Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Petroleo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

Published in Travel , Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
807
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
23
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. d o o c ” a o r n u o B z “ o
  • 2. a s o r … 4 h is p o d e
  • 3. O que é o o zo no ? O Ozono é a camada que nos protege dos raios ultravioleta. Quimicamente é formada por 3 átomos de oxigénio(O3). O ozono (O3) é um composto químico com efeitos prejudiciais para os seres vivos quando se encontra junto à superfície terrestre. Mas como se encontra na estratosfera em grande quantidade forma a camada do ozono que é benéfico á nossa existência.
  • 4. Ca ma da do o zo no
  • 5. B r e v e h is t ó r ia d a d e s c o b e rta b u ra c o d o o zo no A descoberta do buraco do ozono foi nos anos setenta, encontrado primeiro pelas Nações unidas e depois pelo Dr. Joe Farman, na Antárctica. Os satélites americanos confirmaram o buraco do ozono. Em 1974 M.J. Molina e F.S. Rowland descobriram a causa da formação do buraco do ozono, os CFC’s.
  • 6. A fo rm a ç ã o d o b u ra c o do o zo no ? Para muitos o chamado “buraco” não passa de um mero espaço onde não existe o dito ozono tão importante á nossa sobrevivência. Mas não é bem assim o dito “buraco” é apenas figurativo pois o que realmente acontece graças aos CFC’s, halons, radicais como Cl*, O*, CIO* que provocam a destruição do ozono, o que significa que a camada não forma um buraco mas fica sim mais fina e rarefeita. X + O3  OX + O2 OX + O  X + O2 Fig. 5 – Reflexão dos raios UV. (X representa qualquer causador de destruição da camada do ozono)
  • 7. Fig. 6 – Os CFC destroem a camada de ozono. Fig. 7 – Os raios UV atingem a Terra com grande facilidade devido ao buraco do ozono.
  • 8. O que s ã o c lo r o f lu o r o c a r b o n e to s ? Os clorofluorocarbonetos, mais conhecidos por CFC são derivados halogenados com cloro, flúor e carbono. Foram utilizados pela primeira vez nos anos 20 do século passado. Característica Compostos estáveis Não reactivos Não tóxicos Quimicamente s a altas Inertes temperaturas Onde Sistemas de Ar condicionado Solventes químicos Isolantes e encontramos refrigeração produtos de os cfc’s embalagem
  • 9. Os CFC perderam credibilidade quando se descobriu que as suas moléculas eram as responsáveis pela destruição da camada de ozono. Esta redução também se deve à assinatura do Protocolo de Montreal.
  • 10. Q u a is a s a lt e r n a t iv a s a o s C FC ’ s ? Os hidroclorofluorcarbonetos (HCFC), com uma vida mais curta na atmosfera mas que, em grandes quantidades, também podem destruir o ozono;  Os hidrofluorcarbonetos (HFC), que não contêm cloro e são inofensivos para o ozono, mas são inflamáveis e tóxicos e mais difíceis de manipular; Alguns hidrocarbonetos, como o propano e o butano, mais baratos que os anteriores, mas inflamáveis e tóxicos; O amoníaco, que já se utiliza como alternativa nos frigoríficos.
  • 11. U m a s o lu ç ã o a o s o lh o s d a c o m u n id a d e c ie n t if ic a Uma possível solução foi sugerida pelos russos que apresentaram um estudo segundo o qual seria possível reparar a camada de ozono utilizando equipamentos de raios laser e satélites. O projecto baseia-se na montagem de um sistema com 30 a 50 satélites que bombardeariam a atmosfera com raios laser ultra potentes, estimulando a produção de 20 milhões de toneladas anuais de ozono.
  • 12. M e d id a s p a r a a re d u ç ã o d o b u ra c o d o o zo no Reduzir as substâncias prejudiciais ao aumento do buraco do ozono. Cooperação dos principais países produtores de emissões para o aumento do buraco do ozono Não deixar electrodomésticos fora de uso ao ar livre.
  • 13. C o n s e q u ê n c ia s d o b u ra c o d o o z o n o Aumento de casos de cancro de pele e de cataratas que podem levar a cegueira. Destruição de florestas Prejuízos na agricultura Morte de seres vivos Seca dos lençóis freáticos Eutrofização Redução da fotossíntese
  • 14. E v o lu ç ã o d o b u r a c o do o zo no Esquema que mostra a evolução do buraco do ozono na Antárctida entre o ano de 1995 e 2004. o buraco do ozono desenvolveu-se na Antárctica pois esta zona tem condições particulares que são favoráveis à degradação do ozono nomeadamente devido ás condições meteorológicas muito particulares deste continente
  • 15. O F u t u r o ... No futuro ainda teremos este problema para enfrentar, apesar de os CFS já terem sido proibidos, o seu duradouro tempo de vida ainda irão decorrer cerca de 50 anos até que os CFC libertados até ao momento tenham sido removidos novamente da estratosfera e o equilíbrio do ozono seja novamente estável.
  • 16. T r a b a lh o e la b o r a d o p o r : 2008.