Your SlideShare is downloading. ×
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Aula    plataformas digitais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Aula plataformas digitais

384

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
384
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Governança da internet
  • 2. Estrutura física Estrutura lógicaEstrutura gerencial
  • 3. Estrutura física
  • 4. Estrutura físicaBackbone (espinha dorsal) - Rede central. Espinha dorsal do tráfego de dados. Numaanalogia simples digamos que os backbones são para a internet o que as avenidas estãosão para as grandes cidades. Garantem o fluxo rápido entre regiões. Viabilizam grandespassagens de dados, são as “BR’s” da informação digital.Onde o backbone é mais robusto (maior largura de transmissão) há uma tendência demaior desempenho de conexão, melhor taxa de transferências, melhor velocidade detransmissão.Não por acaso isso ocorre entre grandes metrópoles. Muitas delas por onde circulamgrandes contingentes financeiros. Onde há dinheiro há grande fluxo de informação.Mas não só dinheiro define o caminho dos backbones: outras questões comolocalização geográfica, posição estratégica e políticas públicas também podem afetar ocaminho dessas infovias.Backhaul - Infovia secundária cuja função é fazer a ligação entre um backbone (redecentral) e as subredes periféricas.
  • 5. Estrutura física Conexão doméstica Conexão doméstica(computador-provedor) (computador-provedor) Backbone (internacional) Backbone Backbone Backhaul (nacional) Backhaul (nacional) Provedor Provedor
  • 6. Estrutura lógica
  • 7. Os computadores só compreendem linguagem numérica e todocomputador , ao se conectar na rede, navega com um IP – InternetProtocol.O IP também é dado para todo endereço eletrônico na WWW. trata-sede uma sequencia de números único para cada site.Porém, como as pessoas teriam dificuldades em decorar uma sequenciade número do tipo 192.0.34.65, criou-se uma interface em linguagemnatural que corresponde a um IP, do tipo www.ufal.edu.brQuando se digita o endereço www.ufal.edu.br existe um número portrás que é acionado.
  • 8. www. ufal. edu. br DNS (Domain Name System ) Sistema de Nomes de Domínios)
  • 9. Estrutura gerencial
  • 10. Estrutura gerencialICANNA Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN –Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é umacorporação internacional responsável pela alocação do espaço deendereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição deidentificadores de protocolos, pela administração do sistema dedomínios.Missão que o órgão se atribui: preservar a estabilidade operacional daInternet, a promover a concorrência, obter a ampla representação dascomunidades globais da Internet e desenvolver políticas adequadas à suamissão, por intermédio de processos baseados em consenso e “de baixoparacima”.

×