Your SlideShare is downloading. ×
Síntese da exposição
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Síntese da exposição

358

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
358
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo DIRETORIA DE ENSINO CENTRO-OESTE EE MINISTRO COSTA MANSO Rua João Cachoeira, 960 – Itaim Bibi - Cep: 04535 – 003 Telefones: (011) 3849-2947 E-mail: e003773a@see.sp.gov.br Mosaicos gregos e romanos. “A geometria é a parte da matemática cujo objeto de estudo é o espaço e as figuras que podem ocupá-lo” (Wikipédia) Figura 1 – Móbile de papel Vivemos num mundo geométrico, onde a as formas nos cercam porfora e por dentro. A Geometria está presente em tudo. Numa célula, numa planta, numautomóvel e, até mesmo, em nós. Nós somos a geometria representada eencaixada de forma figurativa.
  • 2. Figura 2 – Figuras tridimensionais de material reciclável Aparente e essencial nos movimentos artísticos, podemos destacar oConstrutivismo Russo e o Concretismo para ilustrar ainda mais a ideia daGeometria onipresente. Figura 3 - Figuras tridimensionais de material reciclável
  • 3. O Construtivismo nas Artes Visuais negava a arte pura, aquela dasacademias, onde defendia-se que a arte estava apenas na figuratividade, narepresentação perfeita do mundo. Além disso, sua intenção era a deextinguir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana,separada do mundo cotidiano. O Construtivismo caracteriza-se de forma bastante genérica, utilizando elementos geométricos, cores primárias e fotomontagem.Sob a ótica das Artes Visuais, na ideia mais ampla da palvra, qualquer arteabstrata-geométrica das décadas de 20, 30 e 40, grosseiramente pode serchamada de arte construtivista. Figura 4 – Trabalhos em 2D e 3D geométricos A influência construtivista originou em São Paulo e no Rio deJaneiro outro movimento artístico, o Concretismo, que, nas Artes Visuais,promovia, entre outras coisas, a geometria e o uso de figuras abstratas,assim como no Construtivismo.
  • 4. Figura 5 - Trabalhos em 2D e 3D geométricos A presente exposição é o resultado do “passeio geométrico” dosalunos dos 1ºs anos da E.E. Ministro Costa Manso, nas aulas de Arte doProf. Danillo Coelho Gioy Reis, que nos apresentam diversos diálogos,dentre eles, a do Bidimensional com o Tridimensional. GEOMETRIZE-SE!!! Figura 6 – Exposição na escola
  • 5. A técnica do mosaico foi experimentada pelos gregose romanos. Os romanos encaixavam e colavam pequenas peçasde pedras, cerâmica e vidro, para revestir paredes epavimentos, criando lindas imagens. Eram feitos com fins decorativos ou como obras dearte. Em imagens que requeriam mais detalhes, usavamvariações sutis de cores e muitas pedras pequenas, assimcomo as atuais resoluções de pixels. Quando não eranecessário muito detalhamento, utilizavam pedras grandes. Após estudarmos a cultura grega, foi proposto aosalunos que fizessem um mosaico para ilustramos o conteúdodo primeiro ano do Ensino Médio. Mas, ao invés de usarempedras, cerâmicas e vidros, eles cortaram pequenas peças derevistas velhas. Para cada sala foi dado um desenho em tamanho pequenopara que eles ampliassem de acordo com o gosto da sala.1º A Cabeça de dançarina (local e data desconhecidos)1º B Mosaico de Milreu (vila romana do século II ou III,encontrado nos arredores de Faro, Portugal.1º C Mosaico romano procedente de Medinaceli (Soria).1º D Fênix ( local e data desconhecidos)1º G Mosaico romano procedente de Pompeia ( século Id.C)

×