Your SlideShare is downloading. ×

DET1 Desenho Elétrico Planta Baixa

39,088

Published on

DET1 Desenho Elétrico Planta Baixa

DET1 Desenho Elétrico Planta Baixa

Published in: Education
3 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
39,088
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
386
Comments
3
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Sinésio Raimundo Gomes Engenheiro Eletricista - sinesiogomes@yahoo.com.br1 PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Objetivo: Uso de biblioteca de símbolos elétricos. Desenho da instalação elétrica deuma residência popular. Projeto é a previsão escrita de instalação, com todos os seus detalhes, com alocalização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores,divisão em circuitos, seção dos condutores, carga de cada circuito e carga total, etc. O projeto de instalações elétricas contém: Memorial Descritivo: Em que o projetistajustifica, descreve a sua solução. Especificações: Onde se descreve o material a serutilizado. Conjunto de Plantas: Esquemas e detalhes, que deverão conter todos oselementos necessários à perfeita execução do projeto.1.1 Posição dos Pontos Luminosos No Forro: Os pontos luminosos são situados no centro dos cômodos, oudistribuídos de forma uniforme no caso de vários pontos. Nas Paredes: (Efeito ornamental ou com determinada finalidade) Os pontoscolocados nas paredes deverão estar sempre acima de 2m, para que o feixe luminoso nãoofusque a nossa vista. Quanto a sua distribuição, dependerá das possibilidadesencontradas, já que portas e janelas, as vezes, dificultam a simetria, sempre procurada pordar melhor uniformidade de iluminação.1.2 Posição dos Interruptores Os interruptores deverão ser colocados próximos à porta de acesso principal.Sempre que numa sala existam duas portas de acesso, deveremos recorrer ao sistema deparalelo. Este sistema também é utilizado no início da escada no pavimento térreo e no fimda mesma no pavimento superior. Os interruptores são colocados a cerca de 1,30 m acima do piso acabado, em caixasde tamanho variável, dependendo do número deles.1.3 Posição das Tomadas A quantidade de tomadas numa mesma sala varia, no entanto há um mínimoindispensável para cada cômodo (salas, dormitórios, banheiros, cozinhas, etc.) Desenho Técnico Aplicado.
  • 2. Dormitórios: (Tomada geral e Tomada para cada cama); Banheiros: (Tomadapróxima ao lavatório). Saguão de Escadas: (Tomada geral); Sala de Estar: (Tomada geral,Tomada para som, Tomada para TV, Tomadas para abajures); Sala de Jantar: (Tomadageral, Tomada sob a mesa) ; Cozinha: (Tomada geral, Tomada para geladeira, Tomadapara freezer, Tomada ao lado do fogão, Tomada para máquina lava-louça, 1 ou 2 tomadassobres as mesas da pia, Tomada próxima ao forro); Lavanderia: (Tomada para lava-roupas, Tomada para secadora, Tomada geral).1.4 Entrada de Luz e Força São necessários dois quadros: Um conterá o relógio medidor com a chave geral,outro será o de distribuição, onde a entrada será subdividida em diversos circuitos.Chama-se circuito o conjunto de pontos de consumo, alimentados pelos mesmoscondutores e ligados ao mesmo disjuntor. Toda a instalação deve ser dividida em várioscircuitos de modo a: Limitar as conseqüências de uma falta, a qual provocará apenas oseccionamento do circuito defeituoso. Facilitar as verificações e a manutenção. Os circuitos de iluminação devem ser separados dos circuitos de tomadas. Emcozinhas e áreas de serviço, devem constituir um ou mais circuitos independentes. Desenho Técnico Aplicado.
  • 3. Esta planta contém os símbolos elétricos que serão utilizados para o desenho dainstalação. Desenha r a instalação elétrica considerando dois circuitos: 1, 2 e 3. No circuito 1 colocar um ponto de luz com um interruptor em cada ambiente. No circuito 2colocar uma tomada de 127 v com aterramento em cada ambiente. No circuito 3 colocar uma tomada alta para chuveiro de 127 v com aterramento. Ver detalhe da instalação do banheiro na figura seguinte. Referência: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Disponível em: < http://www.cesec.ufpr.br >. Sinésio Raimundo Gomes Desenho Técnico Aplicado.

×