Your SlideShare is downloading. ×
Clorador embrapa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Clorador embrapa

2,083
views

Published on



Clorador Embrapa

A água extraída de minas e poços artesianos no meio rural pode apresentar contaminação por fezes humanas e animais. O Clorador Embrapa é um aparelho muito simples, de baixo custo e fácil instalação, destinado a clorar a água de reservatórios nas propriedades rurais. O cloro utilizado na proporção correta não prejudica a saúde e elimina todos os germes que causam uma série de doenças como a hepatite, diarréia, tifo, giardíase e outras, responsáveis por grande parte dos atendimentos e internações no Sistema Único de Saúde.
Por meio de um orifício inserido entre a entrada da água e a saída para a caixa d’água o cloro é adicionado diariamente. Após uma hora, a água está limpa.


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,083
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
37
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA CLORADA PARA SUA SAÚDE S e você mora no campo, aqui vai um alerta: cuidado com a água da mina, nem sempre ela está em condição ideal para ser utilizada. Muitas vezes, ela pode estar contaminada por fezes humanas ou de animais. O consumo de água contaminada pode provocar uma série de doenças, como a hepatite, diarréia, tifo, giardíase e outras, que causam sérios danos à saúde, inclusive a morte. Para prevenir os riscos dessas doenças, os pesquisadores da Embrapa desenvolveram um aparelho muito simples e barato para clorar a água do reservatório nas propriedades rurais. O cloro usado na proporção correta, de 0,1 a 3,0 parte por milhão, destrói todos os germes, não é prejudicial à saúde e combate a contaminação. Assim, a água a ser consumida estará praticamente livre de doenças causadas por germes. O clorador pode ser instalado pelo próprio usuário (Figura 1). Veja o esquema de montagem do clorador ( figura 2). COMO PROCEDER PARA CLORAR ÁGUA DO RESERVATÓRIO A dquira no comércio especializado em venda de produtos para piscinas o cloro granulado, preferencialmente estabilizado, que normalmente contém 60% de cloro. O produto deve ser mantido longe do alcance de crianças e animais. Cloro granulado 60% centímetros RESERVATÓRIO (uma colher de café para 500 a 1000 litros de água a ser consumida) Captação de Água Para uso doméstico Figura 1. Cloração de água do reservatório D Registro de Esfera Compacto Soldável 25mm Bucha de Redução Soldável 50mm x 25mm Tubo PVC Soldável 25mm Registro de Esfera Compacto Soldável 25mm Torneira para Jardim de Esfera 1/2" B Te Soldável com bucha de latão na bolsa central 25mm x 1/2" Tubo PVC Soldável 25mm C Tubo PVC Soldável 25mm Te Soldável 25mm A Tubo PVC Soldável 25mm Figura 2. Esquema de montagem do clorador de água. Siga agora a seqüência e a ilustração da figura 2. 1- Feche o registro (A) da entrada de água para o reservatório; 2- Abra a torneira (B) para aliviar a pressão da tubulação. Quando a água parar de escorrer, torne a fechá-la; 3- Após, abra o registro do clorador (C) e entorne vagarosamente o cloro (uma colher de café) no receptor de cloro (D). Esta quantidade é suficiente para um reservatório com capacidade para 500 A 1000 litros de água. Procure evitar o derramamento do cloro, que pode causar acidente caso atinja os olhos; 4- Após esta operação, lave o receptor de cloro (D) com água limpa e feche-o; 5- Em seguida, abra o registro da entrada de água. Assim que o cloro atingir o reservatório a água estará clorada e uma hora após estará isenta de germes.
  • 2. Observação: Você pode ainda verificar se a água está corretamente clorada na dosagem ideal, utilizando-se de um kit de dosagem de cloro, que você pode adquirir nas casas que vendem produtos para tratamento de água de piscinas. De posse do kit, colete uma pequena amostra de água em uma das torneiras da residência. Antes de coletar essa amostra, deixe escorrer um pouco da água que se encontrava na tubulação. Após a coleta, siga as instruções do fabricante. deve ser Embrapa Instrumentação Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rua XV de Novembro, 1452 - Caixa Postal 741 - CEP 13560-970 - São Carlos - SP Telefone: (16) 2107 2800 - Fax: (16) 2107 2902 www.cnpdia.embrapa.br - sac@cnpdia.embrapa.br repetida Tiragem 10.000 - novembro 2010 Essa operação diariamente. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Aplicação de cloro para tratamento da água Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento