Pesquisa e Método Cientifico

1,448 views
1,268 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,448
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
56
Actions
Shares
0
Downloads
37
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pesquisa e Método Cientifico

  1. 1. Roteiro:conceituação e entendimento;métodos científicos; método dedutivo; método indutivo; método hipotético-dedutivo; método dialético; e método fenomenológico.
  2. 2. O que é Pesquisa? O que é Pesquisa Científica?
  3. 3. Pesquisa1. “Indagação; inquirição; busca; investigação; exame.”2. “Indagação ou busca minuciosa da realidade.”3. “Informar-se a respeito de...”4. “Buscar com diligência; indagar, inquirir, investigar.”
  4. 4. Método“Seqüência lógica de procedimentos que se deve seguir para aconsecução de um objetivo.” Método Científico 1. “Conjunto de procedimentos aceitos e validados por determinada comunidade científica que irá assegurar a qualidade e a fidedignidade do conhecimento gerado”
  5. 5. Método Científico2. “Conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para seatingir o conhecimento.”3. “Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-senecessário um conjunto de operações mentais e técnicas quepossibilitam a verificação do processo de obtenção.”
  6. 6. No Passado - Método Universal aplicado a todos os ramos do conhecimento. Atualmente - Há uma grande diversidade de métodos.P. Ex. Física Métodos Matemática vinculados a Astronomia experimentações Métodos Métodos vinculados a vinculados a deduções observações
  7. 7. Filosofia Métodos que proporcionam as bases lógicas (abstração) Ciência Métodos que indicam os meios técnicos da investigação (objetividade)
  8. 8. Métodos que proporcionam as bases lógicas (abstração) Apenas a razão leva ao DEDUTIVO RACIONALISMO conhecimento Todo conhecimento INDUTIVO EMPIRISMO provem da experimentação HIPOTÉTICO Lógica + Experimentação NEOPOSITIVISMO DEDUTIVO = Conhecimento Os fenômenos têm DIALÉTICO MATERIALISMO aspectos contraditórios Descrição de umaFENOMENOLÓGICO FENOMENOLOGIA experiência isolando-a de suas causas
  9. 9. O Método Dedutivo Parte do geral e a seguir desce ao particular.Parte de princípios Conclusões reconhecidos puramente como verdadeiros formais usando e indiscutíveis apenas a lógica Todo homem é mortal. (premissa maior) Pedro é homem. (premissa menor) Logo, Pedro é mortal. (conclusão)
  10. 10. O Método DedutivoEncontra larga aplicação em ciências como Física e Matemática.Uma objeção ao método refere-se ao caráter apriorístico de seuraciocínio. (parece uma proposição dogmática) “Como se pode afirmar que todo homem é mortal?”
  11. 11. O Método Indutivo Parte do particular e chega na generalizaçãoObserva-se casos Conclusão particulares Geralda realidadeAntônio é mortal.Benedito é mortal.Carlos é mortal.Zózimo é mortal.Ora, Antonio, Benedito, Carlos...e Zózimo são homens.Logo, (todos) os homens são mortais.
  12. 12. O Método IndutivoInfluenciou muito no desenvolvimento de técnicas de coleta de dados ena elaboração de instrumentos.Foi visto como o método por excelência das ciências naturais.Chega-se a conclusões que são apenas prováveis.Crítica:A indução não pode transmitir a certeza e a evidência.O salto de um para todos exigiria uma observação infinita.(Karl Popper)P.Ex. O caso dos cisnes.
  13. 13. O Método Hipotético-dedutivo Dedução de TentativaProblema Conjecturas conseqüências de Corroboração observadas falseamento
  14. 14. O Método DialéticoÉ um método de interpretação da realidade que se baseia em três grandesprincípios:• a unidade dos opostos - todos os objetos e fenômenos apresentam aspectos contraditórios;• quantidade e qualidade – características que estão inter-relacionadas; e• negação da negação - a mudança nega o que é mudado e o resultado, por sua vez é negado, mas esta segunda negação conduz a um desenvolvimento.
  15. 15. O Método DialéticoA dialética fornece as bases para uma interpretação dinâmica etotalizante da realidade.Os fatos não podem ser entendidos quando considerados isoladamente.P.Ex. Para se entender os fatos sociais deve-se considerar todas asinfluências possíveis (políticas, econômicas, culturais etc.)
  16. 16. O Método FenomenológicoÉ um método de investigação científica destinado primordialmente ápesquisa de fenômenos humanos, tais como vividos e experimentados.É um método que envolve estratégias de coleta de dados (entrevistasnão diretivas, descrição oral das experiências vividas pelos sujeitos) eestratégias de apresentação de resultados (descrição utilizando aspalavras na forma particular em que são expressas pelo sujeito)
  17. 17. O Método FenomenológicoO método fenomenológico não é dedutivo nem empírico. Consiste emmostrar o que é dado e em esclarecer esse dado.Não explica mediante leis nem deduz a partir de princípios, masconsidera o que está imediatamente à frente da consciência, o objeto.A realidade não é tida como algo objetivo e passível de ser explicadocomo um conhecimento que privilegia explicações em termos de causae efeito.

×