda, recomendo deixar em branco, em "Secondary" escolha a cor de fundo da legenda, eu recomendo preto. Não vamos mexer em Tertiary, deixe em branco. 5º: Em "Margin/Alignment" selecione a posição que a legenda aparecerá na tela, L=Left (Esquerda), C=Center (Centro), R=Right (Direita). Nas caixas você pode digitar a distância em pixels em que a legenda deve ficar da borda do vídeo. Recomendo, Left="15", Right "15" e Bottom"40" e o botão "Center" pressionado. 6º: Agora clique em "Convert" e pronto.
  • 4. Inserindo a legenda com o VirtualDub: 1º: Baixe o "Subtitler 2.3" e copie o arquivo "subtitler.vdf" para a pasta "plugins" onde está instalado o "VirtualDub". 2º: Abra o VirtualDub clique clique em "File>Open Video File..." e abra o filme que deseja inserir a legenda. 3º: Clique em "Video>Filters..." e depois clique em "Add". 4º: Selecione o plugin "Subtitler" e clique em Ok.
  • 5. 5º: Carregue a legenda ".SSA" (a que você criou com o SSA Script Converter) clicando no quadrado "..." (Três pontos). 6º: Clique em "{q2} Manual word wrapping only -- both n and N break lines", para que a "Quebra" de linha seja feita manualmente e clique em "OK". 7º: Agora vamos configurar a compressão do vídeo. Vamos manter a compressão atual, para saber qual a compressão original do filme vá em "File>File Information", veja qual o codec e qual o bitrate do arquivo. Em "Decompressor" é mostrado qual o codec que está sendo utilizado, nesse caso o codec é o "XviD MPEG-4" e o bitrate é mostrado em "Date rate" e nesse caso é "1085Kbps". 8º: Agora clique em "Video>Full Processing Mode" e depois clique em "Video>Compression".
  • 6. 9º: Escolha o "Codec" que estava sendo mostrado no passo anterior (File information), nesse caso o codec é o "XviD MPEG-4 Codec". Clique em "Configure", agora veja qual o bitrate que é mostrado no passo anterior (File information), nesse caso o bitrate é "1085Kbps", se quiser você pode utilizar o de sua preferência, mas lembre-se quanto mais alto o bitrate maior o arquivo final, e quanto mais baixo menor a qualidade do filme, por isso recomendo deixar em seu bitrate original.. Pressione "OK" e depois "OK" novamente. 10º: Agora clique em "Audio>WAV Audio" e abra o áudio que nós convertemos anteriormente. Clique em "Audio>Full Processing Mode" Finalmente vamos salva o filme com a legenda embutida e o áudio convertido. Clique em "File>Save as AVI..." escolha o nome e dê Ok. Esse processo é mais demorado e demora pelo menos 40 Minutos num micro de boa performance. É recomandávle que não rode programas ou jogos pesados enquanto o filme é salvo pois pode fazer com que ocorra algum erro. Último passo, finalmente a conversão do AVI para o MPG. Convertendo para MPG com o MainConcept MPEG Encoder: 1º: Em "Video Source", clique em "Open" e carregue o filme.
  • 7. 2º: Em "Audio Source", clique em "Open" e carregue o áudio que nós convertemos, se você não converteu o áudio, não modifique nada aqui. 3º: Em "Output File", clique em "Browse" e escolha onde será salvo o filme em MPG. 4º: Em "Output Format", na parte "MPEG Type", escolha VCD. 5º: Observe em "Estimated size" (no final) o tamanho estimado, se for superior a 690Mb, clique em "Details" e depois clique em "Advanced" e vá em "Multiplexer Settings". Na parte "Split file options" nós iremos cortar o filme em partes, para que possa ser gravado em vários CDs. Coloque o valor 690Mb, clique em Ok e depois Ok novamente.
  • 8. 6º: Clique em "Convert" e espere até que a conversão termine, deverá demorar em torno de 30 minutos, dependendo da performance do micro. Para ver um preciew do filme enquanto é convertido, clique em "Options>Show Preview" ou pressione "F3" no teclado. O nome do arquivo ficará assim: Por exemplo, se escolheu o nome "HellBoy" para gravar, ele irá gravar a primeira parte com o nome "HellBoy.mpg", a segunda com o nome "HellBoy001.mpg", a terceira parte com o nome "HellBoy002.mpg" e assim sucessivamente. Gravando o VCD com o Nero: 1º: Clique em "Arquivo>Novo" e escolha "CD de Vídeo". Desmarque a opção, "Usar aplicativo CD-i".
  • 9. 2º: Clique em "Nome do Volume" e escolha qual o nome será gravado no CD. 3º: Clique na seta para a direita e clique em "Gravar".
  • 10. 4º: Marque as opções "Determinar Velocidade Máxima", "Gravar" e "Finalizar CD", a velocidade você escolhe, recomenda a mais baixa o possível, diminui as chances de erros na gravação. Clique em "Novo". 5º: Puxe o filme da lista da esquerda (Navegador de Arquivos) pra direita (VCD1) , espere até que o processo conclua. 5º: Clique em "Gravadora>Gravar Compilação" e clique em "Gravar". Espere até que o processo conclua e pronto! Curta o seu filme e boa pipoca!!! Se encontrarem algum erro, seja gramatical, seja na explicação ou definição de algo, poste. Qualquer pergunta eu tô aí. Peço também que dêem nota pra a explicação, para que eu possa melhorar se necessário. Qualquer dúvida ou opnião de como melhorar este tutorial, mande um e-mail para mim. Desenvolvido por: Kile3 Postado em: 03/08/2004 Atualizado em: 10/10/2004 kaiomano@hotmail.com